O verão combina muito bem com grelhados, perfeitos para dar um toque diferente aos mais diversos ingredientes. Nesta receita, mostramos-lhe como pode fazer uma tradicional salada de pimento grelhado, que combina muito bem com esta época do ano e que fica bem a acompanhar outros grelhados.
Além disso, esta salada não é muito difícil de recriar em sua casa e acompanha bem com os mais diversos pratos. É por isso que temos a certeza que, uma vez que a prove, vai querer repetir a experiência muitas mais vezes. O toque de sabor e de cor que esta salada de pimento grelhado traz a qualquer mesa é muito apelativo e do agrado de todos.
O pimento
Quando pensamos em pimentos, pensamos no verão e em grelhados. Afinal, este alimento combina muito bem com eles! Para esta receita, irá utilizar dois tipos de pimento: o verde e o vermelho. No entanto, pode sempre utilizar diferentes cores, comprando, por exemplo, um mix de pimentos no supermercado. Poderá perguntar-se se a única diferença está na cor. Sim, essa é uma das diferenças, com diferentes cores a trazer mais vivacidade ao prato. Mas a principal diferença é o sabor, com os pimentos vermelhos e amarelos a terem um sabor mais adocicado e suave que os pimentos verdes. Ao utilizar um mix, não só dá cor ao prato como o torna ainda mais saboroso, dando-lhe nuances diferentes – tudo isto usando o mesmo ingrediente!
Tem sempre a opção de comprar os pimentos já grelhados no supermercado, mas recomendamos que o faça em casa, até porque é um processo que não demora muito tempo. Coloque os pimentos na grelha quente, até eles ficarem com a pele preta. Depois, guarde-os num saco bem fechado durante dez minutos. Isto vai ajudar a que a pele seja mais fácil de se retirar. Uma vez tirada a pele, basta partir o pimento em pedaços e continuar com a preparação da sua salada.
Os complementos
É claro que pode servir os pimentos grelhados sem mais qualquer complemento para além de um pouco de sal, ervas e azeite. Mas a verdade é que o seu sabor brilha ainda mais quando combinado com outros ingredientes, como o tomate e a alface. Eles servirão de base para os seus pimentos e darão um toque crocante e fresco à sua salada de pimento grelhado. Também pode utilizar rodelas de cebola (ou cebola picada) por cima dos pimentos, uma vez que esta ajudará a refrescar o prato e realçará os restantes sabores da melhor forma. Outras boas opções de complementos para a salada são o pepino em rodelas ou pedaços e as azeitonas em rodelas.
O tempero
Use um pouco de sal e de azeite para temperar a sua salada. Pode também adicionar outros sabores, como a pimenta preta moída e um pouco de cebolinho picado (ou outra erva aromática do seu gosto). O sumo de limão é também uma boa opção. Vá provando a sua salada à medida que a tempera, para garantir que o prato fica com sabores equilibrados.
Como acompanhar esta salada de pimento grelhado
A sua salada de pimento grelhado vai combinar muito bem com qualquer tipo de prato, seja de peixe ou de carne, e especialmente com grelhados. No entanto, gostamos bastante da combinação com o peixe, e, por isso, sugerimos-lhe particularmente que experimente esta salada com a nossa dourada assada na brasa, os nossos camarões fritos com cerveja ou os nossos bifes de atum de cebolada.
Esta salada de pimento grelhado é muito fácil de fazer e traz mais sabor e cor à sua mesa. Se ficou com vontade de experimentar, siga a receita e delicie-se com o resultado. Bom apetite!

Salada de pimento grelhado
Ingredientes
- 1/2 pimento verde assado
- 1/2 pimento vermelho assado
- 1/2 cebola pequena
- Q.b de alface, tomate, sal e azeite
Preparação
- Retire a pele aos pimentos e desfie-os com as mãos. Reserve.
- Numa saladeira, coloque um pouco de alface e tomate. Coloque por cima os pimentos e a cebola em rodelas.
- Tempere a seu gosto com sal e azeite.
Dicas
- Para asar os pimentos, coloque-os num grelhador até a pele estar preta. Depois, coloque-os num saco fechado durante 10 minutos, antes de lhes tirar a pele.
- Esta salada acompanha muito bem as tradicionais sardinhas assadas.