Tarte de maçã com vinho do Porto

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

A utilização de vinho do Porto nas mais variadas sobremesas é algo que vem já de longe na nossa culinária, podendo este néctar ser encontrado nos mais diversos pratos. Hoje, mostramos-lhe como fazer uma tarte de maçã com vinho do Porto, que é de comer e chorar por mais.

Esta não é uma daquelas receitas complicadas, que usa ingredientes difíceis de encontrar e que requer o conhecimento de técnicas culinárias obscuras. Pelo contrário, apesar de irmos fazer a massa da nossa tarte, não existem grandes complicações na receita. Apenas tem de misturar as coisas segundo a ordem que lhe indicamos, levar ao forno e prepara-se para comer esta deliciosa tarte de maçã com vinho do Porto – quem sabe esta não se torne numa das suas sobremesas preferidas!

A preparação da massa

Vai ser na massa da sua tarte que vamos encontrar o toque do vinho do Porto, que tão bem combina com a doçura das maçãs. Deverá começar por derreter a sua manteiga, misturando-a depois com o açúcar e as gemas até obter um creme homogéneo. Junte o leite, a farinha, o fermento e o vinho do Porto e volte a mexer bem a sua massa. Depois, incorpore as claras batidas em castelo nesta massa, e verta tudo numa forma untada e polvilhada previamente com farinha. Portanto, como pode ver, fazer a base da sua tarte de maçã com vinho do Porto não poderia ser mais simples e rápido.

A maçã

Pode simplesmente descascar a maçã, cortá-la em gomos e colocá-la por cima da sua massa, levando tudo ao forno em seguida. No entanto, existem formas de trazer ainda mais sabor à sua tarte. Por exemplo, pode cozinhar as maçãs com um pouco de canela e mel, espalhando depois esta mistura por cima da tarte e levando-a então ao forno. Pode também simplesmente espalhar um pouco de canela por cima dos seus gomos de maçã depois de ter a tarte decorada, o que já vai fazer a diferença em termos de sabor.

O tempo de forno da tarte de maçã com vinho do Porto

A sua tarte deverá ir ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos. No entanto, o tempo de preparação pode variar segundo o eletrodoméstico, pelo que convém estar atento à tarte, para a retirar no momento certo. Isto pode acontecer antes ou depois dos 30 minutos que lhe indicamos na receita. Se vir que a sua tarte ainda não está cozinhada, mas que começa a queimar, cubra-a com papel de alumínio. Isto vai permitir que a tarte de maçã com vinho do Porto continue a cozer, sem que, no entanto, queime mais.

Acompanhar a tarte

Esta tarte fica muito bem servida por si só, mas pode tornar-se uma sobremesa ainda mais especial se for conjugada com outras coisas. Por exemplo, pode servir uma fatia de tarte com uma fatia de gelado, como o gelado de chocolate caseiro ou o gelado caseiro de nata. Também pode servir a sua tarte com uma bebida, como o licor de frutos vermelhos ou o batido de amoras delicioso. Se prefere algo mais simples, pode simplesmente polvilhar um pouco de frutos secos picados ou de hortelã picada por cima da sua tarte, antes de a servir, ou espalhar um pouco de molho de chocolate por cima da tarte, de uma forma decorativa.

Se ficou com água na boca e vontade de experimentar a sua tarte de maçã com vinho do Porto, apenas tem de reunir os ingredientes que lhe indicamos e seguir as nossas indicações. Em pouco tempo, terá em mãos uma sobremesa cheia de sabor. Bom apetite!

Tarte de maçã com vinho do Porto

Uma sobremesa simplesmente irresistível
Preparação 10 minutes
Cozedura 30 minutes
Total 40 minutes
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 150 g de farinha
  • 150 g de açúcar
  • 125 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de fermento
  • 3 ou 4 maçãs
  • 1 colher de sopa de vinho do Porto

Preparação
 

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela, misture o açúcar e a manteiga derretida em banho-maria, e as gemas.
  • Junte o leite, a farinha, o fermento e o vinho do Porto. Mexa bem. Por fim, envolva as claras batidas em castelo e verta a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha.
  • Corte a maçã em gomos e disponha a maçã por cima da massa.
  • Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

Dicas

  • Pode polvilhar um pouco de canela por cima das maçãs antes de levar a tarte ao forno.
  • Para um sabor diferente, pode juntar um pouco de hortelã picada na massa da tarte, ou cobrir a tarte com hortelã antes de a servir.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas