Soufflé de bacalhau

A não perder

Algumas receitas podem parecer mais complicadas de se fazer, mas na verdade são até bastante fáceis e usam poucos ingredientes na sua preparação. Esse é o caso desta receita de soufflé de bacalhau, que fica com um aspeto incrível sem que precise de despender grande tempo na cozinha.

Sozinho ou acompanhado de uma salada, este prato vai fazer as delícias de todos os que o provam. E o melhor é que não terá muito trabalho a fazer este soufflé de bacalhau, pelo que poderá repetir esta receita as vezes que quiser, sempre com resultados de comer e chorar por mais!

Dicas para um soufflé de bacalhau perfeito

Fazer um soufflé caseiro é uma daquelas receitas que muitos cozinheiros caseiros têm medo de fazer por acharem que é demasiado difícil. O soufflé pode ser considerado um prato muito sofisticado, mas na verdade é muito fácil e simples de preparar. Tudo o que precisa é de algumas dicas para o ajudar no seu caminho. Embora as receitas de soufflé possam ser doces ou salgadas (como este soufflé de bacalhau), os princípios da sua confeção são exatamente os mesmos e estas dicas funcionam para soufflés de sobremesa ou salgados.

  1. Leia a receita do soufflé. Depois, leia-a novamente. Ler a receita algumas vezes garante que as instruções são claras e, muito importante, que tem todos os ingredientes preparados e prontos. Quando se começa a fazer um soufflé, o tempo é escasso e não será bem sucedido se tiver de parar a meio da preparação para procurar um ingrediente.
  2. Depois de ler a receita (algumas vezes), reúna todo o equipamento necessário para preparar o seu soufflé de bacalhau.
  3. Meça e pese todos os ingredientes antes de começar a cozinhar. Disponha-os todos pela ordem em que os vai utilizar, para que possa passar de um ingrediente para outro sem problemas.
  4. Certifique-se de que todo o equipamento que está a utilizar está escrupulosamente limpo e sem gordura. Colheres, taças ou batedeiras gordurosas impedem que as claras de ovo cresçam o suficiente. Isto pode fazer com que o soufflé de bacalhau se desmorone.
  5. Certifique-se de que todos os seus ingredientes, especialmente os ovos, estão à temperatura ambiente. Não utilize ovos frios.
  6. Pré-aqueça o forno para que, assim que o soufflé de bacalhau estiver feito e no prato, possa ir diretamente para o forno.
  7. Não é um conto da carochinha que abrir a porta do forno enquanto um soufflé está a cozinhar pode fazer com que ele se afunde; é verdade que isso pode acontecer. Tenha em atenção que uma subida ou descida súbita da temperatura durante a cozedura terá esse efeito.
  8. Em poucos minutos depois de o retirar do forno, um soufflé começa a afundar-se lentamente. Se quiser exibir-se, então leve o soufflé de bacalhau para a mesa o mais rapidamente possível.
  9. Trabalhe com rapidez e calma e, acima de tudo, divirta-se. Não há maior alegria do que cozinhar para si próprio, para a família ou para os amigos.

Recrie este soufflé de bacalhau em sua casa e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Soufflé de bacalhau

Uma receita simples, mas muito elegante
Preparação 15 minutes
Cozedura 30 minutes
Total 45 minutes
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 800 g de bacalhau desfiado
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 tomate maduro picado
  • 1 cenoura em pedaços pequenos
  • 1 ramo de salsa picada
  • 4 ovos
  • Q.b. de pimenta e azeite

Preparação
 

  • Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Entretanto, leve a lume um tacho com um fio de azeite.
  • Junte a cebola, o alho e o tomate e deixe refogar (pode juntar um pouquinho de água).
  • Acrescente a cenoura e o bacalhau, tempere com a pimenta, e deixe cozinhar uns minutos.
  • Por fim, desligue o lume e junte a salsa, envolvendo tudo muito bem.
  • Separe as claras das gemas. Envolva as gemas no preparado de bacalhau. À parte, bata as claras em castelo.
  • Junte as claras ao preparado de bacalhau, envolvendo tudo bem.
  • Coloque o bacalhau num recipiente próprio e leve-o ao forno durante 30 minutos.

Dicas

  • Pode juntar outros ingredientes ao seu soufflé, como gambas ou pimentos.
  • Use outras ervas aromáticas e temperos da sua preferência, como orégãos ou noz-moscada.
Artigo anterior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas