Por vezes, existem situações em que queremos celebrar com os nossos amigos e família e, para isso, gostamos de ter uma mesa farta. Mas não é apenas de comida que se faz uma mesa assim, não é verdade? É nestas alturas que algumas receitas de bebidas, que sejam fáceis de fazer mas saborosas, são muito úteis. E é nessas alturas que esta sangria de espumante brilha!
Afinal esta bebida utiliza poucos ingredientes e pode ser totalmente personalizada ao seu gosto e ao dos seus convidados. Portanto, é um daqueles truques que convém sempre ter na manga. E, se acha que fazer uma sangria é algo de muito complicado e trabalhoso, não se preocupe, porque não é isso que acontece. Em apenas alguns minutos terá à sua bebida pronta a ser servida e apreciada por aqueles que ama.
Os frutos
Na receita de sangria de espumante que lhe deixamos abaixo, vamos usar apenas duas frutas: laranjas e morangos. Ambas vão trazer muito sabor à sua receita, além de alguma cor. No entanto, pode sempre usar outras frutas de que goste, como framboesas, limão, limas e mirtilos, entre muitas outras opções. Não tenha medo de arriscar e de trazer as suas frutas preferidas para esta bebida, porque os resultados são sempre muito deliciosos e refrescantes.
As bebidas alcoólicas
É claro que, na sangria de espumante, a estrela principal vai ser precisamente essa bebida. Mas, com ela, iremos também usar vinho do Porto, de modo a conseguirmos um sabor ainda mais agradável. Apesar de lhe recomendarmos o uso de vinho do Porto branco, também pode usar tinto, caso prefira. Em alternativa, também pode substituir o vinho por rum ou por um licor da sua preferência. Se procura algo diferente para a sua sangria de espumante, recomendamos-lhe as nossas receitas de licor caseiro, como o licor de frutos vermelhos, o licor de canela aromático ou o licor de pêssego.
Um toque de sabor
Para além da fruta e das bebidas, a sua sangria de espumante vai ter algum sabor vindo de outros elementos, como é o caso do pau de canela e da hortelã. Estes dois elementos combinam muito bem e são perfeitos para conjugar os diferentes elementos presentes na sua bebida. No entanto, pode sempre optar por não os utilizar, ou por usar outras especiarias e ervas no seu lugar. Por exemplo, pode usar algumas estrelas de anis para dar um sabor ainda mais original à sua bebida.
O tempo de frio
A sangria deve ser servida bem fria, pelo que deverá guardar o espumante e a água tónica no frigorífico antes de os juntar aos restantes elementos. Recomendamos também que guarde a mistura de vinho e frutas no frigorífico até ser altura de lhe juntar o espumante, para que tudo esteja realmente frio quando chegar a hora de servir. Se quiser, também pode juntar uns cubos de gelo ao jarro, para manter o frio durante mais tempo enquanto a bebida estiver na mesa. Outra opção original é fazer cubos gelados de espumante, que vão permitir que refresque a sua bebida sem que para isso tenha que alterar o seu sabor.
Servir a sangria de espumante
Pode servir a sua sangria nos mais diversos copos, consoante a sua preferência. No entanto, para mantermos alguma da elegância do espumante, recomendamos que sirva a bebida num copo alto e largo, para que cada convidado tenha diferentes elementos no seu copo, o que o torna sempre mais apelativo ao olhar.
Fazer uma sangria de espumante não tem nada de complicado, podendo ser feita quer por quem tem experiência culinária, quer por quem é principiante nesse mundo. Bom apetite!

Sangria de espumante
Ingredientes
- 1 garrafa de espumante fresca
- 2 laranjas
- 200 g de morangos congelados
- 2 dl de vinho do Porto branco
- 1 água tónica fresca
- 2 paus de canela
- 1 ramo de hortelã
Preparação
- Comece por descascar as laranjas e parti-las em gomos, tendo o cuidado de retirar as partes brancas.
- Deite os gomos num jarro alto, e junte-lhes os morangos cortados ao meio, a canela, a hortelã e o vinho do Porto. Misture bem e leve ao frio até servir.
- Antes de servir, junte o espumante e a água tónica. Volte a mexer e sirva a sua sangria bem fresca.
Dicas
- Pode usar outros frutos, como a lima, o limão e as framboesas, para dar mais vida à sangria.
- Pode substituir o Porto branco por rum ou um licor à sua escolha.