A utilização de vinho do Porto nas mais variadas sobremesas é algo que vem já de longe na nossa culinária, podendo este néctar ser encontrado nos mais diversos pratos. Hoje, mostramos-lhe como fazer uma tarte de maçã com vinho do Porto, que é de comer e chorar por mais.
Esta tarte fica muito bem servida por si só, mas pode tornar-se uma sobremesa ainda mais especial se for conjugada com outras coisas. Por exemplo, pode servir uma fatia de tarte com uma fatia de gelado, como o gelado de chocolate caseiro ou o gelado caseiro de nata. Também pode servir a sua tarte com uma bebida, como o licor de frutos vermelhos ou o batido de amoras delicioso. Se prefere algo mais simples, pode simplesmente polvilhar um pouco de frutos secos picados ou de hortelã picada por cima da sua tarte, antes de a servir, ou espalhar um pouco de molho de chocolate por cima da tarte, de uma forma decorativa.
Se ficou com água na boca e vontade de experimentar a sua tarte de maçã com vinho do Porto, apenas tem de reunir os ingredientes que lhe indicamos e seguir as nossas indicações. Em pouco tempo, terá em mãos uma sobremesa cheia de sabor. Bom apetite!
Tarte de maçã com vinho do Porto
Ingredientes
- 150 g de farinha
- 150 g de açúcar
- 125 g de manteiga
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de fermento
- 3 ou 4 maçãs
- 1 colher de sopa de vinho do Porto
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, misture o açúcar e a manteiga derretida em banho-maria, e as gemas.
- Junte o leite, a farinha, o fermento e o vinho do Porto. Mexa bem. Por fim, envolva as claras batidas em castelo e verta a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha.
- Corte a maçã em gomos e disponha a maçã por cima da massa.
- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
Notas
- Pode polvilhar um pouco de canela por cima das maçãs antes de levar a tarte ao forno.
- Para um sabor diferente, pode juntar um pouco de hortelã picada na massa da tarte, ou cobrir a tarte com hortelã antes de a servir.