Salada de maçã e aipo simples

Mais populares

Costumamos usar ingredientes menos doces nas saldas, mas a verdade é que o doce das frutas combina muito bem com este tipo de pratos, criando-se assim combinações verdadeiramente incríveis. Um bom exemplo disto é o desta salada de maçã e aipo, muito fácil de fazer e saborosa.

Uma das frutas mais usadas em pratos salgados é a maçã, pela sua textura tão particular e pelo toque doce que traz às receitas em que é usada. E quando combinada com algo mais aromático, como é o caso do aipo, a receita tem tudo para ser um sucesso. Para ajudar, esta salada é também muito fácil de fazer e usa poucos ingredientes, pelo que se tornará uma das suas saladas de referência para qualquer refeição.

O uso da maçã

Como já referimos, a maçã tem uma doçura natural que torna o seu uso muito apelativo numa grande variedade de pratos, sendo muito usada em doces (como a nossa salada de frutas com leite condensado) e em bebidas (como o sumo de maçã caseiro). Mas a verdade é que essa mesma doçura é também bem-vinda em pratos salgados, até porque ajuda a equilibrar os diferentes sabores.

Para além disso, a maçã tem uma textura muito particular, que combina muito bem com os mais diversos ingredientes. Portanto, poucas são as receitas em que este ingrediente é usado em que não se note uma textura melhorada e muito apelativa. E esta salada de maçã e aipo não é, de todo, a exceção.

O aipo

Pode ser considerado um ingrediente algo controverso, que ou se ama, ou se odeia. Apesar disso, é uma presença relativamente comum na nossa gastronomia. Podem ser aproveitadas todas as partes do aipo, embora a raiz e as folhas sejam mais usadas em sopas e o caule, por ser mais crocante, seja mais usado em saladas. Aliás, nesta salada de maçã e aipo, recomendamos isso mesmo, porque a textura do caule do aipo complementa muito bem a textura da maçã.

As nozes

Para além de dar uma cor diferente a esta salada, as nozes têm também a função de trazer algum crocante à receita. É claro que, se preferir, pode usar outros frutos secos em sua substituição, como as amêndoas e a avelã. Pode também usar uma mistura de frutos secos à sua escolha. Seja qual for a opção, o importante é que este elemento traga um toque ainda mais crocante à sua salada de maçã e aipo.

A decoração

Ao contrário de uma salada dita tradicional, esta receita não usa azeite nem vinagre para tempero, usando-se apenas a chia como toque decorativo que traz alguma cor ao prato de servir. Em alternativa, pode usar outras sementes à sua escolha, como sementes de girassol, que são muito nutritivas.

No entanto, pode sempre optar por cobrir a sua salada com um pouco de queijo feta, que é salgado e que combina muito bem com todos os ingredientes da salada. Pode também fazer uma cama de alface numa saladeira e colocar por cima a sua salada de maçã e aipo, incorporando assim a alface na receita de uma forma decorativa.

Fazer uma salada de maçã e aipo é muito simples, até porque a receita não usa muitos ingredientes. Além disso, os seus sabores são uma mistura perfeita do doce e do aromático, sem que haja algo em excesso no resultado final. É por isso que temos a certeza que esta se vai tornar uma das suas saladas preferidas, à qual recorrerá muito seja em ocasiões de festa, seja no dia-a-dia. Se ficou com vontade de experimentar, siga as indicações que lhe deixamos abaixo e prepare-se para uma explosão de sabor. Bom apetite!

Salada simples de maçã e aipo

Uma salada com um sabor muito original
Preparação 2 mins
Cozedura 3 mins
Total 5 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 maçãs
  • 2 talos de aipo
  • 8 nozes
  • Q.b. de sementes de chia

Preparação
 

  • Descasque a maçã e corte-a em cubos pequenos. Coloque os pedaços numa taça.
  • Retire a rama do aipo e corte-o em fatias bem finas. Coloque também na taça, e leve tudo ao frigorífico durante uma hora.
  • Por fim, corte as nozes em pedaços e junte à maçã e ao aipo. Cubra com sementes de chia a seu gosto.

Dicas

  • Pode usar um pouco de feta para dar um toque diferente e mais salgado à sua salada.
  • Se quiser, pode fazer uma cama de alface e colocar por cima a salada de maçã e aipo.
Artigo anteriorSalada de búzios
Próximo artigoSalada americana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes