As quiches são um prato cada vez mais popular em todo o mundo, pois são rápidas de fazer (especialmente se comprar a base já feita), são perfeitas para dar uma nova vida a sobras e têm um sabor delicioso. A quiche de espinafres, cuja receita lhe deixamos a seguir, não é, de todo, uma exceção.
Acompanhada de uma salada ou de uma sopa, esta quiche de espinafres é uma refeição perfeita para aqueles dias em que não lhe apetece passar tanto tempo na cozinha, mas em que lhe apetece uma refeição caseira e que seja saciante. Portanto, não é de admirar que esta receita seja um sucesso em muitas casas!
O que é uma quiche
A quiche é uma tarte ou torta salgada com recheio de ovos e demais ingredientes. Difere de uma frittata porque a) tem uma crosta e b) tem uma maior proporção de leite ou natas em relação ao ovo no recheio.
A iteração mais famosa da quiche, a quiche Lorraine de bacon, queijo e cebola, teve origem na região de Lorraine, no nordeste de França, onde provavelmente descende do kuchen da vizinha Alemanha. Tal como uma frittata, funciona lindamente com uma variedade de legumes e queijos no recheio de ovos. Uma boa receita para experimentar é esta de quiche de espinafres.
Dicas para o sucesso da sua quiche de espinafres
- Coza a crosta. quando estiver a fazer quiche de espinafres, coza a crosta antes de adicionar o recheio. Sem o processo de cozedura, a crosta fica pegajosa e mal cozida no fundo. Com uma pré-cozedura, a crosta fica estaladiça. Tenha em atenção que vai cozer a crosta num forno com uma temperatura mais elevada do que a que vai utilizar para a quiche propriamente dita. O calor elevado é crucial para obter camadas deliciosas na massa.
- Esprema os espinafres. Uma armadilha clássica das quiches é a utilização de vegetais que libertam demasiada humidade para o recheio, impedindo-o de assentar. Evite isso espremendo o excesso de água dos espinafres depois de os cozinhar.
- Cozinhe até estar pronta. Quando estiver a verificar o cozimento da sua quiche de espinafres, lembre-se de que a quiche continuará a cozinhar durante alguns minutos depois de sair do forno. Pretende que fique macia e cremosa, e não demasiado cozida e seca, por isso tente cozer os ovos até ficarem firmes. Isto demora cerca de 30 minutos.
- As sobras são ótimas. As sobras de quiche de espinafres conservam-se bem até 3 dias num recipiente hermético no frigorífico. É fantástica quente ou à temperatura ambiente. Desfrute-a num pequeno-almoço, almoço ou mesmo jantar rápido!
Faça ainda hoje esta quiche de espinafres e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Quiche de espinafres
Ingredientes
- 1 embalagem de massa folhada
- 1 cebola
- 4 colheres de sopa de azeite
- 500 g de espinafres
- 4 ovos
- 1 embalagem de natas
- 1 embalagem de mozarela ralada
- Q.b. de sal, pimenta e alho em pó
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre o fundo da forma com massa folhada e fure o fundo com um garfo. Reserve.
- Numa frigideira coloque o azeite e frite a cebola picada. Em seguida adicione o espinafre. Tempere a gosto com sal, pimenta e alho em pó e cozinhe alguns minutos, mexendo de vez em quando.
- Coloque o espinafre já refogado por cima da massa folhada.
- Misture os ovos e as natas separadamente, e coloque por cima do espinafre. Depois cubra tudo com queijo ralado.
- Asse a quiche por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire e deixe arrefecer antes de servir.
Dicas
- Além do espinafre, pode usar outros tipos de vegetais para dar vida a esta quiche.
- Adicione atum, amêijoas ou bacon ao espinafre para dar mais sabor à quiche. Também pode adicionar frango desfiado.
- Substitua as natas por leite se não tiver natas em casa. Também pode usar iogurte natural para uma versão mais saudável.
- A maior parte da massa folhada comprada em lojas vem com papel manteiga. Mantenha este papel entre a forma e a massa para evitar que se cole.
- Pode substituir a mozarela ralada por qualquer outro queijo da sua preferência.
- Sirva a quiche quente ou fria com uma salada simples.