É verdade que o abacate não é algo tipicamente português, mas a verdade é que tem ganho cada vez mais adeptos no nosso país. E, nesta receita, ele é combinado com outros ingredientes mais reconhecidos, como o tomate. Portanto, atreva-se a fazer a nossa salada de abacate, tomate e pepino, e verá que não se vai arrepender dos resultados.
Além disso, esta é uma daquelas saladas que não requer grandes preparações, bastando reunir os ingredientes para, em poucos minutos, ter a sua receita pronta. Devido a esta facilidade de preparo e ao seu sabor tão agradável, temos a certeza de que vai repetir muitas mais vezes esta salada, seja qual for a ocasião.
Propriedades do abacate
Ingrediente-estrela desta salada de abacate, tomate e pepino, o abacate é rico em nutrientes que contribuem para o normal funcionamento do nosso organismo. Destacamos o seu papel no controlo do colesterol e na melhoria das doenças de cariz inflamatório, assim como o seu papel no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e na melhoria do funcionamento do intestino. Apesar de não ser um alimento que provém do nosso país, tem sido cada vez mais consumido, e tem-se tornado uma presença frequente nas mesas de muitas famílias portuguesas.
O tomate e o pepino e os seus benefícios
Ambos são ricos em nutrientes e minerais, contribuindo para o bom funcionamento do nosso organismo. O tomate é conhecido por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, regulando a pressão arterial e fortalecendo o sistema imunitário. Ajuda também a controlar os diabetes, prevenir a anemia e melhorar a prisão de ventre, entre outros benefícios.
Quanto ao pepino, favorece a perda de peso, ajuda a manter o organismo hidratado e melhora o funcionamento do intestino. Além disso, ajuda no controlo dos níveis de açúcar no sangue, reduz a pressão arterial e ajuda a melhorar a digestão. Assim, não faltam motivos para incluir estes ingredientes nas suas refeições, tornando-as ainda mais nutritivas e saudáveis.
Algumas adições e substituições
Pode substituir alguns ingredientes nesta receita por outros de que goste mais, se o quiser. Por exemplo, a salsa pode ser substituída por outras ervas aromáticas da sua preferência, com destaque para os coentros, que também combinam muito bem com os sabores deste prato e que lhe dá um toque ainda mais especial. Pode também substituir o sumo de limão por um pouco de vinagre, ou até mesmo usar apenas o azeite para dar sabor à sua salada.
Pode tornar a sua salada de abacate, tomate e pepino ainda mais sua, juntando-lhe outros ingredientes da sua preferência. Por exemplo, pode juntar um pouco de milho doce ou até de feijão verde cozido para um prato ainda mais vibrante e rico. Pode também optar por dar mais sabor à sua salada usando um dos nossos molhos. Algumas boas sugestões são o molho de azeitonas rápido, o molho à Espanhola ou o molho verde rápido, com sabores que combinam muito bem com esta receita e a elevam a novos patamares.
Consumir a salada de abacate, tomate e pepino
Recomendamos que consuma a sua salada de imediato, para que esta mantenha a sua frescura e para que os ingredientes estejam vibrantes. Não recomendamos que a guarde no frigorífico, até porque o abacate oxida rapidamente e fica com uma cor castanha pouco apelativa. Portanto, faça a salada apenas pouco antes de a servir, para melhores resultados. Guarde todos os ingredientes no frigorífico para garantir que a salada está bem fresca.
Se ficou com água na boca, experimente esta salada de abacate, tomate e pepino e prepare-se para apreciar o seu sabor delicioso. Bom apetite!

Salada de abacate, tomate e pepino
Ingredientes
- 6 abacates
- 1/2 cebola
- 1 chávena de tomates cherry
- 1/2 pepino
- 6 colheres de sopa de salsa fresca
- Sumo de 1 limão
- 3 colheres de sopa de azeite
- Qb de sal e pimenta
Preparação
- Prepare os vegetais para a salada: descasque, tire o caroço e corte o abacate em fatias, e depois corte o pepino em pedaços e a cebola em tiras.
- Combine os vegetais e o tomate numa saladeira e misture.
- Tempere com um pouco de sal e pimenta, cubra com o azeite e o limão e espalhe a salsa. Misture bem antes de servir.
Dicas
- Também pode adicionar um pouco de milho cozido à sua salada para lhe dar um pouco mais de cor.
- Se não tem salsa fresca, pode sempre usar salsa seca ou coentros.
- Pode temperar apenas com o azeite, caso não goste de sumo de limão.