Sopa de alho francês

Mais populares

As sopas são a forma perfeita de iniciar uma refeição, e podem até ser servidas como refeição completa, naqueles dias em que nos apetece algo mais rápido e nutritivo. Para que tenha mais uma receita no seu arsenal, mostramos-lhe como fazer esta sopa de alho francês, simples mas muito saborosa.

Afinal, as sopas são a forma perfeita de nos mantermos hidratados, nutrindo ao mesmo tempo o nosso corpo, pelos seus nutrientes, e a nossa alma, pelo seu sabor tão reconfortante. Esta não é uma receita de grandes complicações, mas isso não quer dizer, de todo, que o resultado vai poupar em termos de sabor. Pelo contrário!

O alho francês

Legume de sabor suave e aromático, é uma presença frequente na nossa mesa, especialmente em sopas, uma vez que complementa muito bem os mais variados ingredientes. No entanto, pode sempre conhecer uma faceta diferente deste legume na nossa receita de alho francês à Brás, que lhe recomendamos fortemente.

Voltando à nossa sopa de alho francês, é importante que utilize legumes que não tenham um sabor demasiado acentuado, para que o alho francês consiga brilhar em todo o seu esplendor. As opções que lhe recomendamos nesta receita são excelentes para isso mas, caso queira fazer algumas substituições (ou adições), recomendamos também o uso de courgette ou de couve-flor.

A batata

As sopas de cariz mais tradicional da gastronomia portuguesa costumam incluir batata na sua preparação, já que esta traz mais riqueza ao prato e dá-lhe um toque cremoso. No entanto, é verdade que as batatas podem tornar o prato mais pesado, incluindo em termos nutricionais, pelo que muitas pessoas optam por cortar este ingrediente. Nesta sopa de alho francês, pode fazer isso mesmo, caso o pretenda, e os resultados continuarão a ser de excelência. Pode simplesmente cortar o uso da batata e seguir a receita como está descrita com os restantes ingredientes, ou substituir a batata por outro ingrediente da sua preferência.

A água

Vamos usar água nesta receita para fazer a sopa de alho francês, porque esta é a opção mais saudável e a que nos permite controlar melhor o sabor final, temperando tudo ao nosso gosto e medida. No entanto, se está á procura de uma sopa com um sabor ainda mais rico, pode usar a mesma quantidade de caldo de legumes, seja ele de compra ou caseiro. No entanto, tenha o cuidado de provar a sopa antes de a temperar com sal, porque os caldos já costumam ter sal adicionado. Dessa forma, garante que a sua sopa de alho francês não fica demasiado salgada, o que arruinaria a experiência de consumo.

A decoração

Para uma decoração mais simples, reserve um pouco do alho francês à parte, antes de triturar todos os ingredientes. Depois, basta voltar a adicionar o alho francês à panela da sopa, deixando ferver tudo durante mais 5 minutos. Com este método, irá trazer mais textura e cor ao resultado final. Em alternativa, pode usar coisas como ervas aromáticas picadas, croutons ou mesmo pedaços de queijo para dar um toque diferente e original ao seu prato. Use a imaginação e os ingredientes que tem por casa e verá que consegue criar decorações muito apelativas para a sua sopa, que melhoram a experiência de a consumir em termos visuais e de sabor.

Fazer uma sopa de alho francês não tem muito que se lhe diga, sendo este o prato ideal para começar uma refeição ou até mesmo para ser servido como prato principal, nos dias de menor fome. Para conseguir resultados excelentes, apenas tem que seguir as nossas indicações e, claro, deliciar-se com os resultados. Bom apetite!

Sopa de alho francês

Uma sopa saborosa e muito fácil de fazer
Preparação 5 mins
Cozedura 20 mins
Total 25 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 l de água
  • 2 cebolas médias
  • 2 batatas médias
  • 2 alhos franceses
  • 1 cenoura
  • 1 nabo
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Q.b. de sal

Preparação
 

  • Lave os legumes e prepare-os para a sopa, descascando-os ecortando-os em pedaços.
  • Coloque a água numa panela e jute os legumes e sal. Deixe ferver e depois reduza o fogo para lume médio-baixo até os legumes estarem cozinhados.
  • Use uma varinha mágica para triturar a sua sopa. Se necessário, junte-lhe um pouco mais de sal. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se preferir, pode não usar batata na receita e substituir os legumes recomendados por outros ao seu gosto.
  • Para decorar, pode reservar um pouco do alho francês e colocar na sopa depois de esta estar passada. leve a ferver mais 5 minutos e sirva.
Artigo anteriorSopa fria de melancia
Próximo artigoSopa de nabiças

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes