Rabanadas no forno

Mais populares

As rabanadas são uma daquelas receitas clássicas da nossa gastronomia, com a sua versão tradicional a recorrer a fritos. Mas sabia que há uma forma de as fazer, sem ter que usar óleos alimentares? São as muito populares rabanadas no forno! Cada vez mais, as pessoas procuram alternativas mais saudáveis para a preparação de pratos tradicionais, que envolvam o uso de menos óleos alimentares processados ou de ingredientes mais gordurosos.

No caso das sobremesas, esta tendência não é exceção. E, numa altura em que comemos mais, como é o caso do Natal e outras ocasiões de festa, ainda mais importante se torna fazer estas substituições alimentares. Felizmente, as rabanadas no forno são fáceis de fazer e o seu modo de preparação diferente do tradicional em nada compromete o resultado, ficando o doce com o sabor igual ao tradicional.

Qual é o segredo para umas boas rabanadas no forno?

O pão é a base de todas as rabanadas, e não poderia ser diferente neste caso. Tente não usar pão fresco na preparação da receita, pois este perderá a sua forma rapidamente ao ser embebido no leite. O ideal é usar um cacete com dois ou três dias, o que faz com que as rabanadas no forno sejam a forma ideal de dar uma nova vida a sobras de pão que tenha por casa, seja qual for a altura do ano. É claro que, estando mais associadas ao natal, as rabanadas sejam mais populares nessa época, mas o seu sabor irresistível sabe bem em qualquer altura.

Um toque diferente às suas rabanadas no forno

O segredo para dar um toque diferente às suas rabanadas no forno está no leite. Ferva o leite com um pau de canela e com cascas de limão ou de laranja (tenha o cuidado de retirar as partes brancas, que podem dar um travo amargo à mistura). Também pode usar especiarias como o cravinho ou a noz moscada, caso aprecie o seu sabor. Para que o leite retenha ainda mais o sabor, deixe as especiarias em infusão de um dia para o outro. Depois, antes de preparar as rabanadas, apenas tem que o voltar a aquecer e coá-lo. Verá que este truque simples vai dar um toque muito original às suas rabanadas no forno!

O uso de açúcar baunilhado

E já que estamos a falar em dar um sabor diferente às suas rabanadas, o uso de açúcar baunilhado no leite é uma forma simples, mas muito deliciosa, de o fazer. Apenas terá de substituir, nesta receita, o açúcar branco (dito “normal”) por açúcar baunilhado, que dará um toque muito aromático ao resultado final.

O tempo de forno

O tempo que demorará até ter as suas rabanadas no forno prontas irá depender do seu aparelho, uma vez que cada eletrodoméstico terá as suas caraterísticas que afetam este valor. Portanto, coloque a temperatura aos 180ºC, coloque as suas rabanadas num tabuleiro untado com manteiga (que pode ou não ter uma folha de papel vegetal) e controle a cozedura da sua sobremesa, para garantir que esta não queima. Regra geral, as rabanadas no forno ficam prontas rapidamente.

O toque final

Rabanadas que não tenham o toque final da canela e do açúcar não parecem rabanadas, e é por isso que é tão importante usar estes dois ingredientes. Polvilhe os seus doces com esta mistura assim que eles saem do forno, para que o açúcar dissolva ligeiramente e forme uma deliciosa camada doce por cima da fatia de pão.

Como vê, preparar rabanadas no forno não é nada de complicado (talvez seja até mais fácil que preparar as rabanadas tradicionais, porque envolve menos trabalho da sua parte). Portanto, se ficou com vontade de experimentar esta forma de preparação, deixamos-lhe uma receita, fácil de fazer e cheia de sabor. Bom apetite!

Rabanadas no forno

Uma versão mais saudável das tradicionais rabanadas
Preparação 10 mins
Cozedura 20 mins
Total 30 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 cacete de rabanadas
  • 1 l de leite meio gordo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • 3 ovos batidos
  • Q.b. de açúcar e canela

Preparação
 

  • Leve o leite a aquecer com o pau de canela e a casca de limão. Adicione o açúcar e deixe dissolver.
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com margarina e reserve-o.
  • Bata os ovos, e fatie o cacete em fatias com cerca de 2 cm.
  • Coe o leite e molhe o pão nele. Passe as fatias pelo ovo batido e coloque-as no tabuleiro.
  • Leve ao forno durante 15 a 20 minutos, virando as rabanadas a meio da preparação.
  • Retire as rabanadas do forno e polvilhe com açúcar e canela a seu gosto.

Dicas

  • Pode deixar o leite em infusão de um dia para o outro, para ganhar mais sabor. Depois, basta aquecer novamente o leite, coar e seguir a receita.
  • O pão deve ter dois ou três dias, para conseguir manter melhor a sua forma.
  • Pode usar um pouco de açúcar baunilhado no leite, para lhe dar um sabor diferente.
Artigo anteriorMexidos de Natal
Próximo artigoFarófias tradicionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes