Antigamente, as castanhas eram a base da dieta de muitas comunidades portuguesas, especialmente em Trás-os-Montes. Dessa época, chegam-nos pratos como o que hoje lhe deixamos: a sopa de castanhas. Trata-se de uma preparação simples, mas que reconforta o estômago e nos dá alento.
Quer seja servida sozinha ou acompanhada de um prato principal, a sua sopa de castanhas vai ser certamente um sucesso em sua casa, tanto pela sua facilidade de preparação, como pelo seu sabor cativante. Apenas tem que seguir as nossas (poucas) indicações e desfrutar dos resultados.
Como descascar castanhas para a sua sopa de castanhas
A castanha não é muito difícil de partir, mas sim complicada de descascar. As suas cascas são muito mais macias e maleáveis do que as de outros frutos secos, sendo relativamente fácil de tirar. No entanto, têm uma pele peluda por baixo da casca que se agarra terrivelmente à castanha que se encontra por baixo, que é precisamente a única parte que precisamos para a sopa de castanhas.
Então, como proceder? Cozinhe primeiro as castanhas e depois mantenha-as quentes para que a pele teimosa não se agarre à castanha quando esta arrefecer.
Existem duas formas principais de preparar as castanhas de modo a que as peles saiam com o mínimo de esforço: assá-las ou cozê-las, e pode usar qualquer método para a sua sopa de castanhas (tendo em conta que as castanhas assadas darão um sabor diferente à sopa).
Para assar, pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as castanhas preparadas numa assadeira ou num tabuleiro e cozinhe-as até que as cascas se soltem e as nozes estejam tenras, cerca de 30 minutos.
Para cozer, coloque cerca de 2,5 cm de água numa panela grande e deite as castanhas na água Tape a panela e coza as castanhas até as cascas se separarem e as nozes no interior ficarem tenras à mordida (ou a um palito espetado no centro), cerca de 20 minutos.
Independentemente da forma como cozinhou as castanhas para a sua sopa de castanhas, procederá da mesma maneira para as descascar. Embrulhe as castanhas assadas ou cozidas num pano de cozinha limpo para as manter quentes – assim será mais fácil descascá-las. Assim que estiverem suficientemente frias para serem manuseadas, sente-se e comece a descascar.
É uma linha ténue entre as castanhas estarem demasiado quentes para serem manuseadas durante o tempo suficiente para as descascar e arrefecerem tanto que as peles parecem encolher novamente sobre as castanhas. É por isso que envolvê-las numa toalha é fundamental. Se arrefecerem demasiado, ou seja, se achar que se tornam mais difíceis de descascar, pode voltar a colocá-las no forno ou na panela durante alguns minutos para as aquecer novamente.
Também pode colocá-las no microondas durante um ou dois minutos para obter um efeito semelhante, mas saiba que as castanhas colocadas no microondas tendem a perder alguma da sua textura tenra e a endurecer de forma desagradável.
Faça ainda hoje a sua sopa de castanhas e maravilhe-se com o seu sabor. Bom apetite!

Sopa de castanhas
Ingredientes
- 500 g de castanhas
- 1 cebola picada
- 3 batatas em cubos
- 1 chávena de leite
- Q.b. de sal, água e margarina
Preparação
- Descasque as suas castanhas e escalde-as em água a ferver, para lhes retirar a penugem.
- Aloure a cebola picada com um pouco de margarina. Depois, junte as batatas.
- Cubra com água suficiente para fazer caldo e, depois, junte as castanhas. Tempere com sal a seu gosto.
- Deixe que todos os ingredientes cozinhem até estarem moles.
- Passe todos os ingredientes num passe-vite e volte a colocar na panela.
- Junte o leite e deixe que a sopa volte a levantar fervura. Sirva de imediato.
Dicas
- Pode juntar outras coisas à sua sopa, como cogumelos em pedaços ou ervas aromáticas da sua preferência.
- Descasque bem as castanhas, para um sabor melhor na sua sopa.