Esta salada tornou-se já um clássico por todo o mundo, embora com alguns ingredientes alterados da original, como as anchovas, substituídas entretanto por atum na maioria das receitas. Se quiser recriar a nossa versão de uma salada niçoise fácil, siga as nossas indicações e delicie-se!
A salada Niçoise é uma deliciosa salada francesa com atum, batata, tomate, feijão verde fresco, ovos cozidos, e azeitonas numa cama de verduras. É uma ótima refeição de verão que pode vestir com outros vegetais como espargos, se quiser, tornando-a ainda mais sua! Pode ser adicionado atum fresco cozinhado ou enlatado. Durante décadas, os tradicionalistas e inovadores têm discordado sobre quais os ingredientes a incluir; por exemplo, os tradicionalistas excluem vegetais cozinhados.
A salada pode incluir pimentos vermelhos crus, chalotas, corações de alcachofra e outros vegetais crus sazonais. Feijão verde cru colhido na primavera, quando ainda é jovem e estaladiço, pode ser incluídos. No entanto, feijão verde cozido e batatas são normalmente servidos em variações de salada niçoise que são populares em todo o mundo, como é o caso da receita que hoje lhe deixamos.
História da salada niçoise
A versão conhecida em Nice no final do século XIX era uma combinação básica de tomate, anchovas e azeite, descrita como “comida simples para pessoas pobres”. Ao longo do tempo, outros ingredientes frescos e na sua maioria crus foram adicionados à salada, tal como servida em Nice. Uma receita de 1903 de Henri Heyraud, publicada num livro chamado La Cuisine à Nice incluía tomates, anchovas, alcachofras, azeite, pimentos vermelhos e azeitonas pretas, mas excluía atum e alface. O molho incluía azeite, vinagre, mostarda e ervas finas.
Uma organização chamada Cercle de la Capelina d’Or, liderada durante muitos anos por Renée Graglia até à sua morte em 2013[8], continua a protestar contra o desvio das receitas tradicionais locais. O grupo, que certifica restaurantes em Nice, rejeita ingredientes normalmente incluídos como feijão verde e batatas, bem como inovações como a inclusão de milho doce, maionese, chalota e limão.
A questão dos ingredientes apropriados para uma salada niçoise é há muito objeto de debate e até de controvérsia. A cozinheira britânica Nigella Lawson observou que “todos parecem ter uma opinião muito forte sobre o que deve ou não ir para uma Salada Niçoise”. O cozinheiro e autor de livros de cozinha Auguste Escoffier (1846-1935), nascido em Villeneuve-Loubet, perto de Nice, acrescentou batatas e feijão verde à receita original, uma inovação que permanece controversa como uma “ideia questionável” um século mais tarde. Seja como for, iremos usar esses mesmos ingredientes, até porque são convenientes e muito saborosos!
Hoje, esta salada é servida em muitas casas, seja sozinha, seja acompanhada de outros pratos, como a quiche de espinafres e bacon e os pimentos recheados com queijo. Pode também ser servida com algum tipo de molho, como o molho de azeitonas rápido ou o molho vinagrete tradicional.
Preparar a salada Niçoise com antecedência
Pode fazer a salada inteira antes de servir, mas sinta-se à vontade para preparar estes ingredientes um dia antes do tempo. Traga primeiro os ingredientes refrigerados à temperatura ambiente.
- Coza os ovos um dia antes e refrigere. Descasque e parta imediatamente antes de servir.
- Coza as batatas um dia antes. Não corte até mesmo antes de servir. Em vez disso, cubra-as bem e leve ao frigorífico.
- Cozinhe o feijão verde com um dia de antecedência. Cubra-o bem e refrigere-o.
O melhor atum para esta salada
Utilize um atum em conserva de qualidade , para que o seu sabor faça a salada brilhar ainda mais. Os bifes de atum recém cozinhados não são tradicionais nesta salada, mas se gosta de um bom bife de atum assado, vá em frente, porque o seu sabor também fica muito bom!
Se ficou com água na boca, experimente esta receita ainda hoje – temos a certeza de que vai adorar. Bom apetite!

Salada Niçoise fácil
Ingredientes
- 2 batatas
- 6 vagens
- 2 ovos
- 6 tomates cereja
- 1 lata de atum
- 6 azeitonas
- Qb de sal e azeite
Preparação
- Descasque e fatie as batatas. Leve-as a cozer, juntamente com as vagens, até estarem prontas.
- Coloque os ovos a cozer ao mesmo tempo.
- Quando tudo estiver pronto, coloque as batatas, as vagens e os ovos descascados e partidos em pedaços numa saladeira.
- Acrescente o atum, o tomate cereja e as azeitonas.
- Tempere com sal e azeite e sirva de imediato.
Video
Dicas
- Se quiser, pode não usar batata na sua receita, ou pode substituí-la por batata doce.
- A receita original usava anchovas e não atum, pelo que se quiser, pode fazer essa troca.
- Também pode usar atum fresco na preparação da receita.