Por vezes, só nos apetece uma salada refrescante, especialmente nos dias de maior calor. Se é esse o caso, temos a solução: esta deliciosa e rápida salada de pepino e tomate, que sabe bem no verão, mas que é ideal durante o ano inteiro. Siga o passo a passo e recrie esta receita em sua casa.
Afinal, esta é uma daquelas saladas que. com apenas alguns ingredientes, consegue criar um complemento refrescante, cheio de sabor e cor e delicioso, que acompanha muito bem todo o tipo de ingredientes e de receitas. Não é por acaso que esta é uma das saladas mais populares na mesa de muitas famílias portuguesas – esta salada de pepino e tomate agrada e muito a todos os que a provam.
O pepino
Este vegetal nutritivo e baixo em calorias é muito rico em água, antioxidantes e minerais, tornando-o um alimento bastante popular um pouco por todo o mundo. Como é constituído por 95% de água, ajuda a manter a hidratação no nosso corpo, o que é particularmente relevante no verão. Além disso, ajuda a manter a excelente saúdo do sistema cardiovascular, controla a diabetes, melhora a digestão e alivia a prisão de ventre.
O pepino pode ser consumido em cru, fazendo parte de sumos e saladas, como é o caso desta receita de salada de pepino e tomate. No entanto, deve-se ter em conta que nem todas as pessoas são capazes de digerir o pepino de forma eficiente, pelo que, nesses casos, se recomenda que se retire a casca, para favorecer a sua digestão.
O tomate
Contém poucas calorias e é rico em fibras e vitaminas, sendo um dos alimentos mais usados na nossa culinária. Para além de o consumirmos em saladas, é também a base de muitos molhos e de muitos pratos tradicionais. O tomate ajuda a revenir problemas cardiovasculares, fortalece o nosso sistema imunitário, melhora a saúde dos ossos e previne doenças no fígado. É, portanto, um daqueles alimentos indispensáveis para a manutenção de uma boa saúde.
O molho
Para esta salada de pepino e tomate, vamos usar como tempero um molho simples, feito com vinagre, azeite, sal e orégãos. No entanto, pode sempre optar por adaptar este molho aos seus gostos, usando menos vinagre e mais azeite, ou usando apenas azeite. Também pode substituir os orégãos por outra erva aromática da sua preferência.
Outra excelente alternativa é mudar completamente o molho, usando uma das nossas receitas. Algumas excelentes sugestões, que combinam muito bem com esta salada de pepino e tomate, são o molho de azeitonas rápido, o molho verde rápido, o molho vinagrete tradicional e o molho de limão, azeite e mostarda. Todas as receitas são bastante simples e rápidas, ficando prontas no espaço de minutos.
Adicionar ingredientes
Pode sempre adicionar outros ingredientes à sua salada de pepino e tomate, para a tornar ainda mais completa e ao seu gosto. Por exemplo, pode usar um pouco de cenoura ralada ou de milho doce para dar mais cor ao prato. Também pode optar por servir numa cama de alface ou de uma mistura de vegetais, como espinafres, rúcula e agrião. Por fim, pode sempre adicionar ingredientes como frutos secos picados ou até mesmo queijo para complementar a sua salada. Algumas boas opções são o queijo mozarela, o queijo de cabra ou um pouco de queijo feta.
Siga as nossas instruções e faça uma salada de pepino e tomate ainda hoje, em sua casa, com pouco trabalho, mas com grandes resultados. Temos a certeza de que vai querer repetir muitas mais vezes, seja na versão que lhe deixamos, seja adicionando outros ingredientes ao prato. Bom apetite!

Salada de pepino e tomate
Ingredientes
- 2 pepinos
- 1/2 cebola
- 3 tomates
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1/2 colher de sopa de azeite
- Qb de sal e orégãos
Preparação
- Corte o pepino em rodelas, e depois novamente ao meio. Corte também o tomate em pedaços, assim como a cebola.
- Coloque estes ingredientes num prato de servir e tempere com sal a seu gosto.
- À parte, misture o vinagre, azeite e orégãos. Regue a salada com esta mistura e sirva.
Dicas
- Se preferir, pode usar apenas azeite para temperar a sua salada.
- Se não gosta de cebola, pode usar cenoura ralada para dar mais cor à salada.
- Pode substituir o orégão por outras ervas aromáticas a seu gosto.