É verdade que as quiches não são tradicionais do nosso país, mas é também verdade que são um prato extremamente versátil, que pode ser feito com ingredientes frescos ou como forma de aproveitar as sobras de outras refeições. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer em sua casa esta quiche de frango rápida.
Apenas terá que aquecer o recheio, misturando bem todos os ingredientes, e levar a quiche ao seu forno durante uns minutos. Servida simples ou acompanhada de uma salada, como a salada de alface, pera e queijo de cabra, a quiche de frango faz sempre sucesso, seja qual for a ocasião. E o seu preparo é tão simples e rápido, que vai querer repetir a experiência muitas mais vezes.
Qual é a origem da quiche?
A quiche é uma tarte de pastelaria saborosa, tradicionalmente recheada com uma mistura de ovos, leite, e queijo. Acredita-se que o prato tenha tido origem no reino medieval de Lotharingia, que é agora a Alemanha moderna, Bélgica, e Luxemburgo. A palavra “quiche” é derivada da palavra alemã “kuchen”, que significa “bolo”. A quiche existe há séculos, mas foi apenas no século XIX que ganhou popularidade em França.
Foi aí que o prato recebeu o nome de “quiche lorraine”, que recebeu o nome da região em França onde foi criado. A quiche lorraine é o tipo de quiche mais popular, e é feita com bacon, ovos, e queijo. Hoje, a quiche é apreciada em todo o mundo e está presente em muitas variedades diferentes, como a quiche de frango.
Dicas para uma quiche de frango perfeita
- Não encha demasiado a crosta da tarte ou ela pode derramar e criar uma confusão no seu forno.
- Para testar se uma quiche está pronta, sacuda o prato da tarte de um lado para o outro depois de o retirar do forno. Deve ainda ter um ligeiro tremor no meio, como gelatina. Se não o fizer, terá cozido em demasia.
- Se o topo ou crosta estiver a ficar demasiado castanho, cubra-o com uma folha de papel de alumínio para evitar que queime mais.
- Deixe sempre a quiche descansar durante pelo menos 10 minutos antes de a cortar.
Posso congelar esta quiche?
Para congelar, envolva a quiche cozida com folha de alumínio resistente (ou de espessura dupla), ou coloque a quiche de frango dentro de um saco de congelação. Sele, rotule e congele por até um mês. Quando estiver pronto para voltar a comê-la, retire-a do congelador. Não a descongele antes de voltar a aquecer. Retire a quiche de frango do invólucro e coza num forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos, ou até ter aquecido. Pode ser necessário cobri-la com papel de alumínio para evitar que a crosta fique demasiado queimada.
Faça ainda hoje esta quiche de frango rápida e delicie-se com o seu sabor incrível. Bom apetite!

Quiche de frango rápida
Ingredientes
- 1 embalagem de massa folhada
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 tomates cortados, sem pele e sem sementes
- 500 g de peito de frango cozido e desfiado
- 150 g de queijo mozarela ralado
- 2 ovos
- 1 pacote de natas
- Q.b. de sal, pimenta, orégãos e manjericão.
Preparação
- Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Forre uma tarteira com a massa folhada, fazendo furinhos na massa com um garfo. Reserve.
- Numa frigideira, coloque o azeite. Refogue nele a cebola e o alho.
- Junte-lhe o tomate e deixe cozinhar mais uns minutos.
- Acrescente o frango e tempere com sal e pimenta a seu gosto. Deixe o frango aquecer.
- Recheie a massa folhada com o conteúdo da panela, temperando com orégãos e manjericão a seu gosto.
- Numa tigela, bata os ovos e misture-lhes as natas.
- Cubra o recheio da quiche com a mistura de ovos e natas.
- Cubra a quiche com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
Dicas
- Pode ser necessário que a sua quiche fique mais tempo no forno, pelo que deverá acompanhar a sua preparação.
- Se a quiche começar a queimar, mas ainda não estiver cozinhada, cubra o topo com papel de alumínio e continue com a cozedura.