Sopa de couve roxa

Mais populares

A couve roxa é muito usada em salteados e em saladas, mas sabia que também é um excelente ingrediente para sopas? Hoje, mostramos-lhe como pode fazer uma vibrante e saborosa sopa de couve roxa, que é muito fácil de fazer em casa e que fará as delícias de todos os que a provarem.

Pode parecer algo estranho usar este ingrediente numa preparação a quente, até porque estamos mais habituados a consumi-la em saladas, mas a couve roxa dá um toque de cor a qualquer prato em que seja colocada e fica muito bem em pratos quentes, como é o caso desta receita que aqui lhe deixamos (e da incrível couve roxa salteada).

A couve roxa

Se há ingrediente que tem nutrientes para dar e vender, é a couve roxa. É rica em vitaminas (com destaque para a A, B, C, e E) e em fibras, assim como em cálcio, ferro e potássio. Portanto, incorporar este ingrediente nas suas refeições é mais do que uma forma de dar cor aos pratos – é dar-lhes ainda mais nutrientes, essenciais para a manutenção da nossa saúde.

Entre os seus benefícios, destacamos o seu papel na prevenção de doenças como o Alzheimer e o cancro, assim como o seu papel na prevenção do envelhecimento precoce e na manutenção de um peso saudável. Como vê, são muitos os motivos para comer couve-roxa, seja de que forma for!

A batata

Nesta sopa de couve roxa, as batatas serão um elemento de ligação entre os diferentes ingredientes, que ajuda também a tornar o resultado mais rico e cremoso. É claro que, se preferir, pode não usar este ingrediente na sua sopa, mas, nesse caso, recomendamos-lhe que a substitua por outro elemento que tenha as mesmas funções no prato, como a couve-flor.

Para além de usar batata, cebola e couve roxa, poderá utilizar outros ingredientes que sejam do seu agrado na preparação da sopa. Recomendamos legumes como a cenoura e o alho-francês. Seja qual forem os ingredientes escolhidos, procure usar sempre a couve roxa em maior quantidade, para que a sua sopa tenha a sua cor caraterística e para que o sabor deste ingrediente se destaque.

Água ou caldo de legumes?

Normalmente, costumamos usar água na preparação das nossas sopas, porque o resultado é delicioso e porque, dessa forma, conseguimos controlar melhor o teor de sal do resultado. Mas pode sempre substituir a água nesta receita por caldo de legumes, seja ele caseiro ou de compra. Nesse caso, não deverá adicionar tanto sal à sua receita, uma vez que os caldos, especialmente os de compra, já têm sal adicionado. Vá provando a sua sopa para garantir que os sabores estão no ponto, retificando os temperos sempre que necessário.

Um toque diferente

Pode triturar a sua sopa completamente e servi-la assim, até porque a sua cor única é bastante chamativa e apelativa. Mas, se quiser algo diferente, reserve um pouco da couve roxa cozinhada, triture tudo o resto e volte a colocar a couve em cada prato, criando assim alguma textura extra no resultado. Também pode utilizar um pouco de salsa picada (ou cebolinho) para dar mais cor à sua sopa de couve roxa e um pouco de contraste a este prato tão vibrante.

Se ficou com curiosidade de experimentar esta receita com um aspeto tão particular, basta seguir as indicações que abaixo lhe deixamos e terá uma saborosa sopa de couve roxa. Temos a certeza de que vai adorar o resultado e juntar este prato aos seus truques na manga, seja para as refeições dos dias de semana, mais simples, seja para quando tem convidados em casa. Bom apetite!

Sopa de couve roxa

Uma sopa com uma cor vibrante e muito sabor
Preparação 10 mins
Cozedura 10 mins
Total 20 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 500 g de batata descascada e em pedaços
  • 1 couve roxa pequena em tiras
  • 1,2 l de água fria
  • Q.b de sal, azeite e salsa picada

Preparação
 

  • Coloque um pouco de azeite no fundo de uma panela. Aloure nele a cebola e o alho, por uns minutos.
  • Junte a batata e a couve, cobrindo de seguida com a água e temeprando com o sal. Deixe cozinhar até os ingredientes se desfazerem.
  • Desligue o lume e triture a sopa com a ajuda de uma varinha mágica. Se necessário, retifique o sal.
  • Cubra a sopa com um pouco de salsa picada e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode juntar outros ingredientes à sopa, como cenoura, alho francês ou courgette.
  • Se quiser, substitua a água por caldo de legumes. Nesse caso, não use tanto sal na receita.
Artigo anteriorSopa de nabiças
Próximo artigoSopa branca rápida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes