Sopa de bacalhau à alentejana

A não perder

Existem mil e uma formas de usar o bacalhau na nossa gastronomia, sempre com excelentes resultados. Uma das formas mais simples, mas também mais deliciosas de comer bacalhau, é em sopas. Esta sopa de bacalhau que aqui lhe deixamos é muito saciante, graças ao pão, e é rica em sabor, graças ao bacalhau e aos coentros. Experimente a receita e diga-nos o que achou nos comentários!

Esta é uma daquelas sopas tradicionais que continua a fazer novos fãs a cada geração, muito graças ao seu sabor rico e aromático. É uma forma excelente de comer bacalhau, longe de pratos com este peixe que são mais calóricos, como o bacalhau com natas. Para além disso, a sopa de bacalhau á alentejana é muito fácil de fazer e permite-lhe até usar sobras de bacalhau cozido que tenha por casa, evitando assim desperdícios. No geral, vai ser uma receita a repetir muitas mais vezes.

Sopa de bacalhau à alentejana: comer bacalhau faz bem?

O bacalhau tem sido uma importante fonte alimentar durante séculos, nas suas mais variadas formas, como nesta sopa de bacalhau à alentejana. O bacalhau pode viver até 20 anos. Preferem ficar em águas relativamente pouco profundas, o que os torna uma escolha conveniente para a pesca.

Historicamente, o bacalhau tem sofrido com a pesca excessiva. Mas hoje em dia, o bacalhau é protegido por regulamentos de pesca destinados a aumentar as populações, permitindo ainda a pesca regular.

As vitaminas, minerais, e gorduras saudáveis encontradas no bacalhau (e na sopa de bacalhau) proporcionam benefícios significativos para a saúde. É rico em vitamina B12, que é uma parte importante dos nervos e células sanguíneas do seu corpo. A vitamina B12 também ajuda a prevenir a anemia, mantendo os seus glóbulos vermelhos em boas condições.

O bacalhau, como muitos peixes, é uma boa fonte de ácidos gordos ómega-3, uma gordura essencial. O corpo precisa de gorduras ómega-3, mas não as pode produzir por si só. Como resultado, é essencial que obtenha estas gorduras através da sua dieta. Obter ácidos gordos ómega-3 suficientes na sua dieta pode ajudar a baixar os triglicéridos, um tipo de colesterol pouco saudável.

Estudos descobriram que o consumo de ómega-3 pode ajudar a diminuir a tensão arterial em vários pontos, ajudando a reduzir o risco de doença cardíaca. Comer ácidos gordos ómega-3 em quantidade suficiente pode até ser melhor para controlar a tensão arterial elevada do que reduzir o seu consumo de sal.

Foi demonstrado que comer muito peixe reduz a mortalidade por doença coronária em até 30%. Comer peixe como o bacalhau pelo menos uma vez por semana também reduz o risco e a gravidade das doenças cardíacas e do AVC.

Comer peixe como o bacalhau regularmente pode ajudar a manter o seu cérebro em boas condições à medida que envelhece. De acordo com um estudo, comer peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana reduz a perda de matéria cinzenta no seu cérebro que ocorre à medida que envelhecemos. Embora seja necessário fazer mais estudos sobre o assunto, comer peixe regularmente também pode estar correlacionado com um risco mais baixo de Alzheimer.

A sopa de bacalhau (e o bacalhau em si) é uma fonte de proteína com baixo teor de gordura, tornando-o uma excelente escolha para as pessoas que gostariam de reduzir a sua ingestão de gordura e melhorar a sua saúde cardíaca. O bacalhau também contém uma quantidade significativa de iodo, que é um mineral importante para a função tiroideia. O iodo ajuda a sua tiroide a regular as hormonas que controlam o metabolismo e a função cognitiva do corpo. Consumir iodo suficiente pode ajudar a prevenir problemas como bócio, defeitos de nascença, e sintomas de hipotiroidismo.

Experimente a nossa sopa de bacalhau à alentejana e nutra o seu corpo, enquanto se delicia com o sabor. Bom apetite!

Sopa de bacalhau à alentejana

Traga os sabores do Alentejo para a sua mesa.
Preparação 15 mins
Cozedura 15 mins
Total 30 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 300 g de pão fatiado
  • 1 posta de bacalhau
  • 1 ovo
  • 3 dentes de alho laminados
  • 1 molho de coentros
  • Qb azeite, sal e pimenta

Preparação
 

  • Coloque o bacalhau a cozer numa panela com água a ferver, durante cerca de 15 minutos.
  • Enquanto o bacalhau coze, coloque o pão no fundo de uma terrina de sopa.
  • Num almofariz, esmague os alhos e os coentros, regando tudo com um fio de azeite e juntando sal e pimenta a seu gosto.
  • Espalhe a pasta de coentros por cima do pão e reserve.
  • Retire o bacalhau da água, e coloque a posta por cima do pão. De seguida, escalfe o ovo na água quente onde cozeu o bacalhau.
  • Disponha o ovo por cima do bacalhau, e regue tudo com a água quente.

Dicas

  • Se tem sobras de pão e não sabe o que lhes fazer, esta sopa é a forma perfeita de lhes dar uma nova vida.
  • Se preferir, pode desfiar o bacalhau antes de o colocar por cima do pão, para uma maior harmonização dos sabores na sopa.
  • Pode dar mais gosto à sopa colocando duas folhas de louro na água enquanto coze o bacalhau.
  • Para escalfar o ovo, deverá parti-lo para dentro da água quente, como se estivesse a partir um ovo para o estrelar. Deixe-o cozinhar durante cerca de três minutos e retire-o da água.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas