Prego no prato

Mais populares

Se há receita que podemos encontrar em quase todos os recantos do nosso país, é esta, até porque é um daqueles pratos muito fáceis e rápidos de se fazer, que satisfazem bastante e são saborosos. Assim, mostramos-lhe como pode fazer um prego no prato tradicional em sua casa, para aqueles dias em que lhe apetece algo mais pesado, mas cheio de sabor.

Afinal, há ocasiões em que preferimos algo mais substancial, mas que não seja muito complicado de preparar. É nestes casos que receitas tradicionais, como a de prego no prato, são muito úteis. Não é de admirar, portanto, que este prato tenha mantido a sua popularidade ao longo do tempo.

O uso do martelo para bifes

Apesar de se encontrar na receita, não é obrigatório usar o martelo nos bifes, podendo obter bons resultados se passar esse ponto da receita á frente. No entanto, recomendamos que macere os seus bifes usando o martelo de cozinha porque, dessa forma, estará a deixar a sua carne mais tenra e a permitir que ela absorva ainda melhor os sabores. Dessa forma, os temperos que usar serão ainda mais notórios, o que tem como resultado bifes mais saborosos.

Os temperos clássicos

Não são precisas especiarias exóticas para dar um sabor especial à sua carne, e os pregos no prato são a prova disso. Com apenas sal, um pouco de pimenta e alhos picados é possível realçar o sabor da carne e garantir um resultado excelente. Para que os bifes ganhem ainda mais sabor, deixe-os a repousar depois de temperados. Pode fazê-lo durante apenas meia hora ou deixar os bifes no frigorífico de um dia para o outro, sendo que esta opção é a que lhe permite ter bifes ainda mais saborosos.

O tempo de cozedura

Não é necessário que cozinhe os bifes durante muito tempo, especialmente se os macerou. isto porque a carne de vaca, quando cozinhada durante muito tempo, tem tendência a ficar mais borrachosa e difícil de mastigar, o que não é o que se pretende num prego no prato. Além disso, os bifes macerados, por serem mais finos, requerem uma menor preparação, porque cozinham mais depressa. Portanto, esteja atento ao avançar da cozedura deste ingrediente, para que os bifes fiquem no ponto ideal.

O ovo a cavalo

Colocar um ovo estrelado por cima dos bifes é um clássico da nossa culinária, bem presente em pratos como o nosso bitoque com cebolada, uma receita em que demos um toque diferente a um prato tradicional. Como é de esperar, pode não usar ovos na receita, mas será que, sem o ovo estrelado por cima, teremos mesmo feito um prego no prato?

Os acompanhamentos

Se quer fazer um prego no prato tradicional, então tem que fazer também os acompanhamentos mais comummente servidos com este prato. Assim, não podem faltar as batatas fritas, de preferência caseiras, e o arroz branco solto. Para um toque de frescura, pode também fazer uma salada de alface, tomate e cebola, clássica e que combina muito bem com os restantes ingredientes.

No entanto, se está à procura de algo diferente para acompanhar o seu prego no prato, sugerimos-lhe as batatas à sueca, a batata doce no forno ou as batatas fingidas. Todas estas receitas são deliciosas e fáceis de fazer, combinando bem com os bifes.

Portanto, se ficou com água na boca e quer recriar este saboroso prego no prato em sua casa, basta seguir as indicações que lhe deixamos e as nossas dicas e terá resultados surpreendentes, sem que para isso tenha muito trabalho. Verá que vai repetir muitas mais vezes esta incrível receita. Bom apetite!

Prego no prato

Um prato tradicional e muito fácil de fazer
Preparação 10 mins
Cozedura 20 mins
Total 30 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 bifes de vaca
  • 3 ovos
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • Q.b. de sal, pimenta e margarina

Preparação
 

  • Com a ajuda de um martelo para bifes, bata suavemente na carne, de ambos os lados.
  • Tempere-a com sal, pimenta e os dentes de alho picados, deixando a carne ganhar gosto enquanto trata dos acompanhamentos.
  • Coloque um pouco de margarina numa frigideira e frite os bifes, juntamente com a folha de louro. Retire e reserve.
  • Estrele os ovos e coloque-os por cima de cada bife. Tempere-os com pimenta. Sirva de imediato.

Dicas

  • Os acompanhamentos mais comuns deste prato são batatas fritas e arroz.
  • Se preferir, deixe a carne a marinar de um dia para o outro, para ganhar ainda mais sabor.
  • Pode usar bifes de peru nesta receita, caso prefira carnes brancas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes