Sumo de pera caseiro

A não perder

Fazer sumos em casa não tem nada de complicado, e é uma excelente forma de aproveitar fruta que, de outra forma, se poderia estragar, evitando-se assim o desperdício alimentar. É por isso que hoje lhe mostramos como pode fazer um sumo de pera caseiro, que fica pronto em pouco tempo e que vai fazer as delícias de todos os que o provarem.

Apenas vai precisar de alguns ingredientes e de colocar tudo numa panela, triturando tudo no final para obter um sumo agradável. Para além de poder ser servido na hora, o seu sumo de pera caseiro também pode ser guardado em frasco, pelo que é uma daquelas receitas que quererá certamente repetir muitas vezes em sua casa.

Preparar o sumo de pera caseiro

Não é complicado fazer o seu sumo, já que apenas terá de preparar os ingredientes e colocá-los numa panela durante cerca de 30 minutos, até estarem cozidos. Depois, apenas terá de triturar tudo com a ajuda de uma varinha mágica. Iremos fazer o sumo na panela para eliminar eventuais microrganismos, algo que se torna ainda mais importante se pretende guardar o sumo em vácuo. Este sumo conserva-se durante duas a três semanas em frasco de vidro fechado a vácuo.

É claro que, se for servir o seu sumo na hora, pode sempre colocar todos os ingredientes num liquidificador até estar tudo bem triturado e servir de imediato (ou guardar no frigorífico por uns minutos antes de servir). Dessa forma, conseguirá fazer o seu sumo ainda mais rápido.

Fazer vácuo

Caso decida guardar o seu sumo umas semanas, para ir consumindo, faça-o na panela. Enquanto o sumo está a ser feito, esterilize uns frascos de vidro, seja deixando-os em água a ferver por vinte minutos, seja colocando-os no forno, a 180ºC, durante o mesmo tempo. No final, é importante que tanto o sumo como os frascos estejam bem quentes. Encha os frascos com o sumo, até perto da borda, e feche-os. Depois, vire-os ao contrário e deixe-os de um dia para o outro assim. Isto vai permitir criar vácuo naturalmente, preservando o seu sumo de pera caseiro durante mais tempo.

Sabor diferente

O seu sumo fica muito bom seguindo a receita, mas, se quiser, pode-lhe sempre dar um toque ainda mais especial alterando algumas coisas. Por exemplo, pode juntar outras frutas ao sumo, como maçãs e pêssegos, para um sumo ainda mais apelativo. Também pode adicionar um pouco de hortelã, triturando-a ao mesmo tempo que os restantes ingredientes, para criar um sumo de pera caseiro que tem um toque bastante refrescante e original. Não use muita hortelã, para que seja o sabor da pera a brilhar no seu sumo.

Acompanhar o sumo de pera

O seu sumo acompanha bem todo o tipo de refeições e pratos, sendo perfeito para o pequeno-almoço- almoço, lanche e jantar. Assim, não terá problemas em criar combinações de sabores que sejam do seu agrado, e temos a certeza de que o seu sumo vai ser bebido rapidamente, por causa do seu sabor tão apelativo.

Se quer uma mesa ainda mais rica em bebidas, pode sempre fazer outros sumos para acompanhar este, de modo a que todos possam escolher a bebida que prefere. Assim, pode seguir receitas como a de sumo de laranja e cenoura ou de sumo de maçã caseiro. Ambas são bastante simples, com um sabor muito apelativo e combinam bem com o sumo de pera.

Se ficou com vontade de experimentar o sumo de pera caseiro, reúna os poucos ingredientes que são necessários e faça ainda hoje esta maravilha. Verá que vai ser uma experiência a repetir. Bom apetite!

Sumo de pera caseiro

Um sumo cheio de sabor e fácil de fazer
Preparação 5 mins
Cozedura 25 mins
Total 30 mins
Refeição Bebidas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de peras
  • 1/2 limão descascado e sem caroços
  • 50 g de açúcar
  • 2 l de água

Preparação
 

  • Corte a sua pera em pedaços. Se quiser, pode descascá-la.
  • Numa panela, coloque todos os ingredientes e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
  • Passe a varinha mágica até ter um sumo homogéneo. Pode servir de imediato ou guardar no frigorífico.

Dicas

  • Se quiser, pode também juntar outras frutas, como maçã ou pêssego.
  • Este sumo pode aguentar numa garrafa de vidro fechada a vácuo durante duas a três semanas.
  • Para um toque diferente, use um pouco de hortelã no seu sumo.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas