Sopa de grão e massa

Mais populares

As sopas são uma excelente fonte de nutrientes e uma boa forma de nos mantermos hidratados, seja em que altura do ano for. Mas a verdade é que sopas que usam ingredientes mais “pesados” sabem sempre melhor no inverno, altura em que o nosso corpo precisa da energia extra para combater o frio. Se procura uma nova receita de sopa para adicionar ao seu repertório, deixamos-lhe esta sopa de grão e massa, muito simples, mas muito saborosa.

A combinação da massa e do grão ajuda a torná-la uma sopa extremamente saciante, que é perfeita não só como entrada para uma refeição mais leve, como para ser servida sozinha, sem nenhum acompanhamento, até porque terá todos os nutrientes necessários para uma refeição apenas com este prato. E tudo isto sem poupar no sabor!

O grão

O grão de bico deverá estar previamente cozido antes de poder ser utilizado nesta receita. Se pretende poupar bastante tempo no trabalho de preparação da sopa de grão e massa, pode comprar frascos ou latas de grão de bico já cozido nos supermercados. Se preferir, pode também cozer o grão em sua casa com antecedência e guardá-lo no frigorífico até ser altura de o usar. Antes de cozer o grão, deverá deixá-lo a demolhar durante 10 a 12 horas. Isto vai permitir que o grão hidrate e que se torne mais fácil de cozinhar. Caso não o faça, ainda é possível cozinhar o grão, mas irá demorar muito mais tempo e fazê-lo gastar mais gás ou energia.

Quanto ao processo de cozedura em si, pode optar por colocar o grão numa panela normal, com água e sal, deixando-o cozer por cerca de uma hora, até ele estar mole. Em alternativa, pode usar a panela de pressão, reduzindo esse tempo para cerca de 15 minutos.

O caldo de legumes

Nesta sopa de grão e massa, vamos sugerir-lhe que utilize caldo de legumes para dar mais sabor a toda a preparação. Pode comprar caldo líquido nos supermercados, diluir um cubo de caldo na quantidade indicada de água ou fazer o seu próprio caldo de legumes caseiro, usando cascas de legumes e vegetais. Neste último caso, deverá juntar as cascas e sobras de legumes numa panela com água e um pouco de sal e deixar ferver durante bastante tempo, até o seu caldo estar bem reduzido e concentrado. A vantagem é que pode fazer o caldo com antecedência e congelá-lo em cuvetes, para poder ser usado mais tarde.

É claro que usar caldo implica que use menos (ou nenhum) sal na sua receita, porque o caldo já tem sal adicionado. Para ter a certeza de que o sabor fique no ponto, vá provando enquanto a sopa de grão e massa cozinha, para garantir que não precisa de sal. Caso precise, então adicione apenas um pouco de sal, mexendo e voltando a provar. Repita até o sabor estar no ponto.

O que combina com esta sopa de grão e massa?

O pão fica perfeito com esta sopa, ajudando a dar ainda mais riqueza ao prato e confortando o estômago durante e no final da refeição. Se procura uma forma diferente de servir o pão, recomendamos-lhe as nossas receitas de pão de alho rico ou as migas de espinafres saborosas.

Sozinha ou acompanhada, o que é certo é que esta sopa de grão e massa será um sucesso, seja qual for a ocasião em que a servir. Por isso, deite mãos à obra – verá que vai gostar tanto dos resultados, que vai repetir a receita muitas mais vezes. Talvez até esta sopa se torne numa das suas preferidas. Bom apetite!

Sopa de grão e massa

Uma sopa rica e muito nutritiva
Preparação 5 mins
Cozedura 15 mins
Total 20 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 latas de grão
  • 100 g de massa
  • 500 ml de caldo de legumes

Preparação
 

  • Coloque os ingredientes numa panela. Cubra com o caldo de legumes e deixe ferver.
  • Deixe que a massa cozinhe. Retire do fogão e sirva de imediato.

Dicas

  • Pode juntar outros ingredientes à sopa, como cenoura ou alho-francês.
  • Os espinafres combinam também muito bem com esta sopa.
  • Decore com algum queijo ralado ou ervas aromáticas à sua escolha antes de servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes