Sopa branca rápida

Mais populares

A sopa branca pode ser feita de diversas formas e usando os mais variados ingredientes, segundo os gostos e preferências de cada um. Hoje, deixamos-lhe a nossa versão, que usa couve-flor, batatas e cebola, que é muito fácil de recriar em sua casa e que tem um sabor especial que agrada a todos.

É claro que pode sempre personalizar a sopa segundo as suas preferências em termos de legumes. O importante é que o resultado seja de uma cor clara, para poder fazer jus ao nome. Afinal, nunca seria uma sopa branca se tivesse um ligeiro tom alaranjado dado pela presença de ingredientes como a cenoura.

Os ingredientes

Apesar de poder utilizar os ingredientes que preferir na sua sopa branca, a verdade é que nos não lhe recomendamos os legumes da receita à toa. Não só vão ajudar a dar a cor caraterística à sopa, como cada um tem uma função em termos de sabor e vai contribuir em muito para um resultado final bem harmonioso e perfeito em termos de texturas.

Para começar, a cebola é a base de muitos pratos da nossa gastronomia, desde as saladas (como a salada com pepino, tomate e cebola) aos pratos principais (como a feijoada de chocos). E isso acontece por algum motivo. Ou melhor, por vários motivos: para além de darem um sabor muito particular aos pratos em que é usada, a sua textura é muito agradável e a sua intensidade varia consoante é cozinhada ou não (e consoante o tempo de cozedura), o que permite criar pratos muito interessantes com ela.

O segundo ingrediente-estrela da sopa branca é as batatas, que não só ajudam a dar-lhe a cor, como também criam uma textura mais cremosa e enriquecem ainda mais a preparação. Quando pensamos em sopas cremosas, pensamos em batatas. Além disso, como são ricas em nutrientes e hidratos de carbono, as batatas vão tornar esta sopa branca ainda mais saciante.

Por fim, a couve-flor dá-lhe a cor, ajuda à textura cremosa e dá um sabor suave a esta sopa branca. Não é por acaso que este ingrediente é muito usado nas mais diversas preparações culinárias, com o destaque a dar-se para as sopas, já que muitas pessoas já se aperceberam da riqueza que a couve-flor traz a qualquer sopa ou creme.

O sal

Por muito que os ingredientes usados na preparação da receita tenham algum sabor natural, a verdade é que a batata e a couve-flor têm um sabor muito suave e que nem sempre se vai refletir a cem por cento no resultado final. Por isso, é importante que use sal durante a preparação da receita, de forma a realçar o sabor natural dos ingredientes e ajudar a que a sua sopa branca fique ainda mais saborosa. Procure atingir um equilíbrio em termos de uso do sal, até porque este não deve ser colocado em excesso. Para isso, poderá ir provando à medida que faz a sopa, retificando os temperos sempre que achar necessário.

Um toque final

A sopa branca costuma ser servida sem nada, ou, no máximo, com alguns ingredientes da mesma cor para dar uma textura diferente e um crocante muito apelativo, como é o caso das amêndoas. Mas pode sempre dar um sabor diferente à sua sopa usando ervas aromáticas, que pode polvilhar por cima da sua sopa antes de a servir. Opções como o cebolinho e a salsa ficam sempre bem.

Como vê, fazer uma sopa branca não tem muito que se lhe diga, embora os resultados, esses, ficarão na sua memória durante muito tempo. Se ficou com vontade de experimentar, siga as indicações que lhe deixamos abaixo. Bom apetite!

Sopa branca rápida

Uma sopa muito agradável e fácil de fazer
Preparação 5 mins
Cozedura 25 mins
Total 30 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1,5 l de água
  • 1 couve-flor média
  • 2 batatas médias
  • 2 cebolas grandes
  • 1 fio de azeite
  • Q.b. de sal

Preparação
 

  • Leve a água a lume, até ferver. Entretanto, corte em pedaços a couve-flor, as batatas e as cebolas.
  • Quando a água ferver, junte todos os ingredientes, temperando com sal a seu gosto. Deixe cozer até os ingredientes estarem moles.
  • Use uma varinha mágica para triturar a sopa. Regue com o fio de azeite e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode reservar alguns pedaços de legumes inteiros numa taça à parte, enquanto tritura a sopa, e depois juntá-los novamente à panela.
  • Aromatize ainda mais a sua sopa juntando-lhe um pouco de salsa picada.
Artigo anteriorSopa de couve roxa
Próximo artigoCreme de marisco caseiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes