As saladas com ingredientes do mar são bastante populares no nosso país, até porque não nos faltam sabores marítimos na nossa gastronomia! Uma forma leve de os consumir é através de saladas, como esta deliciosa salada de búzios, muito simples de recriar em sua casa e com um sabor divinal.
Não precisa de uma grande quantidade de ingredientes para conseguir um prato saboroso – esta é a base de muitos pratos da nossa gastronomia, dos pequenos bolinhos de bacalhau à rica massa com feijão. Na receita de hoje, o importante é deixar que o sabor natural dos búzios seja realçado, criando-se assim um prato único e muito rico.
CONTEÚDOS
O sabor a mar
Vão ser os búzios a estrela deste prato, servindo os restantes ingredientes para realçar o seu sabor da melhor forma e para complementar a sua textura tão particular. Os búzios deverão ser retirados das conchas previamente, para que a receita se desenrole mais rapidamente. Também tem a opção de os comprar já fora das conchas, congelados. Nesse caso, pode descongelá-los previamente e cortá-los em pedaços, ou pode optar por usar sem descongelar, consoante o tempo que tem disponível.
O grão de bico
É um ingrediente muito comum em saladas e acompanha muitas vezes arroz e massa, dando a sua textura suave e o seu sabor adocicado aos pratos a que é adicionado. Neste caso, a textura do grão de bico é o contraponto perfeito para os búzios, sendo essa a razão pela qual lhe recomendamos este ingrediente. No entanto, se não gostar de grão de bico (ou se não o tiver em casa), pode sempre substituí-lo por feijão frade, feijão branco ou outro tipo de feijão a seu gosto, lembrando-se que o sabor final da salada irá variar segundo o tipo que usar.
Seja qual for o complemento que escolher para a salada de búzios, tem sempre a opção de usar grão de bico ou feijão de compra, ou de cozer esses ingredientes previamente em casa. No primeiro caso, irá reduzir em muito o trabalho de preparação desta receita, mas não terá grande controlo sobre o teor de sal dos ingredientes. Portanto, terá de ir provando a salada para garantir que está no ponto de sal. Caso coza o seu próprio grão de bico ou feijão, consegue controlar melhor o sal. Além disso, é verdade que estas leguminosas feitas em casa não têm o mesmo sabor que as de compra, o que costuma ser positivo em termos de sabor.
O acompanhamento
Os restantes acompanhamentos desta salada de búzios são clássicos, com destaque para a cebola, o alho e o tomate, que são a base de muitos pratos da gastronomia portuguesa. Não só ajudam a dar cor e contraste ao prato, como também influenciam positivamente a sua textura. São, portanto, elementos que não lhe aconselhamos a retirar da receita.
Clássicos são também os temperos usados na salada de búzios, até porque a combinação de vinagre e azeite é utilizada desde sempre. É claro que, se preferir, pode usar apenas azeite para dar sabor à salada, mas a verdade é que a acidez do vinagre combina muito bem com o sabor dos búzios e mesmo do grão de bico.
Por fim, o toque de cor e de sabor finais é dado pelos coentros picados, que se espalham por cima da salada de búzios antes de a servir. Caso não goste desta erva aromática, pode substituí-la por outra da sua preferência, sendo a escolha mais óbvia a sempre presente salsa.
Fazer uma salada de búzios que é de comer e chorar por mais não é nada complicado, requerendo apenas algum trabalho na prévia preparação dos búzios. Portanto, junte esta receita ao seu arsenal de culinária e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Salada de búzios
Ingredientes
- 1 kg de búzios
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 100 g de grão de bico cozido
- 1 tomate picado sem pele nem sementes
- Q.b de sal, pimenta, azeite, vinagre e coentros picados
Preparação
- Retire os búzios das conchas e lave-os bem.
- Corte-os em pedaços e coloque-os numa tigela.
- Junte-lhes a cebola, o alho, o tomate e o grão de bico.
- Tempere tudo com o sal, a pimenta, o azeite e o vinagre a seu gosto. Mexa bem.
- Polvilhe alguns coentros picados por cima da salada e sirva de imediato.
Dicas
- Pode juntar um pouco de alface à sua salada, para um toque mais crocante.
- Pode substituir o grão de bico por feijão branco ou por feijão frade.
- Se preferir, pode usar apenas azeite para temperar a salada, descartando o vinagre.