As receitas de sobremesas são muitas e existem para todos os gostos, sendo perfeitas em qualquer ocasião, seja no final de uma refeição a meio da semana, seja quando tem convidados em casa. A receita de hoje encanta pelo seu sabor e pela sua textura cremosa, o que tornará esta tarte de chocolate uma das preferidas na sua casa.
Apenas terá de seguir as nossas indicações e, em pouco tempo, terá uma sobremesa perfeita para todos os gostos, sem precisar de ter muito trabalho. Depois, apenas tem de a decorar a seu gosto, com fruta ou outros doces da sua escolha. Use a sua imaginação e o que tem na despensa para tornar esta tarte de chocolate ainda mais sua!
Faça esta tarte de chocolate e maravilhe-se com os resultados. Bom apetite!
Tarte de chocolate
Uma sobremesa saborosa e apelativa
Ingredientes
- 1 embalagem de massa quebrada
- 200 g de chocolate meio amargo
- 200 ml de natas
- 4 ovos
- 100 g de açúcar
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
Preparação
- Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de tarte com manteiga e farinha. Espalhe a massa quebrada na forma, pressionando bem as bordas e cortando o excesso. Faça alguns furos na massa com um garfo para evitar bolhas de ar.
- Cubra a massa com papel manteiga e coloque feijão seco ou pesos de cozinha por cima para evitar que a massa encolha no forno. Asse a massa por 15 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e descarte o papel e o feijão.
- Para o recheio, pique o chocolate e coloque-o numa tigela. Aqueça as natas até ficarem bem quentes, mas não deixe ferver. Despeje as natas sobre o chocolate e mexa bem até o chocolate derreter e a mistura ficar homogénea. Reserve.
- Noutra tigela, bata os ovos com o açúcar, a baunilha e o sal até obter uma mistura branca e cremosa. Adicione a mistura de chocolate à mistura de ovos, mexendo delicadamente até incorporar bem.
- Despeje o recheio sobre a massa pré-assada e alise a superfície com uma espátula. Asse a tarte por 20-25 minutos ou até que o recheio esteja firme nas bordas, mas ainda ligeiramente macio no meio.
- Retire a tarte do forno e deixe arrefecer completamente. Depois leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas ou de preferência durante a noite, para que o recheio fique firme e cremoso.
- Retire a tarte da forma e decore a gosto com frutas, chantilly, gotas de chocolate ou açúcar de confeiteiro. Sirva a tarte fria ou à temperatura ambiente, cortando-a em fatias finas.
Notas
- Escolha chocolate de alta qualidade com pelo menos 50% de cacau para que o sabor do recheio seja intenso. Evite usar chocolate para culinária ou chocolate branco, pois podem alterar a textura e o sabor do recheio.
- Não deixe as natas ferverem, pois podem coalhar ou separar-se. Aqueça até ficarem bem quentes, mas sem borbulhar. Se quiser, pode aquecer o as natas no micro-ondas, mas tome cuidado para não as queimar.
- Não bata demais a mistura de ovos, pois ela pode incorporar ar e fazer o recheio borbulhar ou rachar. Bata até ficar cremoso e branco sem formar picos.
- Não cozinhe demais a massa ou ela secará ou queimará. A tarte estará pronta quando o recheio estiver firme nas bordas, mas ainda um pouco macio no meio.
- O recheio solidifica quando o arrefece e coloca no frigorífico. Deixe a tarte arrefecer completamente antes de a colocar no frigorífico, para evitar condensação na superfície.
- Cubra também a tarte com filme plástico para não absorver odores e sabores do frigorífico.