Salada de manga, camarão e abacate

Mais populares

As saladas são a forma perfeita de nos mantermos nutridos e hidratados nos dias mais quentes, já que são refrescantes e ricas em sabor. Se está á procura de uma nova receita para juntar às refeições semanais, deixamos-lhe esta salada de manga, camarão e abacate, para que a possa experimentar.

Os resultados são simplesmente surpreendentes, contando com o toque do exotismo dado pela manga e pela combinação dos diferentes sabores no prato. Além disso, este é um daqueles pratos que é naturalmente apelativo para os olhos, pelas diferentes cores dos alimentos que estão presentes, pelo que é virtualmente impossível que a sua salada fique com mau aspeto . parte da razão porque é um prato tão popular em reuniões de amigos e festas.

O camarão

É o único componente que deve ser cozinhado nesta salada de manga, camarão e abacate. Pode optar por cozinhá-lo mesmo antes de fazer a sua salada, ou, se prefere uma versão ainda mais refrescante, pode cozê-lo atempadamente e deixá-lo arrefecer no frigorífico até estar pronto para fazer a salada. Tem também a opção de comprar o camarão já cozinhado, algo que se encontra com bastante facilidade nos supermercados e que lhe vai reduzir bastante o tempo de preparação da receita.

A base da salada de manga, camarão e abacate

Apesar da combinação de diferentes sabores exóticos do resultado final, esta salada tem uma base bastante tradicional. Iremos usar a cebola e a alface como uma “cama” onde se depositarão os restantes ingredientes, dando o mote para todo o perfil de sabores deste prato. Mas, se quiser, pode trazer mais variedade à receita usando uma mistura de alfaces ou até outros vegetais, como a rúcula, os espinafres ou o agrião. O uso da cebola é também totalmente opcional, embora esta traga um toque de frescura e a sua textura caraterística à salada.

O tempero

Com a base já feita e colocados os restantes ingredientes por cima dela, está na altura de temperar a sua salada de manga, camarão e abacate. Para esse efeito, vamos utilizar sal, pimenta, orégãos, azeite e sumo de limão. Comece por temperar com o sal e a pimenta, juntando-lhe depois os orégãos. Por fim, regue com o azeite e o sumo de limão, e a sua salada estará pronta. É claro que pode fazer algumas substituições consoante os seus gostos, trocando os orégãos por outras ervas aromáticas da sua preferência, ou usado mais ou menos quantidade de sumo de limão na salada. Também pode dar mais vida ao prato usando algum molho, como o nosso molho à espanhola, o molho de coentros ou o versátil molho vinagrete tradicional.

Algumas adições à sua salada

É claro que pode sempre adicionar outros ingredientes da sua preferência a esta salada de manga, camarão e abacate. Assim, recomendamos alimentos como o tomate, o pepino ou a cenoura ralada para o efeito, assim como decorações como azeitonas ou até um pouco de queijo da sua escolha. Outra adição muito interessante são os frutos secos, que combinam muito bem com os sabores presentes nesta receita e que darão uma textura ainda mais interessante a cada garfada. Opções como as nozes e as amêndoas são uma boa ideia, mas qualquer fruto seco terá esse efeito.

Se ficou com água na boca ao ler a nossa descrição, está na altura de reunir os ingredientes necessários (e as suas adições, caso queira) e seguir esta receita, recriando a salada de manga, camarão e abacate em sua casa. E, se o fizer, não se esqueça de partilhar connosco as suas opiniões e sugestões quanto aos resultados, deixando-nos um comentário. Bom apetite!

Salada de manga, camarão e abacate

Uma salada refrescante e rica em sabor
Preparação 5 mins
Cozedura 10 mins
Total 15 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 12 camarões médios
  • 2 mangas maduras
  • 2 abacates maduros
  • 1 cebola
  • 1 alface
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Qb de sal, pimenta e orégãos

Preparação
 

  • Coza o camarão em água a ferver, durante 5 minutos. Retire e reserve.
  • Corte a cebola em lâminas e o abacate e a manga em pedaços.
  • Lave a alface e coloque-a numa saladeira. Cubra com a cebola, a manga e o abacate.
  • Junte o camarão e tempere tudo com sal, pimenta e orégãos a seu gosto.
  • Regue com o sumo de limão e o azeite e mexa bem antes de servir.

Dicas

  • Se quiser, pode juntar outros ingredientes à sua salada, como milho ou tomate.
  • Pode usar menos sumo de limão e azeite no tempero, consoante o seu gosto.
  • Substitua os orégãos por outra erva aromática a seu gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes