Salada de choco grelhado e feijão frade

Mais populares

As saladas com feijão frade são muito populares em qualquer altura do ano, servindo-se frescas ou quentes e usando os mais variados ingredientes para lhes dar um toque especial. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer uma deliciosa salada de choco grelhado e feijão frade, que é de comer e chorar por mais.

Os ingredientes principais desta receita são muito conhecidos na nossa culinária e, portanto, este prato é perfeito para combinar sabores tradicionais de uma forma diferente. Para complementar, tem também o toque do azeite, da cebola e do alho, que realçam o sabor dos ingredientes da melhor forma possível. 

Os chocos

São ricos em nutrientes e um ingrediente muito versátil, podendo ser consumidos grelhados, como nesta receita, ou cozinhados com outras técnicas, como no caso da nossa deliciosa feijoada de chocos. Os chocos cozinham rapidamente e têm poucas calorias, o que não significa que não sejam muito satisfatórios. Pelo contrário, os chocos são perfeitos para incluir na sua dieta, seja para ajudar a manter o peso, seja para perder peso, porque são muito saborosos e saciantes.

Para esta salada de choco grelhado e feijão frade, irá temperar os seus chocos com um pouco de sal, e depois grelhá-los durante cerca de 5 minutos de cada lado, até os chocos ficarem tenros. Vá prestando atenção ao processo de cozedura, para evitar que passe do ponto. Afinal, ninguém gosta de comer chocos borrachosos! Tenha também em conta que os chocos vão cozinhar ligeiramente na frigideira, quando os juntar ao alho.

Por fim, se os chocos não são o seu ingrediente preferido (ou se, simplesmente, não os tem disponíveis em casa), saiba que pode utilizar lulas ou polvo em sua substituição, conseguindo obter um resultado igualmente saboroso e fácil.

O feijão

Para esta receita, vamos utilizar o feijão frade, típico da nossa culinária e com um sabor que combina muito bem com os mais diversos ingredientes, sendo muito emparelhado com peixe e com marisco. No entanto, se não tiver feijão frade em casa (ou se não gostar do seu sabor) pode substituí-lo por outras leguminosas, como feijão vermelho, feijão branco ou até mesmo grão de bico.

Seja qual for a opção escolhida, terá a hipótese de a cozer em casa ou de comprar já cozinhado num supermercado. No primeiro caso, terá um maior controlo sobre o teor de sal utilizado na cozedura, o que é sempre uma vantagem em termos de saúde. No entanto, o feijão cozido de compra tem a vantagem de ser rápido de se preparar, o que é ideal quando não se tem muita vontade de cozinhar.

Um toque clássico

Feijão frade e ovo são uma excelente combinação, muito repetida nas mais diversas receitas, e este prato de salada de choco grelhado e feijão frade não é, de todo, uma exceção. Para além do ovo, vai utilizar azeite, cebola, alho, louro e coentros. Para começar, um azeite de qualidade é a base para pratos cheios de sabor, pelo que lhe recomendamos que leve o seu tempo a escolher o azeite que usa em casa.

Quanto aos coentros, pode sempre substituí-los por salsa, uma erva aromática mais consensual que a primeira. No entanto, pode também utilizar outras ervas aromáticas à sua escolha. Para o toque final, pode utilizar algumas azeitonas pretas, que combinam muito bem com todos os ingredientes deste prato.

Fazer uma salada de choco grelhado e feijão frade é uma forma deliciosa de dar sustento ao seu corpo, sendo também uma receita extremamente fácil de fazer, que combina diversos sabores clássicos. Portanto, se ficou com curiosidade e até vontade de provar este prato, siga as indicações que lhe deixamos abaixo e delicie-se. Bom apetite!

Salada de choco grelhado e feijão frade

Uma salada refrescante e com um sabor especial
Preparação 5 mins
Cozedura 30 mins
Total 35 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 400 g de choco fresco, limpo e sem tinta
  • 2 ovos cozidos
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • 350 g de feijão frade cozido
  • 1/2 cebola picada
  • Q.b. de sal e coentros picados

Preparação
 

  • Tempere o choco com um pouco de sal. Depois, grelhe-o até ficar tenro (cerca de 5 minutos de cada lado). Corte o choco em pedaços e reserve.
  • Numa frigideira, leve a lume o azeite e junte depois o alho e o louro.
  • Acrescente o choco à frigideira, mexa bem e junte os coentros picados. Desligue o lume.
  • Numa saladeira, coloque os ovos descascados e partidos em pedaços, o feijão, a cebola e o choco. Mexa bem para envolver.
  • Pode servir a salada de imediato ou guardá-la no frigorífico até que fique fresca.

Dicas

  • Pode substituir o feijão frade por outro tipo de feijão a seu gosto, ou até por grão de bico.
  • Se preferir, pode fazer a salada usando lulas ou polvo, em vez de chocos.
  • Pode servir a salada decorada com algumas azeitonas pretas.
Artigo anteriorSalada de marisco fácil
Próximo artigoSalada de búzios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes