Salada americana

Mais populares

As saladas são muito populares nas nossas mesas, seja como um acompanhamento à refeição, seja como uma refeição por direito próprio. A salada americana é um prato que, apesar de não ter uma origem portuguesa, se tem tornado cada vez mais popular no nosso país, por usar ingredientes frescos e pelo seu sabor apelativo.

Por outro lado, a sua preparação descomplicada é também um enorme ponto a favor deste prato, o que ajuda a explicar a sua cada vez maior popularidade. Afinal, com apenas alguns ingredientes consegue criar o acompanhamento perfeito para a grande maioria dos pratos que pode fazer, complementando assim a sua refeição da forma perfeita, sem ter muito trabalho.

O uso da maçã

Para algumas pessoas, pode parecer algo estranho usar-se maçã numa salada, até porque estamos mais habituados a consumir esta fruta apenas como sobremesa. Mas a verdade é que este ingrediente ajuda a dar um toque mais doce à sua salada, que combina muito bem com o seu ingrediente principal: o repolho. Tem outro bom exemplo do uso desta fruta em pratos salgados na nossa receita de salada simples de maçã e aipo.

O repolho na salada

A versão tradicional desta receita usa repolho, mas a verdade é que este pode ser substituído por outra couve à sua escolha. É importante que, seja qual for a sua opção, seja cortada numa juliana fina, para que sejam mais facilmente consumidos e para evitar que o sabor da couve se sobreponha ao dos restantes ingredientes, retirando a harmonia deste prato.

O toque de cor da cenoura

A cenoura ajuda a dar mais cor a esta salada americana, sendo um ingrediente muito usado na sua versão tradicional. Tal como acontece no caso do repolho, é importante que a rale, para que complemente os restantes ingredientes e não se sobreponha. A ideia é que cada garfada seja equilibrada e lhe dê um pouco do sabor de todos os ingredientes usados.

A maionese

É verdade que muitas versões tradicionais da salada americana usam imensa maionese, mas o segredo deste prato, como temos vindo a repetir até agora, é o equilíbrio, e um uso excessivo da maionese vai contra esse lema. Portanto, apenas use um pouco de maionese, o suficiente para cobrir bem todos os ingredientes sem se tornar demasiado excessiva.

O tempero

Para além do sal e da pimenta, poderá usar algumas ervas aromáticas à sua escolha para dar mais sabor à sua salada americana. Recomendamos-lhe ervas como os orégãos e o manjericão, mas a popular salsa também combina muito bem com estes ingredientes. Vá fazendo algumas experiências para perceber o que combina melhor segundo o seu paladar.

O tempo de frio

A salada americana pode ser servida de imediato, mas também pode ser preparada com tempo e guardada no frigorífico. No verão, também sabe muito bem se for guardada no frigorífico antes de ser servida, porque ajuda a tornar a sua refeição ainda mais refrescante. Poderá guardar a sua salada no frigorífico pelo menos uma hora antes de a servir. No limite, poderá deixar a salada americana no frigorífico de um dia para o outro, mas não mais do que isso.

Uma versão mais suave

Se quer uma versão mais suave desta salada americana, pode não usar a cebola. Afinal, este ingrediente costuma trazer um sabor um pouco mais forte aos pratos em que é usado, mesmo sendo cortado em pedaços pequenos. Pode usar algum outro legume em sua substituição, como espinafres crus, ou optar por simplesmente não usar nada em seu lugar. A escolha é sua!

Portanto, dá para perceber que fazer uma salada americana não é nada de muito complicado, até porque este prato não é daqueles que usa muitos ingredientes ou que requer, sequer, tempo de cozedura. Basta seguir a nossa receita e desfrutar do resultado. Bom apetite!

Salada americana

Uma salada cheia de sabor e refrescante
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 repolho
  • 1/2 maçã
  • 2 cenouras
  • 1 cebola pequena
  • Q.b. de sal, pimenta e maionese

Preparação
 

  • Corte o repolho em juliana, e coloque-o numa saladeira. De seguida, corte a cenoura e a maçã em lâminas finas, juntando-as depois ao repolho.
  • Por fim, corte a cebola em lâminas finas e junte-a à saladeira. Tempere tudo com sal e pimenta a seu gosto.
  • Coloque um pouco de maionese na salada, apenas o suficiente para cobrir os ingredientes. Mexa bem e sirva de imediato.

Dicas

  • Também pode guardar a salada no frigorífico para a refrescar, antes de a servir.
  • Pode usar outros tipos de couve à sua escolha.
  • Pode eliminar a cebola da salada, caso queira uma versão mais suave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes