Roupa velha de bacalhau

Mais populares

O Natal e Consoada não são uma desculpa para haver desperdício, e é por isso que temos muitos pratos tradicionais que aproveitam as sobras desses dias para criar novas receitas cheias de sabor, onde tudo é aproveitado, como a roupa velha de bacalhau. Afinal, esta data é, tradicionalmente, uma das alturas do ano em que mais comida preparamos, o que costuma levar inevitavelmente ao desperdício.

E se há prato clássico que aproveita as sobras da consoada, é a roupa velha de bacalhau, que é especialmente popular na zona norte do nosso país, historicamente mais pobre que o sul, e que, portanto, aproveitava ao máximo toda a comida que podia, de modo a conseguirem alimentar a família por mais dias.

A estrela do prato

O bacalhau é, sem dúvida alguma, a grande estrela deste prato, porque lhe dá uma textura diferente e um sabor típico e que cai sempre bem. Aqui, usam-se as sobras natalícias, altura em que se consome o bacalhau cozido. No entanto, se decidiu fazer bacalhau no forno para o seu Natal, não se preocupe, porque também o pode usar para fazer uma roupa velha de bacalhau, especialmente se apenas usou azeite na sua preparação.

Os complementos

Não existem complementos fixos para juntar ao seu bacalhau, porque tudo vai depender do que fez no jantar da Consoada. No entanto, as versões tradicionais usam batata, cenoura e couve. É claro que também pode usar coisas como brócolos, couve-flor ou grão-de-bico na preparação da roupa velha de bacalhau, até porque a ideia é mesmo dar uma nova vida à comida que lhe sobrou. Estes complementos costumam ter sido cozidos, porque é a forma mais comum de os consumir na época do Natal, mas, tal como no caso anterior, caso tenha optado por fazer os seus legumes no forno, também os pode reaproveitar e usar neste prato.

O uso do vinagre

Nem toda a gente é fão do toque de vinagre na roupa velha de bacalhau, pelo que o seu uso é totalmente opcional. No entanto, se procura dar um toque mais ácido ao prato, esse ingrediente é uma excelente forma de o fazer. Em alternativa, também pode usar um pouco de sumo de limão, mas assim o prato irá perder um pouco do seu sabor mais tradicional.

O tempo de preparação

Como todos os ingredientes já estão pré-cozinhados, o tempo de preparação da roupa velha de bacalhau é muito baixo, sendo de apenas alguns minutos (o tempo suficiente para reaquecer as sobras de comida). Isto torna este prato perfeito tanto para o jantar do dia de Natal, como para uma refeição nos dias seguintes, em que se precise de uma refeição mais rápida (até porque, certamente, o cansaço de fazer tantos pratos e sobremesas se faz sentir).

O tempero

Não há forma de errar com a tradicional combinação de bacalhau e de salsa, tão apreciada na nossa culinária. É por isso que a roupa velha de bacalhau pede o uso dessa deliciosa erva aromática, que lhe dá um toque diferente. Mas, caso prefira, uma erva como o coentro pode ser usada como complemento ou substituição da salsa. O toque de sal e pimenta é também muito importante para dar o máximo de sabor a este prato, pois ajudam a trazer ao de cima o sabor natural dos alimentos. Portanto, tempere bem os ingredientes, e vá provando tudo ao longo da preparação para garantir que os sabores se mantêm.

Não há como enganar ao preparar roupa velha de bacalhau na sua casa, porque este é um daqueles pratos muito fáceis de se fazer, mas que nunca desiludem. Além disso, qualquer receita que nos permita aproveitar sobras da melhor forma é sempre bem-vinda! Portanto, deixamos-lhe a receita de roupa velha de bacalhau. Bom apetite!

Roupa velha de bacalhau

A forma perfeita de aproveitar as sobras da Consoada
Preparação 10 mins
Cozedura 10 mins
Total 20 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 800 g de sobras de bacalhau cozido
  • 2 dl de azeite
  • 4 dentes de alho
  • 800 g de legumes cozidos (batatas, cenoura, couve…)
  • 1 ramo de salsa
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 2 ovos cozidos
  • 100 g de azeitona
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfaça-o em lascas.
  • Numa frigideira, leve a lume o azeite e refogue o alho, cortado às fatias. Junte o bacalhau e os legumes e deixe saltear por 5 minutos.
  • Tempere com sal e pimenta a seu gosto e cubra com a salsa picada.
  • Junte o vinagre e retifique os temperos, se necessário. Transfira o preparado para uma travessa de servir.
  • Descasque os ovos e parta-os em fatias, colocando-as por cima do bacalhau. Cubra com as azeitonas pretas e sirva.

Dicas

  • Use sobras de legumes do dia anterior, para um maior aproveitamento dos ingredientes.
  • Se quiser, pode não usar o vinagre na preparação desta receita.
  • Cubra com mais salsa picada antes de servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes