No Norte do nosso país, é comum a presença de polvo e de bacalhau na mesa de Natal, seja em receitas simples ou em mais complexas. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um polvo de Natal tradicional, com um toque muito especial dado pelo azeite e pelo alho. Afinal, muitas vezes são as receitas mais simples as que melhor nos sabem!
Não há como enganar com a combinação de azeite, alho e salsa, tão típica na gastronomia portuguesa. Afinal, estes ingredientes conjugam-se na perfeição e harmonizam os pratos de que fazem parte, ajudando a dar-lhes um sabor muito particular que é apreciado por todos os que o provam.
Não são precisos grandes ingredientes nem um grande tempo na cozinha para conseguir recriar a nossa receita de polvo de Natal tradicional em sua casa. Bastam apenas sabores clássicos, que todos nós aprendemos a amar desde pequenos, para conseguir uma refeição incrível e que é do agrado de todos. Bom apetite!
Polvo de Natal Tradicional
Ingredientes
- 1 polvo com cerca de 2 kg
- 4 batatas grandes
- 4 cenouras
- 1 couve portuguesa
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 100 ml de azeite
- 1 folha de louro
- Q.b. de sal
Preparação
- Coloque o polvo numa panela com água abundante. Junte o louro e a cebola inteira, sem casca. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até o polvo estar macio.
- Noutra panela, com água e sal, coza as batatas, a cenoura e a couve. Reserve.
- Num prato de servir, coloque o polvo, cortado em pedaços, e rodeie-o com a batata, a cenoura e a couve.
- Leve a lume o azeite, numa frigideira, e aloure nele os alhos picados. Regue o polvo e os legumes com este azeite e sirva de imediato.
Notas
- Se quiser, pode cozer o polvo na panela de pressão, para que este coza mais rápido.
- Dê um toque de sabor extra ao prato polvilhando-o com um pouco de salsa picada. Também pode usar coentros.
- Pode usar outros legumes à sua escolha, como brócolos ou couve-flor.