Se há receita que aproveita ao máximo os legumes, é esta! A sopa da horta é a sopa perfeita para aproveitar os legumes que tenha por casa, já que é muito versátil. Pode usar qualquer tipo de legumes que prefira na sua preparação. Além disso, a receita é muito rápida e fácil de seguir, o que é sempre um bónus. Experimente a nossa sopa da hora, e verá que não vai querer outra coisa.
Afinal, esta sopa é cremosa, rica e vai-lhe permitir usar qualquer tipo de legume que tenha, podendo ser feita em qualquer ocasião e evitando assim o desperdício. Além disso, o seu sabor vai agradar a todos os que a provarem, mesmo aso mais pequenos, sendo uma boa forma de toda a família consumir mais vegetais (especialmente se emparelhar a sopa com uma salada, como a salada de delícias do mar). Portanto, não há motivos para não experimentar esta sopa da horta.
Sopa da horta: o consumo de vegetais faz bem
Vegetais é um termo amplo que se refere às partes comestíveis das plantas, que são geralmente as suas folhas, raízes, frutos, ou sementes. Os legumes são um alimento básico em todo o mundo e são uma parte fundamental da agricultura moderna.
Uma vez que são baixos em calorias mas altos em nutrientes, a maioria dos especialistas em saúde recomendam que se consumam diariamente legumes, em pratos como esta sopa da horta. Há um consenso científico de que uma dieta equilibrada e rotativa de diferentes variedades de vegetais é uma das melhores formas de obter nutrientes dos seus alimentos a partir de uma idade jovem.
Os vegetais estão cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais que proporcionam muitos benefícios importantes para a saúde do seu corpo. Por exemplo, as cenouras são conhecidas por serem muito altas em vitamina A, que desempenha um papel importante na saúde dos olhos, à medida que se envelhece.
Os legumes também oferecem muitos outros benefícios para a saúde, como por exemplo:
- Saúde digestiva melhorada. Os vegetais são uma boa fonte de fibra dietética, um tipo de hidratos de carbono que ajuda a passar os alimentos pelo seu sistema digestivo. Estudos mostram que a fibra também pode melhorar a absorção de vitaminas e minerais no organismo, o que pode potencialmente elevar os seus níveis diários de energia.
- Baixar a tensão arterial. Muitos vegetais de folhas verdes como couve, espinafre e acelga contêm potássio. O potássio ajuda os rins a filtrar o sódio do corpo de forma mais eficiente, o que pode reduzir a pressão sanguínea.
- Menor risco de doenças cardíacas. Os vegetais de folhas verdes também contêm vitamina K, que se acredita impedir que o cálcio se acumule nas suas artérias. Isto pode reduzir o risco de lesões arteriais e ajudar a prevenir muitas complicações de saúde cardíaca no futuro.
- Controlo da diabetes. Os vegetais da sopa da horta são particularmente ricos em fibras, o que é necessário para uma digestão ótima. Têm um baixo índice glicémico, pelo que o seu açúcar no sangue não subirá rapidamente após uma refeição.
Os legumes são uma rica fonte de folato, uma vitamina B que ajuda o seu corpo a fazer novos glóbulos vermelhos. O folato é especialmente importante para a saúde das crianças e pode também reduzir o risco de cancro e depressão.
Muitas variedades de vegetais podem ser encontradas em mercearias e lojas de alimentos saudáveis em todo o país. Podem ser comprados tanto em variedades orgânicas como em variedades cultivadas convencionalmente, e todos eles são perfeitos para a sopa da horta. Os especialistas recomendam uma dieta variada de legumes regularmente para maximizar o seu potencial nutritivo.
Os legumes são um alimento versátil que pode ser cozido a vapor, assado, misturado em fritar, e muito mais. São uma parte essencial das cozinhas de todo o mundo que são servidas como prato principal ou como acompanhamento em inúmeras receitas.
Experimente a nossa sopa da horta e nutra o seu corpo de uma forma saborosa. Bom apetite!

Sopa da horta
Ingredientes
- 500 g de abóbora
- 500 g de batatas
- 2 cebolas
- 500 g de feijão verde
- 1 pimento verde
- 300 g de tomate
- Qb sal, pimenta, água e azeite
Preparação
- Retire a pele ao tomate e corte-o em pedaços. Descasque os restantes legumes e corte-os em cubos pequenos.
- Coloque um pouco de azeite no fundo de uma panela e refogue a cebola até ficar translúcida. Depois, junte metade das batatas, metade da abóbora, o pimento e o tomate. Mexa bem.
- Cubra os legumes com água, deixando uma margem entre o topo da água e o topo dos legumes. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até estar tudo macio.
- Com a ajuda de uma varinha mágica, triture a sua sopa. Depois, volte a levar a panela a lume, acrescentando o feijão verde e as restantes batatas e abóbora.
- Deixe cozinhar durante mais 20 minutos, ou até as batatas estarem macias.
- Retifique os temperos, se necessário, desligue o fogão, e sirva a sua sopa.
Dicas
- Pode usar dois dentes de alho na preparação da sopa, partindo-os e juntando-os à panela quando juntar a cebola.
- Qualquer dos legumes pode ser substituído por outros que tenha por casa, com resultados igualmente bons.
- Para ainda mais sabor, cubra os legumes com caldo de legumes e não com água.
- Algumas pessoas gostam de juntar arroz a esta sopa, para uma refeição ainda mais completa. O arroz deve ser adicionado ao mesmo tempo que o feijão verde.
- Pode juntar algumas ervas aromáticas secas à sua sopa, como salsa, coentros ou até segurelha.