Qual é a melhor forma de guardar cebolas?

Quer esteja a preparar uma omeleta para o pequeno-almoço ou a seguir uma receita de jantar requintada do seu livro de receitas favorito, é provável que acabe por utilizar uma cebola de algum tipo. Ao contrário de muitos vegetais, as cebolas podem durar bastante tempo antes de as utilizar – mas apenas se seguir algumas regras importantes de armazenamento. No entanto, se as guardar no local errado, podem estragar-se muito mais cedo do que gostaria.

Abaixo, encontra tudo o que precisa de saber sobre como armazenar cebolas para que durem mais tempo (e adicionem sabor a mais receitas).

Onde e como armazenar cebolas

As cebolas inteiras e cruas prosperam em ambientes frios, idealmente entre 7 e 12ºC. Como a sua casa provavelmente não é tão fria, pode guardar as cebolas numa área não aquecida, como uma garagem, adega ou cave. As cebolas também gostam de secura e escuridão. Se forem expostas à humidade ou à luz solar, podem acabar por germinar, o que não é necessariamente inseguro, mas pode alterar o seu sabor. Desde que as mantenha frescas e secas, pode esperar que as suas cebolas durem até três meses.

E se não tiver uma garagem ou cave?

Se não tiver o local perfeito para armazenar cebolas frescas em casa, então é melhor guardar as cebolas inteiras e cruas no frigorífico, onde se conservarão durante mais tempo (potencialmente até dois meses, desde que o seu frigorífico não seja demasiado húmido). Quando o armazenamento no frio não é uma opção, pode definitivamente mantê-las no balcão, mas saiba que provavelmente só durarão duas semanas a um mês. Evite os locais mais quentes da sua cozinha, como a parte de cima do frigorífico.

Independentemente do local onde guardar as cebolas, assegure sempre uma ventilação adequada – pense num saco de rede ou num saco de papel ligeiramente enrolado – ou elas podem ficar com bolor. Guardar as cebolas numa única camada, em vez de as empilhar umas em cima das outras, também ajuda a prolongar o seu prazo de validade.

E quanto às cebolas cortadas?

As cebolas cortadas, mas ainda cruas, devem ir sempre para o frigorífico para evitar contaminação. Guarde-as num recipiente hermético – de vidro, se puder, para que o plástico não absorva o cheiro. Um recipiente fechado diminuirá a oxidação e a absorção de humidade, o que deverá ajudar as cebolas cortadas a durarem até dez dias. Mas quando já estão cozinhadas, só duram alguns dias no frigorífico.

As cebolas e as batatas podem ser armazenadas juntas?

Pode ter ouvido um rumor de que não é boa ideia guardar cebolas e batatas perto umas das outras. Supostamente, as cebolas produzem um gás que pode fazer com que as batatas se estraguem antes de serem utilizadas, e as batatas podem libertar humidade que pode fazer o mesmo às cebolas.

Boas notícias: não tem de se preocupar com isto. Ambos os alimentos são pouco produtores de etileno, pelo que pode armazená-los juntos sem se estragarem. O único problema potencial é o facto de as batatas absorverem o cheiro das cebolas, o que não é um grande problema se as cozinhar em conjunto!

A principal conclusão? Faça o seu melhor para garantir que as suas cebolas são mantidas num local fresco, escuro e seco, com bastante ventilação. Se não conseguir cumprir todas as regras de armazenamento, o balcão está bem – mas, nesse caso, é provavelmente melhor comprar as cebolas à medida das necessidades e não a granel para evitar desperdícios.


Receitas com cebola a não perder

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.