Fazer queques é uma excelente forma de adoçar todo o tipo de momentos, dos mais relaxados aos mais formais, até porque existem inúmeras receitas que se adequam a todas as ocasiões. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer uns saborosos queques de limão, que usam poucos ingredientes, mas têm muito sabor.
Tudo o que tem de fazer é seguir as instruções que lhe deixamos e, em pouco tempo, poderá provar estas pequenas maravilhas, que tantos admiradores conquistam a cada dentada. O seu preparo é tão fácil e o sabor tão bom, que os queques de limão se irão tornar certamente num prato recorrente em sua casa.
Queques de limão: como realçar o sabor a limão
É um dos sabores mais populares na pastelaria, mas também é dos mais difíceis de conseguir, porque o limão contém diversos compostos voláteis que o calor do forno faz desaparecer. Mas, para um sabor ainda mais intenso a limão, deixamos-lhe algumas dicas a usar nos queques de limão.
Utilizar mais limão
Isto pode parecer óbvio, mas para obter um sabor mais forte, precisa de usar mais limão – mas não da forma que possa pensar. Os compostos aromáticos que dão aos limões o seu sabor caraterístico estão distribuídos por cada uma das suas partes, incluindo as que normalmente se deitam fora. A utilização dessas partes é a chave para um resultado extra aromático nos queques de limão.
Em grandes quantidades, as membranas brancas do limão são desagradavelmente amargas, mas contêm compostos aromáticos que o sumo e a raspa não têm. Incorporar mesmo uma pequena quantidade acrescenta complexidade e muito de sabor. Para a massa de bolos e coberturas, continue a raspar os limões depois de ver a parte branca, ou utilize um descascador de legumes para remover tiras mais grossas de raspa.
Pode também cortar limões inteiros para expor as sementes, retirá-las e depois triturar tudo o resto com os outros ingredientes. Se estiver preocupado com o amargor, basta retirar primeiro um pouco da membrana branca a metade dos limões.
Infundir o açúcar dos queques de limão
Se não estiver pronto para utilizar o limão inteiro, existe uma forma ainda mais fácil de aumentar o sabor: infundir o açúcar com bastante raspa. Este passo dá ao açúcar a oportunidade de absorver o máximo possível dos óleos voláteis da casca, o que os distribui uniformemente e intensifica o sabor. O melhor de tudo é que não existe uma forma errada de o fazer. O importante é dar tempo à mistura para descansar; uma hora ou mais, se puder, mas mesmo quinze minutos fazem a diferença.
Use limão no final
A maioria dos compostos aromáticos dos limões são voláteis, o que faz do forno quente o seu inimigo natural. Esta é uma má notícia especialmente para os queques de limão: pode enchê-los de raspas e sumo e, no final, obter uma esponja triste e sem graça. Aumentar esses ingredientes funciona, mas apenas até certo ponto; o ácido interrompe o desenvolvimento do glúten, pelo que demasiado sumo de limão produz um queque com um miolo denso e pegajoso. Mas pode sempre colocar sumo fresco e raspas num queque depois de este estar cozido. Por exemplo, pode fazer buracos nos queques de limão arrefecidos (ou quase arrefecidos) com palitos e depois deitar uma boa quantidade de sumo de limão puro por cima.
Recrie esta receita e faça ainda hoje estes maravilhosos queques de limão em sua casa. Bom apetite!

Queques de limão
Ingredientes
- 3 ovos médios
- 150 g de açúcar
- 1 colher de sopa de açúcar para polvilhar
- 175 g de farinha com fermento
- 100 ml de manteiga líquida
- 1 limão (raspa)
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque papel de queques a forrar uma forma e reserve.
- Numa taça, bata a manteiga e o açúcar. Depois, junte os ovos um a um, batendo entre cada adição.
- Junte a farinha e a raspa de limão e misture bem, até ter uma mistura homogénea, sem grumos.
- Coloque a massa na forma de papel, enchendo até dois terços da altura. Espalhe um pouco de açúcar por cima de cada queque, e leve ao forno quente durante aproximadamente 20 minutos. Deixe arrefecer antes de servir.
Dicas
- Pode dar mais paladar ao queque usando uma colher de chá de essência de baunilha, ou usando vagem de baunilha na massa.
- Se quiser, pode adicionar um pouco de sumo de limão ao queque, para um paladar mais acentuado.
- Se não tiver formas de papel, pode usar papel de alumínio para forrar as formas dos queques.
- Não precisa de untar as formas de papel, nem de as polvilhar com farinha. Basta colocar a massa!
- Para ter a certeza que os queques crescem, junte um pouco mais de fermento à sua massa. Uma pequena quantidade pode fazer a diferença.
- Coloque alguns frutos secos picados, como amêndoa ou nozes, na sua massa, antes de a levar ao forno. Também pode decorar os queques com estes ingredientes.
- Vá fazendo o teste do palito para perceber quando os queques estão prontos. Dependendo do forno, 15 minutos poderão ser suficientes, pelo que deve prestar atenção.