As sopas frias são a forma perfeita de nos refrescarmos no verão, podendo ser feitas recorrendo aos mais diversos ingredientes e especiarias. Nesta receita, mostramos-lhe como pode fazer uma saborosa sopa fria de cebola e iogurte em sua casa, sem despender muito tempo e com resultados deliciosos.
Nos dias quentes sabe-nos sempre bem comida fria, para nos ajudar a refrescar e hidratar ao mesmo tempo. É por isso que o verão é rico em frutas e vegetais com muita água na sua composição: é o modo de a natureza nos ajudar a manter os níveis ótimos de ingredientes e hidratação. E é também com esses ingredientes que podemos criar as mais variadas sopas frias, como a que lhe deixamos hoje.
A sopa fria
É claro que pode fazer a sopa fria de cebola e iogurte em qualquer altura do ano, até porque o resultado sabe muito bem, e portanto quererá certamente repeti-lo muitas vezes. Para a receita de hoje, vamos usar apenas 5 ingredientes, que deverão apenas ser bem misturados para se criar este prato.
Caso o iogurte esteja bem frio, a sua sopa estará já fria assim que estiver pronta. No entanto, para que fique ainda mais fresca, pode guardá-la no frigorífico durante pelo menos meia hora antes de a servir, ou mais tempo ainda. Assim, garante que serve um prato ainda mais refrescante e dá tempo aos sabores para se equilibrarem ainda mais.
O iogurte
O iogurte dá o toque cremoso à sua sopa, garantindo ao mesmo tempo que esta fica ainda mais rica em nutrientes. Deverá utilizar um iogurte natural sem açúcares adicionados, uma vez que este pode estragar o equilíbrio de sabores da sopa fria de cebola e iogurte. Para uma sopa ainda mais cremosa, pode utilizar iogurte grego natural, também sem açúcar adicionado.
A preparação da sopa base
A base deste prato será uma sopa de cebola muito simples, com o toque extra do caldo de galinha para dar mais sabor. Caso use caldo de galinha de compra, prove a sopa antes de adicionar o sal e a pimenta, porque o caldo já costuma ter sal adicionado. Se preferir não usar o caldo de galinha, pode utilizar um caldo de legumes (caseiro ou de compra), que combina muito bem com a sopa fria de cebola e iogurte, ou então utilizar apenas a mesma quantidade de água, o que lhe dará maior controlo sobre os temperos a utilizar, mas que lhe dará resultados finais com um sabor menos intenso, o que pode ser algo de menos positivo, até porque os restantes ingredientes não têm um sabor tão acentuado.
A decoração final
Dizemos-lhe para utilizar coentros nesta sopa fria de cebola e iogurte, mas a verdade é que pode utilizar qualquer tipo de erva aromática ao seu gosto. Por fim, decore a sua sopa fria de cebola e iogurte com umas pequenas espetadas, que podem levar os ingredientes que preferir, embora recomendemos particularmente o peixe e o marisco. Legumes cozidos combinam também bem com a sopa, pelo que pode fazer umas espetadinhas de legumes a acompanhar.
Esta sopa combina com o quê?
Se não sabe bem com que pratos combina esta sopa fria de cebola e iogurte, não se preocupe, que nós damos algumas sugestões. Experimente fazer um atum à Brás simples, uma dourada assada na brasa ou um esparguete do mar – vai ver que vai adorar! As saladas são também uma boa combinação com esta sopa.
Se ficou com vontade de experimentar esta sopa fria de cebola e iogurte, reúna os ingredientes e deite mãos à obra – o resultado não o irá desiludir. Bom apetite!

Sopa fria de cebola e iogurte
Ingredientes
- 2 cebolas médias
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 l de caldo de galinha
- 200 ml de iogurte natural
- 2 colheres de sopa de coentro picado
- Q.b. de sal e pimenta
Preparação
- Descasque a cebola e corte-a em pedaços. Coloque o azeite numa panela e, quando este estiver quente, deixe a cebola refogar uns minutos.
- Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Depois, junte o caldo de galinha e deixe ferver uns minutos.
- Com um liquidificador triture a sopa e deixe-a arrefecer.
- Por fim, junte o iogurte e os coentros, e misture tudo muitom bem, com a ajuda do liquidificador ou de um batedor.
Dicas
- Pode servir a sopa de imediato ou deixa-la no frigorífico durante pelo menos meia hora, antes de a servir.
- Se quiser, use outras ervas aromáticas a seu gosto para dar mais sabor à sopa.