Ao final de um longo dia de trabalho, nada nos sabe melhor que uma sopa rica em nutrientes e em sabor. É algo que parece que nos está na alma, este gosto por sopa, e é por isso que, em Portugal, existem inúmeras receitas diferentes a experimentar. Uma das mais conhecidas é a sopa de legumes, que nos permite utilizar os diferentes vegetais que temos por casa e assim criar uma refeição deliciosa e muito rápida. Veja a receita de sopa de legumes e experimente!
Esta sopa é perfeita servida sozinha, acompanhada por saladas como a salada de pepino e tomate, ou petiscos, como os mini folhados de salsicha, ou então servida como um início de refeição perfeito. É também bastante versátil, podendo usar nela quaisquer legumes que tenha por casa, complementando ou substituindo os que lhe deixamos na receita abaixo.
Sopa de legumes: o caldo de legumes faz mal à saúde?
Desde os tempos antigos, os cozinheiros acreditam que a cozedura em caldo pode tornar os legumes mais digeríveis. A adição de caldo de legumes de baixa caloria e alta fibra às refeições ajuda a prevenir a obstipação e adiciona um elemento salgado à maioria dos alimentos, como acontece nesta sopa de legumes.
Hoje em dia, o caldo de legumes cresceu em popularidade à medida que mais pessoas começaram a concentrar-se em comer alimentos saudáveis, num esforço para prevenir doenças e melhorar a sua saúde.
Os caldos de legumes, especialmente os que contêm tomate, cenoura, couve, aipo e beterraba, são ricos em glutamina, que demonstrou possuir propriedades anti-inflamatórias que poderiam impulsionar o seu sistema imunitário. Uma vez que a inflamação está associada a muitas doenças, é importante comer alimentos como caldo de legumes que ajudam a diminuir a inflamação.
O caldo de legumes comprado em loja pode ser conveniente quando não se tem tempo de fazer o próprio, mas há muitas razões pelas quais se deve fazê-lo por si próprio.
Por exemplo, o caldo de legumes caseiro tem um sabor diferente do caldo comprado na loja; embora possam ter os mesmos ingredientes no rótulo, o processo utilizado para os fazer alterará consideravelmente o seu sabor.
Além disso, a maior parte do caldo comprado em loja contém aditivos, químicos e conservantes ligados a graves problemas de saúde, tais como doenças cardíacas e cancro. O caldo comprado em loja também tem tipicamente mais sódio do que o caseiro, por isso, se tiver tensão arterial elevada ou estiver numa dieta restrita a sódio, vai querer escolher caldo caseiro em vez de opções compradas em loja para fazer a sua sopa de legumes e outras receitas.
Sopa de legumes: fazer caldo de legumes em casa
Para preparar o seu caldo de legumes caseiro, use quaisquer legumes, ervas e condimentos que deseje. Muitas receitas pedem cenouras, cebolas, dentes de alho, pés de aipo e ervas frescas (como salsa ou coentro), mas não há nenhuma fórmula rigorosa que diga que não se pode adicionar mais vegetais à panela! Pense nisso como uma forma de obter alguma nutrição extra na sua dieta sem ter de tomar quaisquer medidas extra para que isso aconteça.
O caldo caseiro requer um pouco mais de esforço do que o comprado na loja, mas é muito mais saboroso. Se é novo a fazer o seu caldo em casa, basta seguir estes simples passos:
- Ferva ingredientes frescos como cenouras, cebola, aipo, alho, e algumas especiarias em água quente em lume brando durante pelo menos meia hora (pode deixar ferver mais tempo, por exemplo uma hora ou mais) – este processo retira vitaminas dos vegetais enquanto reduz os odores e produz um sabor espantoso.
- Retire a matéria vegetal e verta o caldo em recipientes para armazenamento ou congelação.
- A chave para fazer um caldo de legumes rico é utilizar ingredientes orgânicos de alta qualidade. Não só é melhor para si, como também tem um sabor delicioso.
- O caldo de legumes caseiro durará cerca de quatro dias no seu frigorífico antes de se estragar, enquanto que o congelado pode durar semanas a meses.
Faça a sua sopa de legumes rica e verá que não vai querer outra coisa, de tão boa que é. Bom apetite!

Sopa de legumes rica
Ingredientes
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 cenouras cortadas em cubos pequenos
- 1,25 L de caldo de legumes
- 225 g de courgette cortada em cubos pequenos
- 700 g de batata cortada em cubos pequenos
- 1 molho de espinafres
- 2 colheres de sopa de azeite
- Qb sal
Preparação
- Comece por preparar os legumes, descascando-os e cortando-os em cubos. Pique também a cebola e reserve.
- Coloque o azeite numa panela e leve a lume. Quando o azeite estiver quente, refogue a cebola, a courgette e a cenoura, até os legumes ficarem macios.
- Adicione o caldo de legumes, tempere com sal a seu gosto e junte os cubos de batata. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15 minutos.
- Junte os espinafres à sopa e cozinhe durante mais 10 minutos.
- Retire duas ou três conchas de sopa para um recipiente à parte e triture-a. Depois, volte a adicionar esse puré à panela.
- Retifique o sal, se necessário, e sirva a sua sopa de legumes.
Dicas
- Use dois dentes de alho picados para dar mais sabor à sua sopa. Acrescente-os ao mesmo tempo que a cebola. Também pode usar um pouco de pimenta preta moída como tempero.
- Pode usar outro tipo de legumes na sua sopa, como alho-francês, brócolos ou couve-flor.
- Se preferir, pode optar por triturar toda a sopa antes de a servir, especialmente se gostar da sopa passada.
- Quanto mais pequenos forem os cubos de legumes, mais rápida será a cozedura.
- Deixe a sopa repousar durante 5 a 7 minutos antes de a servir.