As saladas querem-se simples, de modo a que fiquem prontas em poucos minutos. AO mesmo tempo, todos apreciamos refeições cheias de sabor, pelo que, para além da simplicidade, uma boa salada deve ter também muito sabor. E é esse o caso desta salada de lulas que hoje lhe deixamos.
Com apenas alguns ingredientes, será capaz de fazer esta maravilhosa receita, que pode ser usada como complemento a outros pratos ou mesmo como prato principal (acompanhada de algo como as batatas gratinadas com emmental), para aqueles dias em que não tem tanta fome ou vontade de cozinhar. Temos a certeza de que a sua salada de lulas vai ser um autêntico sucesso em sua casa, não importa qual é a ocasião.
Dicas para cozinhar as lulas da sua salada de lulas
Antes de cozinhar a lula, é preciso comprá-la! Se nunca cozinhou lulas antes, provavelmente também nunca as comprou, por isso pensámos que talvez quisesse algumas dicas, para assim ter uma salada de lulas perfeita.
A primeira escolha que irá encontrar é se deve comprar lulas frescas ou congeladas. Isto depende, em última análise, da sua preferência e da origem da lula, mas eis a nossa opinião sobre ambas:
Lulas frescas:
Muitas pessoas dirão que a lula fresca é a melhor e mais autêntica forma de fazer as coisas. E, de certa forma, têm razão. No entanto, só se obtém lula fresca se se viver junto ao mar e, mesmo assim, a frescura da lula pode ser questionável. A menos que saiba a 100% que a lula é fresca e de boa qualidade, não vale a pena correr o risco. Especialmente porque pode haver muitos problemas causados por lulas “frescas” que acabam por não ser assim tão frescas.
Lulas congeladas:
A lula congelada pode ter um sabor igualmente bom, especialmente porque foi congelada pouco tempo depois de ter sido apanhada. O melhor da lula congelada é que é cómoda e fácil de comprar. Vem com a data em que foi congelada e é garantido que não terá quaisquer problemas com ela na sua salada de lulas.
O passo seguinte, antes de cozinhar as lulas, é prepará-las. Se comprou lulas congeladas, estas já vêm cortadas em pedaços, o que facilita muito as coisas.
Se tiver de a cortar você mesmo, terá de cortar cada tentáculo na base e depois em pedaços mais pequenos. No caso das lulas congeladas, é necessário descongelá-las antes de as cozinhar. Pode descongelá-las no frigorífico durante cerca de 8 horas (recomendamos que a deixe descongelar durante a noite) .
Guia passo a passo sobre como cozinhar lulas para a sua salada de lulas
A lula pode ser cozinhada de muitas maneiras nesta salada, podendo usar qualquer método para além do que lhe indicamos na receita. No entanto, como esta pode ser a sua primeira tentativa de cozinhar lula, vamos manter as coisas simples. Aqui estão algumas das formas mais comuns de cozinhar lulas.
Cozer a lula:
Esta é talvez a forma mais fácil de cozinhar lulas e requer muito pouco esforço. Não é o resultado mais saboroso, mas muitas pessoas gostam de a cozinhar assim antes de a terminar com um método diferente para lhe dar mais sabor. Eis como o fazer:
- Encha uma panela com água (o tamanho depende da quantidade de lulas que está a cozinhar para a sua salada de lulas) e deixe ferver.
- Introduza os pedaços de lula na panela e tape-a com a tampa.
- Coza as lulas durante cerca de 30 a 45 minutos. Deve testar a lula com um garfo de 15 em 15 minutos, aproximadamente, para controlar o progresso.
- Quando as lulas estiverem tenras e puderem ser facilmente espetadas com o garfo, estão prontas a servir!
Grelhar as lulas:
Esta é uma ótima forma de cozinhar a lula, pois dá-lhe muito sabor! Eis como o fazer:
- Cubra as lulas com azeite e os temperos da sua preferência (recomenda-se sal, alho e pimenta).
- Colocar a lula num grelhador ou frigideira e cozinhe durante cerca de 5 minutos, virando-as uma vez. As lulas estão prontas a servir!
Faça a sua salada de lulas e maravilhe-se com o seu sabor e facilidade de preparo. Bom apetite!

Salada de lulas
Ingredientes
- 4 lulas frescas
- 1 pimento vermelho
- 2 dentes de alho picados
- 8 azeitonas verdes
- 3 hastes de coentros
- Q.b. de sal, azeite e sumo de limão
Preparação
- Comece por limpar bem as lulas. Depois, corte-as em rodelas e seque-as bem.
- Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite. Refogue os alhos um minuto, e depois adicione as lulas. Deixe saltear por cinco minutos.
- Retire as lulas da frigideira e reserve.
- Grelhe o pimento num grelhador de fogão, até que a pele fique preta. Depois, retire a pele e corte o pimento em cubos.
- Numa saladeira, coloque as lulas, o pimento e as azeitonas descaroçadas. Tempere com sal a seu gosto.
- À parte, misture 2 colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de sumo de limão, e os coentros picados. Mexa bem, e regue a salada com este tempero. Sirva de imediato.
Dicas
- Pode juntar outros ingredientes à sua salada, como tomate, espinafres ou pepino.
- Se quiser, pode guardar a salada umas horas no frigorífico, antes de a servir.
- Pode substituir os coentros por outra erva da sua preferência, como salsa.