A utilização de vinho do Porto nas mais variadas sobremesas é algo que vem já de longe na nossa culinária, podendo este néctar ser encontrado nos mais diversos pratos. Hoje, mostramos-lhe como fazer uma tarte de maçã com vinho do Porto, que é de comer e chorar por mais.
Esta não é uma daquelas receitas complicadas, que usa ingredientes difíceis de encontrar e que requer o conhecimento de técnicas culinárias obscuras. Pelo contrário, apesar de irmos fazer a massa da nossa tarte, não existem grandes complicações na receita. Apenas tem de misturar as coisas segundo a ordem que lhe indicamos, levar ao forno e prepara-se para comer esta deliciosa tarte de maçã com vinho do Porto – quem sabe esta não se torne numa das suas sobremesas preferidas!
A preparação da massa
Vai ser na massa da sua tarte que vamos encontrar o toque do vinho do Porto, que tão bem combina com a doçura das maçãs. Deverá começar por derreter a sua manteiga, misturando-a depois com o açúcar e as gemas até obter um creme homogéneo. Junte o leite, a farinha, o fermento e o vinho do Porto e volte a mexer bem a sua massa. Depois, incorpore as claras batidas em castelo nesta massa, e verta tudo numa forma untada e polvilhada previamente com farinha. Portanto, como pode ver, fazer a base da sua tarte de maçã com vinho do Porto não poderia ser mais simples e rápido.
A maçã
Pode simplesmente descascar a maçã, cortá-la em gomos e colocá-la por cima da sua massa, levando tudo ao forno em seguida. No entanto, existem formas de trazer ainda mais sabor à sua tarte. Por exemplo, pode cozinhar as maçãs com um pouco de canela e mel, espalhando depois esta mistura por cima da tarte e levando-a então ao forno. Pode também simplesmente espalhar um pouco de canela por cima dos seus gomos de maçã depois de ter a tarte decorada, o que já vai fazer a diferença em termos de sabor.
O tempo de forno da tarte de maçã com vinho do Porto
A sua tarte deverá ir ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos. No entanto, o tempo de preparação pode variar segundo o eletrodoméstico, pelo que convém estar atento à tarte, para a retirar no momento certo. Isto pode acontecer antes ou depois dos 30 minutos que lhe indicamos na receita. Se vir que a sua tarte ainda não está cozinhada, mas que começa a queimar, cubra-a com papel de alumínio. Isto vai permitir que a tarte de maçã com vinho do Porto continue a cozer, sem que, no entanto, queime mais.
Acompanhar a tarte
Esta tarte fica muito bem servida por si só, mas pode tornar-se uma sobremesa ainda mais especial se for conjugada com outras coisas. Por exemplo, pode servir uma fatia de tarte com uma fatia de gelado, como o gelado de chocolate caseiro ou o gelado caseiro de nata. Também pode servir a sua tarte com uma bebida, como o licor de frutos vermelhos ou o batido de amoras delicioso. Se prefere algo mais simples, pode simplesmente polvilhar um pouco de frutos secos picados ou de hortelã picada por cima da sua tarte, antes de a servir, ou espalhar um pouco de molho de chocolate por cima da tarte, de uma forma decorativa.
Se ficou com água na boca e vontade de experimentar a sua tarte de maçã com vinho do Porto, apenas tem de reunir os ingredientes que lhe indicamos e seguir as nossas indicações. Em pouco tempo, terá em mãos uma sobremesa cheia de sabor. Bom apetite!

Tarte de maçã com vinho do Porto
Ingredientes
- 150 g de farinha
- 150 g de açúcar
- 125 g de manteiga
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de fermento
- 3 ou 4 maçãs
- 1 colher de sopa de vinho do Porto
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, misture o açúcar e a manteiga derretida em banho-maria, e as gemas.
- Junte o leite, a farinha, o fermento e o vinho do Porto. Mexa bem. Por fim, envolva as claras batidas em castelo e verta a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha.
- Corte a maçã em gomos e disponha a maçã por cima da massa.
- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
Dicas
- Pode polvilhar um pouco de canela por cima das maçãs antes de levar a tarte ao forno.
- Para um sabor diferente, pode juntar um pouco de hortelã picada na massa da tarte, ou cobrir a tarte com hortelã antes de a servir.