Salada russa com fiambre

Mais populares

A salada russa é já um clássico nas nossas casas, porque é muito fácil de fazer e combina bem com qualquer tipo de prato. Mas hoje, deixamos-lhe uma versão com um toque diferente, mas muito saboroso. Apenas terá de seguir as nossas indicações para recriar a nossa salada russa com fiambre em sua casa.

E não se preocupe porque, tal como no caso da salada russa tradicional, esta versão não usa demasiados ingredientes e tem um sabor muito apelativo. Vai ser o fiambre que lhe vai dar um pouco mais de cor e de vida, trazendo um toque um pouco mais salgado ao conjunto dos legumes, que combina muito bem e nos seduz a cada garfada. Aliás, temos a certeza que esta salada russa com fiambre se vai tornar uma das suas preferidas!

A base da salada russa

Iremos utilizar a base de uma salada russa tradicional, feita com batata, cenoura, ovos e ervilhas. As ervilhas poderão ser frescas ou de lata, consoante o que tiver em casa. Quanto aos ovos, devem ser cozidos em água abundante, até estarem firmes. Depois, terá de remover a casca e parti-los em pedaços. Já as batatas e as cenouras devem ser descascadas, cortadas em cubos pequenos e serem cozidas em água abundante com um pouco de sal. Este trabalho de preparação é bastante simples e servirá de base para toda a receita de salada russa com fiambre. Uma vez tendo tudo pronto, basta colocar estes ingredientes numa saladeira e seguir com as indicações da receita.

Se preferir poupar um pouco de tempo no que toca aos legumes, ou se quiser dar mais variedade à sua salada, pode sempre utilizar uma macedónia de legumes já pré-preparada. Apenas terá de seguir as instruções do fabricante quanto à sua preparação. Mesmo assim, deverá ter de fazer as batatas à parte, porque a maioria destas macedónias não trazem batata.

O fiambre

Poderá encontrar fiambre já partido em cubos à venda em supermercados. Tratam-se de cubos bem altos e grossos, perfeitos para este tipo de preparação ou para outras saladas e pratos. Caso não encontre, poderá pedir no supermercado que cortem o fiambre em fatias mais grossas, que depois pode cortar em cubinhos em sua casa.

A maionese

É uma parte muito importante desta receita de salada russa de fiambre, já que vai ser a maionese a unir os diferentes ingredientes e sabores. Não tenha medo de usar uma boa quantidade deste ingrediente, até porque o que se pretende é que cubra toda a salada de forma uniforme. Assim, a cada garfada, terá o sabor da maionese misturado com o dos restantes ingredientes.

Se quer fazer algo diferente na sua salada russa com fiambre, pode sempre optar por uma maionese com um sabor especial. Existem algumas versões à venda em supermercados, mas pode fazer também em casa a sua maionese picante ou uma maionese caseira sem ovo.

Como pode adaptar esta receita?

Existem muitas formas de adaptar esta salada russa com fiambre ainda mais aos seus gostos e aos da sua família. Para começar, pode utilizar uma imensa variedade de legumes na preparação, o que lhe dá espaço para escolher os seus preferidos. Depois, para além do fiambre, pode utilizar ingredientes como rodelas de azeitona preta para dar cor ao prato. Por fim, a maionese é uma boa forma de inovar. Decore tudo com ervas aromáticas a seu gosto e terá um prato ainda mais personalizado!

Portanto, reúna os diferentes ingredientes, siga as nossas indicações e delicie-se com os resultados desta incrível salada russa de fiambre. Temos a certeza de que vai adorar a experiência. Bom apetite!

Salada russa com fiambre

Uma salada com um sabor rico e um colorido especial
Preparação 10 mins
Cozedura 10 mins
Total 20 mins
Refeição Saladas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 5 batatas
  • 4 cenouras
  • 2 ovos cozidos
  • 300 g de ervilhas em lata
  • 5 colheres de sopa de maionese
  • 100 g de cubos de fiambre
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Descasque as batatas e as cenouras e corte-as em cubos pequenos. Leve a cozer numa panela com água e sal.
  • Escorra os vegetais e reserve. Depois, corte o ovo em pedaços pequenos e reserve também.
  • Por fim, coloque todos os ingredientes numa saladeira, temperando a gosto com sal e pimenta e cobrindo com a maionese. Mexa bem e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode usar uma macedónia de legumes em lata ou congelada para fazer a sua salada russa.
  • Para dar um colorido diferente ao prato, use um pouco de milho.
  • Use ervas aromáticas, como salsa ou cebolinho, para dar um toque diferente a este prato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes