Qual é a melhor forma de conservar alface?

Uma das chaves para fazer uma boa salada é garantir que a sua alface está fresca e estaladiça. Nada é mais dececionante para uma salada do que um prato cheio de verduras murchas e moles.

Há duas coisas de que as verduras para salada precisam para se manterem estaladiças: humidade e ar. Muitas pessoas pensam que a melhor forma de manter a alface estaladiça é fechá-la num saco com todo o ar espremido, ao ponto de inserir uma palhinha no saco para sugar até à última molécula de ar antes de o fechar. Mas retirar o ar é exatamente o oposto do que a alface precisa.

Na verdade, a alface precisa de uma boa quantidade de fluxo de ar, para além de um pouco de humidade (mas não demasiada!), para se manter estaladiça. É por isso que os restaurantes armazenam as suas alfaces em caixas perfuradas especiais que permitem a circulação do ar enquanto estão no frigorífico.

A remoção do ar ajuda a evitar a oxidação, que é o que faz com que a alface fique castanha, mas não tem nada a ver com o facto de a alface se manter estaladiça. Em todo o caso, a oxidação não é algo com que se deva preocupar, desde que compre alface fresca e a utilize dentro de alguns dias.

Uma nota importante é que as verduras se mantêm mais frescas se tiverem um pouco de humidade agarrada às folhas. As verduras muito secas murcham rapidamente. Dito isto, demasiada água é uma boa receita para se estragarem. Então, como encontrar o equilíbrio certo?

Depois de lavar as verduras, seque-as numa centrifugadora de saladas ou enrole-as muito suavemente numa toalha limpa. Mas não se preocupe em secá-las completamente. Algumas gotas de água aqui e ali manterão as folhas firmes e vivas, quase como um hidratante líquido.

E se as suas alfaces já estiverem moles?

Talvez, apesar das suas melhores intenções, tenha deixado alguma alface repousar durante demasiado tempo e esteja a começar a parecer e a sentir-se murcha. A não ser que já esteja muito estragada (muito enrugada ou a começar a ficar viscosa), pode colocar as folhas de alface numa tigela grande ou numa centrifugadora de saladas cheia de água gelada durante 20 a 30 minutos. A água gelada ajudará a reidratar e a tornar as folhas estaladiças.

Depois de demolhada, seque a alface como faria normalmente e certifique-se de que a utiliza o mais rapidamente possível.

Como manter a sua alface estaladiça, passo a passo

  1. Corte a extremidade do caule e separe as folhas.
  2. Encha o lava-loiça (ou uma bacia muito grande) com água fria e mergulhe as folhas. Agite-as suavemente na água. Os restos de terra vão para o fundo. Retire a alface limpa ou esvazie a taça e repita este passo para a alface especialmente suja.
  3. Agora vai querer secar a alface. A melhor maneira de o fazer é numa centrifugadora de salada. Mas não amontoe as folhas nela. Corte-as ao meio (ou mais pequenas) para não as pisar ao tentar espremê-las.
  4. Gire a salada até que toda a água tenha escorrido. As folhas ainda estarão ligeiramente húmidas – é isso que se pretende.
  5. Retire o cesto da centrifugadora de saladas e transfira as folhas para um recipiente onde possam receber algum fluxo de ar, mas que não fique diretamente exposto ao ar seco do frigorífico.
    Se não tiver um recipiente com um fundo perfurado para drenagem, pode colocar uma toalha de papel no fundo de qualquer recipiente para recolher o excesso de humidade.
  6. Independentemente do recipiente que utilizar, certifique-se de que é suficientemente grande para que a alface não fique uma em cima da outra.
  7. Quando as verduras tiverem arrefecido durante cerca de 30 minutos, estarão estaladiças e prontas a utilizar. Mas pode guardar a alface no frigorífico desta forma durante três a cinco dias.


Receitas com alface que vai adorar

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.