O poejo é uma erva aromática muito usada na culinária tipicamente alentejana que, no entanto, tem diversos admiradores um pouco por todo o país, e até mesmo em todo o mundo. Se gosta do seu sabor, hoje mostramos-lhe como pode fazer uma sopa de poejo simples, mas que o vai deixar encantado.
Esta é uma daquelas sopas que não podia ter um preparo mais simples, usando apenas alguns ingredientes que terá certamente por casa na sua preparação. Além disso, fica pronta muito rapidamente, o que é sempre excelente. Quer seja servida sozinha, quer acompanhe outro prato (como as favas com entrecosto à alentejana), o que é certo é que a sua sopa de poejo vai ser sempre um sucesso em sua casa, conquistando admiradores a cada colherada.
O que é o poejo?
O poejo (Mentha pulegium) é uma planta de cobertura, com caules verticais que produzem raminhos de flores pálidas de cor púrpura em meados e finais do verão. As pequenas folhas ovais são verdes médias e caem dos caules. Quando esmagadas, as folhas de poejo emitem uma fragrância semelhante à da hortelã, mas não são a mesma planta. O poejo é fácil de cultivar, sendo uma presença frequente em muitos jardins portugueses, fazendo parte de pratos como esta sopa de poejo, assim como outros tipicamente alentejanos, embora seja usado em todas as regiões de Portugal.
Sopa de poejo: como fazer ovos escalfados perfeitos?
Os ovos escalfados ganham uma reputação injusta por serem difíceis de cozinhar. A verdade é que, com a técnica adequada e um pouco de prática, escalfar um ovo é uma forma fácil de transformar até o prato mais simples numa refeição memorável (como no caso desta sopa de poejo).
Se acha que não consegue escalfar ovos em casa, não se preocupe. Siga as nossas instruções passo a passo e terá sempre um ovo escalfado perfeito para acompanhar a sua sopa de poejo. Na receita, indicamos-lhe que escalfe os ovos na sopa, mas, se preferir, pode sempre escalfar os ovos à parte, especialmente se tem pouca prática. Irá precisar de uma panela, água, uma espátula com ranhuras, vinagre, e 2 ovos (quanto mais frescos, melhor).
De seguida, ferva a água, adicionando uma colher de sopa de vinagre. Entretanto, parta os ovos numa pequena taça, para que estejam prontos para ir quando a água atingir a temperatura certa. Os ovos escalfam rapidamente (cerca de 4 minutos), pelo que tem de se mover rapidamente.
Quando a água estiver a ferver, reduza o fogão para obter uma fervura suave. Mergulhe a tigela com o ovo na água, e deixe a água cozinhar o ovo por um momento antes de o deixar cair da tigela. Isto irá ajudar a evitar as claras espalhadas. Deixe cair o segundo ovo da mesma forma, e tente manter o registo da ordem em que entraram. O primeiro ovo a entrar deve ser o primeiro ovo a sair.
Faça ainda hoje a sua sopa de poejo e delicie-se com o seu sabor incrível. Bom apetite!

Sopa de poejo
Ingredientes
- 1 ramo de poejo
- 4 dentes de alho picados
- 1 ovo por pessoa
- 1 queijo fresco
- Q.b. de água, azeite e pão de véspera
Preparação
- Coloque um fio de azeite num tacho. Depois, junte os alhos picados e o poejo, também picado.
- Deixe apurar uns minutos. De seguida, acrescente um pouco de água a ferver e o queijo fresco em pedaços.
- Tempere com sal a seu gosto e coloque um ovo por pessoa, deixando escalfar. Desligue o fogão quando o ovo estiver pronto.
- Num prato, coloque uma fatia de pão, e cubra com a sopa. Termine com o ovo escalfado por cima do pão.
Dicas
- Se quiser, pode usar uma mistura de poejo e coentros na sua sopa.
- Pode enriquecer a sua sopa com sobras de peixe, carne ou legumes que tenha no frigorífico.