Salada de búzios

Mais populares

As saladas com ingredientes do mar são bastante populares no nosso país, até porque não nos faltam sabores marítimos na nossa gastronomia! Uma forma leve de os consumir é através de saladas, como esta deliciosa salada de búzios, muito simples de recriar em sua casa e com um sabor divinal.

Não precisa de uma grande quantidade de ingredientes para conseguir um prato saboroso – esta é a base de muitos pratos da nossa gastronomia, dos pequenos bolinhos de bacalhau à rica massa com feijão. Na receita de hoje, o importante é deixar que o sabor natural dos búzios seja realçado, criando-se assim um prato único e muito rico.

O sabor a mar

Vão ser os búzios a estrela deste prato, servindo os restantes ingredientes para realçar o seu sabor da melhor forma e para complementar a sua textura tão particular. Os búzios deverão ser retirados das conchas previamente, para que a receita se desenrole mais rapidamente. Também tem a opção de os comprar já fora das conchas, congelados. Nesse caso, pode descongelá-los previamente e cortá-los em pedaços, ou pode optar por usar sem descongelar, consoante o tempo que tem disponível.

O grão de bico

É um ingrediente muito comum em saladas e acompanha muitas vezes arroz e massa, dando a sua textura suave e o seu sabor adocicado aos pratos a que é adicionado. Neste caso, a textura do grão de bico é o contraponto perfeito para os búzios, sendo essa a razão pela qual lhe recomendamos este ingrediente. No entanto, se não gostar de grão de bico (ou se não o tiver em casa), pode sempre substituí-lo por feijão frade, feijão branco ou outro tipo de feijão a seu gosto, lembrando-se que o sabor final da salada irá variar segundo o tipo que usar.

Seja qual for o complemento que escolher para a salada de búzios, tem sempre a opção de usar grão de bico ou feijão de compra, ou de cozer esses ingredientes previamente em casa. No primeiro caso, irá reduzir em muito o trabalho de preparação desta receita, mas não terá grande controlo sobre o teor de sal dos ingredientes. Portanto, terá de ir provando a salada para garantir que está no ponto de sal. Caso coza o seu próprio grão de bico ou feijão, consegue controlar melhor o sal. Além disso, é verdade que estas leguminosas feitas em casa não têm o mesmo sabor que as de compra, o que costuma ser positivo em termos de sabor.

O acompanhamento

Os restantes acompanhamentos desta salada de búzios são clássicos, com destaque para a cebola, o alho e o tomate, que são a base de muitos pratos da gastronomia portuguesa. Não só ajudam a dar cor e contraste ao prato, como também influenciam positivamente a sua textura. São, portanto, elementos que não lhe aconselhamos a retirar da receita.

Clássicos são também os temperos usados na salada de búzios, até porque a combinação de vinagre e azeite é utilizada desde sempre. É claro que, se preferir, pode usar apenas azeite para dar sabor à salada, mas a verdade é que a acidez do vinagre combina muito bem com o sabor dos búzios e mesmo do grão de bico.

Por fim, o toque de cor e de sabor finais é dado pelos coentros picados, que se espalham por cima da salada de búzios antes de a servir. Caso não goste desta erva aromática, pode substituí-la por outra da sua preferência, sendo a escolha mais óbvia a sempre presente salsa.

Fazer uma salada de búzios que é de comer e chorar por mais não é nada complicado, requerendo apenas algum trabalho na prévia preparação dos búzios. Portanto, junte esta receita ao seu arsenal de culinária e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Salada de búzios

Uma salada com um sabor a mar divinal
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de búzios
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 100 g de grão de bico cozido
  • 1 tomate picado sem pele nem sementes
  • Q.b de sal, pimenta, azeite, vinagre e coentros picados

Preparação
 

  • Retire os búzios das conchas e lave-os bem.
  • Corte-os em pedaços e coloque-os numa tigela.
  • Junte-lhes a cebola, o alho, o tomate e o grão de bico.
  • Tempere tudo com o sal, a pimenta, o azeite e o vinagre a seu gosto. Mexa bem.
  • Polvilhe alguns coentros picados por cima da salada e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode juntar um pouco de alface à sua salada, para um toque mais crocante.
  • Pode substituir o grão de bico por feijão branco ou por feijão frade.
  • Se preferir, pode usar apenas azeite para temperar a salada, descartando o vinagre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes