Salada com feijão frade e atum

Mais populares

Esta salada é um clássico no nosso país, e continua a ser estrela nas nossas mesas de geração em geração pela sua facilidade de preparo e, principalmente, pelo seu sabor. Descubra como fazer uma salada com feijão frade e atum que é de comer e chorar por mais.

Uma saladinha cai sempre bem, não é mesmo? Trata-se de uma excelente forma de equilibrar a alimentação quotidiana, com sabores refrescantes e saudáveis. Nesta receita, vai conhecer a salada com feijão frade e atum, que une ingredientes deliciosos, para construir uma salada sensacional, que pode ser servida como acompanhamento para diversos pratos principais e que complementa perfeitamente outros sabores igualmente marcantes. Também pode servir a sua salada como prato principal, nos dias em que lhe apetece algo mais leve. Quer aprender a fazer esta salada com feijão frade e atum, fenomenal e muito fácil de fazer? Então esta receita é para si! Mas, antes, sabe quais são os benefícios de uma alimentação saudável, proporcionada pelas saladas?

Saladas: a base para uma alimentação equilibrada

Uma vida saudável pede uma alimentação mais delicadas Segundo os nutricionistas, o consumo de saladas é indispensável para quem busca uma alimentação equilibrada, pois, além de contribuir para a hidratação do corpo, elas também possuem nutrientes primordiais, que garantem o bom funcionamento do organismo. Comer uma salada garante o consumo de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais.

O atum e os seus benefícios para a saúde

O atum é um alimento que pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser bastante fácil de ser encontrado em praticamente qualquer mercado. Este peixe encantador pode ser uma peça-chave para dietas, seja para perder peso ou para ganhar massa muscular.

Por ser fonte do ácido gordo ómega-3, um dos principais benefícios do atum é combater a doença arterial coronariana, protegendo, também, contra as arritmias do coração. Outro benefício desse ingrediente é a alta quantidade de vitaminas do complexo B, que influenciam ativamente no funcionamento cerebral. Isso ajuda muitos idosos que sofrem de declínio cognitivo.

E não para por aí: este peixe surpreendente combate a depressão, melhora o sistema imunológico, previne a anemia e diminui os riscos de se sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Um estudo divulgado em fevereiro de 2022 concluiu que adultos que comem regularmente de uma a quatro porções de atum têm o seu risco de sofrer um AVC reduzido em 27%. Já se a quantidade do alimento ultrapassar as cinco porções, as hipóteses diminuem em 30%. Não é à toa que ele é a base dessa nossa receita de salada com feijão frade e atum.

O feijão frade e a sua combinação com o atum

Outro ingrediente essencial desta nossa receita é o feijão frade, que é rico em fibras, ferro, zinco, manganês, potássio e proteínas, sendo uma opção para quem não quer engordar muito, pois é pobre em calorias.

A origem do feijão, de forma geral, está diretamente associada à história da humanidade. No antigo Egito, os feijões eram cultivados e cultuados como símbolo da vida. Já em Roma, o feijão era utilizado em festas gastronómicas e também como forma de pagamento de apostas.

Nesta receita de salada com feijão frade e atum, ele vai desempenhar um papel fundamental, tanto em sabor, como em textura.

Sirva esta salada de feijão frade e atum como acompanhamento de pratos sensacionais

Esta salada é tão incrível, que merece ser servida como acompanhamento de pratos especiais. A nossa recomendação é que experimente servi-la com duas receitas sensacionais à base de massa: o esparguete ao limão e a massa com molho de tomate. São duas receitas fenomenais que combinam muito bem com a salada com feijão frade e atum. Vai ser uma explosão de sabores, que vai deixar a sua família encantada!

Se ficou com vontade de experimentar esta maravilhosa salada com feijão frade e atum, siga as instruções e deite mãos à obra. Bom apetite!

Salada com feijão frade e atum

Uma salada clássica que nos encanta.
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 500 g de feijão frade cozido
  • 350 g de atum em conserva
  • 1 cebola grande
  • 4 ovos cozidos
  • 1 molho de salsa
  • Qb de sal, pimenta, azeite e vinagre

Preparação
 

  • Coza os ovos em água abundante. Quando estes estiverem prontos, descasque-os e corte-os em rodelas. Reserve.
  • Numa taça pequena, misture a cebola picada com a salsa, também picada. Reserve.
  • Num prato de servir, misture o feijão frade com o atum desfiado. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.
  • Cubra com as rodelas de ovo cozido e tempere com azeite e vinagre.
  • Por último, espalhe a mistura de cebola e salsa e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode juntar um pouco de grão de bico ou de feijão branco a esta salada, para que tenha ainda mais nutrientes.
  • Pode juntar um pouco de alho em pó ou picado à mistura de salsa e cebola.
  • Pode usar feijão frade de lata ou cozer previamente o seu feijão.
  • Se quer uma salada ainda mais especial, substitua o atum em lata por bifes de atum grelhados e desfiados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes