Polvo de Natal tradicional

Mais populares

No Norte do nosso país, é comum a presença de polvo e de bacalhau na mesa de Natal, seja em receitas simples ou em mais complexas. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um polvo de Natal tradicional, com um toque muito especial dado pelo azeite e pelo alho. Afinal, muitas vezes são as receitas mais simples as que melhor nos sabem!

Não há como enganar com a combinação de azeite, alho e salsa, tão típica na gastronomia portuguesa. Afinal, estes ingredientes conjugam-se na perfeição e harmonizam os pratos de que fazem parte, ajudando a dar-lhes um sabor muito particular que é apreciado por todos os que o provam. Mas estes ingredientes são apenas a base desta receita de Natal deliciosa.

O polvo

Algumas regiões do país apostam mais no uso de produtos do mar na ceia de Natal, como é o caso do bacalhau e do polvo. Tradicionalmente, isto acontecia em locais do interior, onde o consumo de peixe durante o ano não era tão comum, pela grande distância ao mar e pela falta de meios de preservação adequados. Portanto, em épocas festivas, como o Natal, procurava-se consumir alguma coisa de diferente. É daí que vem a ligação do bacalhau e do polvo à época da Consoada e do Natal.

Por sua vez, em locais onde a presença de peixe era abundante todo o ano, como o litoral, os pratos de festa já envolviam mais a presença da carne, até porque o peixe já era consumido de forma comum ao longo de todo o ano. Portanto, no litoral, já são mais comuns pratos de Natal que envolvam o uso de carnes, como o frango ou o peru.

Poderá cozinhar o seu polvo da forma tradicional, cozendo-o em água a ferver, temperada com sal e com umas folhas de louro, durante cerca de 40 minutos, ou até o polvo estar macio. Por outro lado, se deseja diminuir o tempo de preparação desta receita, pode sempre cozinhar o seu polvo na panela de pressão, que lhe dará resultados em cerca de 20 minutos.

O acompanhamento perfeito

Tradicionalmente, o polvo de Natal é acompanhado de batatas, cozidas ou à murro. De forma geral, se procura um acompanhamento mais clássico, apenas terá de cozer as batatas. Por outro lado, se procura algo mais saboroso e com um aspeto mais cuidado, deverá optar pelas batatas à murro.

Outros acompanhamentos populares são as cenouras e as couves, presença assídua nas mesas natalícias do nosso país. Pode usar qualquer tipo de couve à sua escolha para acompanhar o prato de polvo, ou pode até substituí-la por brócolos ou couve-flor. Por outro lado, as cenouras podem também ser substituídas por outros legumes da sua preferência.

O molho

É o molho que vai fazer toda a diferença no sabor deste polvo de Natal tradicional, ajudando a que tudo se conjugue da melhor forma. Apenas terá que usar azeite, alho e salsa picada para criar um molho perfeito para qualquer ocasião, e que é muito usado na nossa culinária. É claro que pode sempre dar o seu toque a este molho, substituindo a salsa por outra erva culinária da sua preferência e usando mais ou menos dentes de alho, segundo o seu gosto. Algumas pessoas gostam também de juntar a esta combinação um pouco de cebola picada, para um toque adocicado e uma textura algo diferente, que em muito vai complementar o sabor deste prato.

Não são precisos grandes ingredientes nem um grande tempo na cozinha para conseguir recriar a nossa receita de polvo de Natal tradicional em sua casa. Bastam apenas sabores clássicos, que todos nos aprendemos a amar desde pequenos, para conseguir uma refeição incrível e que é do agrado de todos. Bom apetite!

Polvo de Natal Tradicional

Uma receita rica em sabor e que agrada a todos
Preparação 20 mins
Cozedura 1 hr 20 mins
Total 1 hr 40 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 polvo com cerca de 2 kg
  • 4 batatas grandes
  • 4 cenouras
  • 1 couve portuguesa
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 100 ml de azeite
  • 1 folha de louro
  • Q.b. de sal

Preparação
 

  • Coloque o polvo numa panela com água abundante. Junte o louro e a cebola inteira, sem casca. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até o polvo estar macio.
  • Noutra panela, com água e sal, coza as batatas, a cenoura e a couve. Reserve.
  • Num prato de servir, coloque o polvo, cortado em pedaços, e rodeie-o com a batata, a cenoura e a couve.
  • Leve a lume o azeite, numa frigideira, e aloure nele os alhos picados. Regue o polvo e os legumes com este azeite e sirva de imediato.

Dicas

  • Se quiser, pode cozer o polvo na panela de pressão, para que este coza mais rápido.
  • Dê um toque de sabor extra ao prato polvilhando-o com um pouco de salsa picada. Também pode usar coentros.
  • Pode usar outros legumes à sua escolha, como brócolos ou couve-flor.
Artigo anteriorBacalhau de Natal
Próximo artigoBacalhau com natas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes