Os pudins são uma sobremesa por excelência no nosso país. Os mais populares são os de ovos, mas a verdade é que cada vez mais famílias se rendem ao sabor deste delicioso pudim de café, com um aroma apetecível e aromático. Prepare a receita seguindo as nossas instruções e delicie-se com os resultados incríveis.
Este é uma daquelas sobremesas perfeitas em qualquer ocasião, seja para passar momentos em família, seja para quando tem mais convidados em casa. Isto acontece porque tem um sabor bastante apelativo, que agrada à maioria das pessoas, e porque combina na perfeição com qualquer tipo de refeição que tenha feito antes. Assim, esta receita de pudim de café vai garantidamente fazer sucesso em sua casa e, quem sabe, tornar-se uma das preferidas da sua família.
A preparação do pudim de café
Para fazer este pudim, apenas terá que usar 4 ingredientes (mais o caramelo). Apenas terá que misturar os diversos ingredientes na ordem que lhe apresentamos abaixo para criar a base desta sobremesa, que deve depois ir ao forno até estar solidificada. Após a preparação, e após o pudim ter arrefecido, pode guardá-lo no frigorífico até o servir, para que esteja bem fresco. Também o pode conservar por uns dias neste eletrodoméstico.
O caramelo utilizado pode ser de compra, para lhe poupar algum trabalho, ou pode ser feito em casa. Seja qual for a opção escolhida, é muito importante que unte bem a forma do pudim com o caramelo, para que a sobremesa deslize com facilidade ao ser desenformada. Se, mesmo assim, está com dificuldade a retirar o seu pudim de café, pode sempre passar o exterior da forma por água quente. isto vai derreter um pouco o caramelo e ajudar a que o pudim deslize melhor para o prato de servir. Lembre-se de que o seu pudim deve estar arrefecido antes de o desenformar – é por isso que muitas pessoas apenas o desenformam mesmo antes de o servir.
O tempo de forno
O seu pudim deverá ir ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 45 minutos. É claro que este é um tempo meramente indicativo, até porque, dependendo do seu eletrodoméstico, o tempo de preparo pode ser maior ou menor. Portanto, vá estando atento à sua sobremesa enquanto esta estiver no forno. Outro ponto importante é que o pudim de café vá a solidificar em banho-maria. Para isso, coloque a forma dentro de um tabuleiro ou recipiente que possa ir ao forno. Cubra com água quente até à metade da forma, e só então pode colocar tudo no forno.
O método do banho-maria vai permitir que o pudim cozinhe e solidifique lentamente, enquanto o forno vai ajudar a que a temperatura se mantenha constante. Não coloque demasiada água, pois esta pode estragar a sobremesa se entrar em contacto com ela.
O que acompanha esta sobremesa?
Devido ao seu sabor, o pudim de café que hoje lhe deixamos é perfeito no final de qualquer refeição. No entanto, pode elevar ainda mais a experiência de o servir se o colocar na mesa juntamente com algumas bebidas saborosas, que ajudarão a destacar ainda mais o sabor a café deste pudim. Recomendamos-lhe o licor de frutos vermelhos, o licor de tangerinas e a sangria de espumante, embora bebidas com chocolate ou outros frutos, especialmente cítricos, também combinem muito bem.
Caso esteja com curiosidade de experimentar esta nossa receita de pudim de café fácil, mas cheia de sabor, apenas tem de seguir as indicações que lhe deixamos mais abaixo para, em pouco tempo e sem complicações, ter a sua sobremesa pronta a ser degustada. Bom apetite!

Pudim de café fácil
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 6 ovos
- 300 ml de leite morno
- 2 colheres de sopa de café solúvel
- Qb de caramelo líquido
Preparação
- Comece por pré-aquecer o seu forno a 180ºC, e por untar uma forma com o caramelo. Reserve.
- Num recipiente, junte o leite e o café. Mexa bem e reserve.
- À parte, misture os ovos e o leite condensado, até ter uma mistura homogénea. Acrescente-lhe o leite com café e mexa bem.
- Verta o preparado para a forma untada e leve ao forno, em banho-maria, durante 45 minutos.
Dicas
- Pode juntar raspas de meio limão para dar ainda mais sabor ao seu pudim. Também pode usar raspa de laranja.
- Deixe que o pudim arrefeça antes de o desenformar.
- Se estiver com dificuldades em retirar o pudim da forma, passe a parte exterior desta por água quente. Isso aquecerá o caramelo e vai permitir que o pudim deslize.