Sopa de nabiças

Mais populares

Existem muitas sopas que são típicas do nosso país e que nos remetem imediatamente para a nossa gastronomia. Um desses casos é o da sopa de nabiças, com um sabor especial e que é muito fácil de recriar em sua casa. Basta seguir as indicações que abaixo lhe deixamos, e em pouco tempo poderá provar esta sopa deliciosa.

Afinal, as nabiças são um ingrediente clássico da nossa culinária, muito usado em sopas e também em salteados. São também uma forte presença nas mesas de Consoada, Natal e Ano Novo em muitas zonas do país, tanto pela sua facilidade de preparo como pelo seu sabor. É também usada sozinha ou em combinação com outros ingredientes, de tão versátil que é.

As nabiças

Correspondem à parte verde dos nabos, e são utilizadas na nossa culinária há gerações. Este é um dos bons exemplos do aproveitamento de todas as partes de um dado ingrediente, já que tanto o nabo como a nabiça são muito populares nos mais diversos pontos do nosso país (e fazem parte da lista de ingredientes desta mesma sopa). As nabiças podem ser cozinhadas como qualquer outro legume de folha verde, podendo até substituir os espinafres nas mais variadas receitas, como é o caso da quiche de espinafres e bacon e do arroz de espinafres delicioso.

Tenha sempre em conta que as nabiças são um legume que encolhem muito, pelo que, mesmo que lhe pareça que tem uma grande quantidade deste ingrediente, é provável que o resultado seja em menores quantidades do que o esperado. Portanto, corte sempre mais nabiças do que as que acha necessárias, para ter a certeza que tem as quantidades corretas deste ingrediente.

O uso da batata

Muitas das nossas sopas mais tradicionais, como é o caso desta sopa de nabiças, utilizam batatas na sua preparação. No entanto, este ingrediente traz um maior aporte calórico à sua sopa, pelo que cada vez mais pessoas optam por não a usar neste tipo de receitas. Portanto, caso pretenda, pode sempre não usar batatas nesta sua sopa, ou pode até substituí-la por outros ingredientes, como alho-francês ou couve-flor, sendo que esta última substitui na perfeição a batata em termos de textura, sem ter tantas calorias.

Água ou caldo de legumes?

Tipicamente, costumamos usar água para fazer as nossas sopas, já que nos dá um maior controlo sobre a quantidade de sal que temos que usar. No entanto, se pretende obter uma sopa com um sabor ainda mais profundo e rico, pode substituir a água pela mesma quantidade de caldo de legumes, seja ele caseiro ou de compra.

No caso de utilizar caldo de legumes de compra, lembre-se sempre de não utilizar tanto sal (podendo até, por vezes, não usar nenhum). O ideal é ir provando a sopa ao longo da preparação, ajustando os seus temperos sempre que necessário, para garantir que obtém uma sopa de nabiças equilibrada e com um sabor de comer e chorar por mais.

A decoração

Para além das já comuns ervas aromáticas picadas (recomendamos particularmente o cebolinho para esta sopa de nabiças), pode reservar alguns dos legumes antes de triturar a sua sopa e utilizá-los como decoração extra, que dará também alguma textura diferente ao prato final. Se procura algo ainda mais complexo, pode utilizar um pouco de iogurte ou natas para dar um toque de cor à sua sopa. Pode também utilizar cubos de pão torrado ou até mesmo queijo para decorar a sua sopa e dar-lhe um sabor diferente.

Fazer uma sopa de nabiças não é nada complicado, e os resultados excelentes vão tornar esta uma das suas receitas preferidas, a repetir vezes sem conta. Bom apetite!

Sopa de nabiças

Uma sopa com um autêntico sabor português
Preparação 5 mins
Cozedura 25 mins
Total 30 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 batata média
  • 3 cenouras
  • 1 cebola
  • 1 nabo
  • 1 molho de nabiças
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • Q.b. de água

Preparação
 

  • Numa panela, coloque a cebola, a cenoura, a batata e o nabo partidos em pedaços. Cubra com a água, tempere com sal e deixe cozinhar até os legumes estarem moles.
  • Triture a sopa com a ajuda de uma varinha mágica. Volte a levar a lume e adicione as nabiças. Deixe cozinhar até estas estarem prontas.
  • Cubra com o azeite e desligue a panela do lume. Sirva a sopa de imediato.

Dicas

  • Pode usar outros legumes a seu gosto nesta sopa, como courgette e alho francês.
  • Pode reservar alguns pedaços de cenoura antes de triturar a sopa, que podem servir de decoração.
  • Pode substituir a água por caldo de legumes. Nesse caso, não use sal.
Artigo anteriorSopa de alho francês
Próximo artigoSopa de couve roxa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes