Rabanadas tradicionais

Mais populares

Se há doce que faz parte das nossas mesas de Natal (e do qual vamos matando saudades ao longo do ano) são as rabanadas, simples, mas com um sabor muito apelativo. Se quer adoçar o paladar sem ter que seguir uma receita complicada, mostramos-lhe como fazer rabanadas tradicionais, cheias de sabor. Afinal, uma boa sobremesa não se quer muito complicada!

As rabanadas são um daqueles doces que usam o pão como base, sendo perfeitas para aproveitar sobras deste ingrediente. E é isso mesmo que a nossa culinária representa: o aproveitamento ao máximo de todos os ingredientes, de forma a evitar desperdícios, sem que para isso se perca em termos de sabor.

A base do doce

O ingrediente-chave das rabanadas tradicionais é o pão, que deve ter já dois ou três dias. Dessa forma, as fatias manterão melhor a sua forma após serem embebidas, o que é fundamental para que a sobremesa tenha sucesso, até porque as fatias têm que se manter estáveis quando pega nelas. Poderá usar qualquer tipo de pão, incluindo pão de forma, mas a versão tradicional das rabanadas usa o cacete, pelo seu formato.

Seja qual for o tipo de pão que use, é importante que deixe que ele absorva bem o leite em que é embebido. Dessa forma, garante que a sobremesa tem muito sabor e que o resultado final fica húmido e saboroso, sem que o pão esteja demasiado duro para ser apreciado.

O leite

Muitas pessoas optam por embeber o pão no leite simples, sem ter nada adicionado. Mas a verdade é que conseguirá fazer umas rabanadas tradicionais muito mais saborosas se decidir aquecer o leite com um pau de canela e uma casca de limão ou de laranja. Também pode adicionar um pouco de açúcar ao leite enquanto o ferve, seja do açúcar normal ou do baunilhado, para uma sobremesa ainda mais doce, embora sem ser em excesso.

Para que o leite fique muito saboroso e com o sabor dos diferentes ingredientes, ferva-o e deixe-o a repousar de um dia para o outro no frigorífico, sem retirar o pau de canela e as cascas. Depois, antes de o usar, volte a fervê-lo e coe-o. O seu leite estará pronto para que possa demolhar nele as fatias do pão.

Os ovos

Também os ovos batidos são uma boa oportunidade de dar um toque extra de sabor à sua sobremesa. É claro que pode optar por simplesmente bater os ovos e passar neles as fatias de pão. Mas porque não aproveitar a oportunidade e temperar os ovos com uma pitada de canela em pó? É algo de simples, mas que faz a diferença em termos de sabor nestas rabanadas tradicionais.

O processo de fritura

As rabanadas tradicionais são fritas em óleo alimentar, que deve ser bastante abundante, para garantir que as fatias de pão ficam bem cozinhadas. O óleo deverá também estar bem quente, para que o pão comece logo a dourar mal entre em contacto com a frigideira. Caso o óleo não esteja bem quente, o pão irá absorvê-lo e não irá ganhar cor, o que não é de todo ideal. Se prefere uma versão mais saudável, veja como pode fazer as nossas rabanadas no forno.

Os toques finais

Há quem opte por fritar as rabanadas e servi-las assim, simples, mas poderá dar-lhes ainda mais sabor se polvilhar um pouco de açúcar e canela em pó. Em alternativa, poderá também fazer uma calda de açúcar rápida, usando água e açúcar. Cubra depois cada fatia das rabanadas com essa calda e sirva-as.

Fazer rabanadas tradicionais é uma excelente forma de aproveitar pão e de criar uma sobremesa excelente sem ter de usar muitos ingredientes e sem grandes complicações. Basta seguir a receita que lhe deixamos para obter excelentes resultados. Bom apetite!

Rabanadas tradicionais

A forma perfeita de dar um toque doce ao seu Natal
Preparação 10 mins
Cozedura 20 mins
Total 30 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 8 fatias de um cacete com 2 dias
  • 10 ovos
  • 400 ml de leite
  • 1 pau de canela
  • Q.b. de açúcar, canela moída e óleo de fritar

Preparação
 

  • Aqueça o leite juntamente com o pau de canela. Depois, coloque-o num recipiente.
  • Demolhe as fatias de pão no leite, sem deixar que se desfaçam. Deixe o pão repousar uns minutos.
  • Entretanto, bata os ovos para outro recipiente e leve o óleo a aquecer.
  • Passe cada fatia de pão pelos ovos, e depois frite. Retire para um prato de servir.
  • Cubra com açúcar e canela em pó a seu gosto, e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode aromatizar o leite com casca de limão, caso prefira.
  • Se quiser, faça uma calda de água e açúcar, com a qual pode cobrir as rabanadas antes de as servir.
  • O pão que usar na receita não deve ser fresco, já que assim perderá o seu formato mais rapidamente.
Artigo anteriorMarmelada à moda da avó
Próximo artigoTorta de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes