Existem algumas combinações de sabores que são clássicas e que, ao longo dos tempos, conquistam novos adeptos com grande facilidade. Um desses exemplos está bem patente nesta tarte de nata com bolacha, que agrada a todos os que a provam, até porque usa a tão popular combinação de natas e bolacha Maria.
Portanto, se está à procura de uma sobremesa que tenha o condão de agradar a todos, esta receita que hoje lhe deixamos é perfeita. Sirva a sua tarte de nata com bolacha sozinha ou acompanhada de outro doce (como o doce de ovos, que pode servir de cobertura) e verá que a receita será um sucesso em sua casa, que quererá repetir muitas mais vezes – e que talvez até se torne numa das suas sobremesas “de marca”!
Tarte de nata com bolacha: obter mais sabor
Pode dar mais sabor ao recheio da sua tarte de nata com bolacha juntando-lhe diferentes ingredientes. Por exemplo, para um clássico toque a café, pode juntar um pouco de café solúvel ao creme, ao mesmo tempo que o leite condensado. Também pode usar um pouco de café já pronto para o mesmo efeito. Se o café não é a sua bebida preferida, pode sempre juntar algumas gotas de essência de baunilha ou de laranja ao creme, misturando bem.
Por outro lado, se procura uma sobremesa um pouco menos doce da tarte de nata com bolacha, não use o leite condensado todo. Use apenas uma parte e substitua o restante com leite.
A história da bolacha Maria
A Grã-Duquesa Marie Alexandrovna não se divertiria com a forma como é recordada, apesar de o seu casamento dar origem a estas bolachas, presentes em tantas receitas (como a tarte de nata com bolacha). Ela tinha um forte sentido do seu estatuto, ao ponto de incomodar a sua sogra, a Rainha Vitória. Marie casou com o segundo filho de Vitória, Alfred, pelo que, na ordem real, vinha depois de Alexandra, a esposa do seu filho mais velho, Edward. Mas Alexandra era filha do Rei da Dinamarca, enquanto o pai de Marie era o Czar, Imperador da Rússia, e Marie insistiu que o filho de um Imperador era mais importante que o de um mero Rei.
A rainha Vitória não concordou, e Marie ficou tão descontente que, quando as complexidades das sucessões reais europeias fizeram do seu marido Duque de Saxe-Coburgo e Gotha, um estado principesco alemão, ela aproveitou a oportunidade de deixar a Grã-Bretanha. Mas os bons tempos na Alemanha não duraram; os seus parentes russos foram mortos ou exilados pela Revolução Russa, e o seu marido perdeu o seu estado e título após a Primeira Guerra Mundial. Foi viver para a Suíça, onde se diz ter morrido de choque e humilhação após receber um telegrama dirigido a ela como simples “Frau Coburg”.
Há então uma ironia considerável que esta mulher snob seja comemorada pela mais simples das bolachas. A Peek and Frean, uma padaria de Londres, criou pela primeira vez a bolacha Marie para celebrar o seu casamento em 1874. A razão para isto e porque se tornou um sucesso tão global é uma mistura de casualidade e timing. Foi o auge da Revolução Industrial na Grã-Bretanha, e as bolachas eram um dos produtos mais inesperados da mesma. Antes disso, os biscoitos existiam principalmente como biscoitos de navio, um biscoito duro e simples, muitas vezes sem sal, feito em grande escala e destinado a servir como ração de longa duração em navios.
Isto mudou com novas tecnologias como caixas de metal herméticas nas quais se podiam embalar as bolachas e transportar, primeiro pelos canais e depois pelos caminhos-de-ferro.
Este novo mundo de trabalho necessitava de novos alimentos. Os biscoitos eram a forma perfeita de lanche, e os lanches em vez de refeições adequadas estavam a tornar-se cada vez mais habituais à medida que os horários de trabalho mudavam. E à medida que os britânicos espalhavam o seu império pelo mundo, eles levavam consigo a sua necessidade de pausas para biscoitos. As latas de biscoitos bem embaladas eram fáceis de transportar por navio e como resultado tornaram-se entre as primeiras marcas globais.
À medida que a produção de biscoitos aumentava, a concorrência tornou-se intensa. A maioria dos biscoitos eram semelhantes e rapidamente copiados, de modo que as empresas estavam sob pressão para inventarem novos tipos, formas e nomes. Qualquer grande evento teve o seu próprio biscoito e as ligações reais eram muito populares. Assim, fazer um biscoito para o casamento de Marie foi fácil, com uma receita padrão de um biscoito semi-doce a ser utilizada, e com uma máquina para perfurar a sua forma circular, o padrão de buracos e um desenho à volta da borda e ‘Marie’ no centro.
O mistério é a razão pela qual este desenho se tornou tão popular. O mercado de exportação era claramente importante, uma vez que os biscoitos Marie são agora mais conhecidos fora do Reino Unido, especialmente em países como Portugal e Espanha. A simplicidade das Maries parece apelar a muitas pessoas. Torna-as versáteis, muito mais do que bolachas mais ricas que têm recheios (e, portanto, melhores para complementar sabores, como nesta tarte de nata com bolacha). Estas bolachas são doces, mas não demasiado, por isso complementam outros alimentos, de salgados a doces, como esta tarte de nata com bolacha.
Recrie em sua casa esta tarte de nata com bolacha e delicie-se com os resultados. Bom apetite!

Tarte de nata com bolacha
Ingredientes
- 3 pacotes de natas
- 1 lata de leite condensado
- 7 folhas de gelatina
- 200 g de bolacha Maria triturada
- 150 g de manteiga sem sal derretida
Preparação
- Misture a manteiga e as bolachas e cubra o fundo de uma tarteira com essa mistura, para formar a base. Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.
- Coloque as folhas de gelatina de molho, em água fria. Entretanto, bata as natas em castelo.
- Retire o excesso de água da gelatina e leve-a ao microondas, por cerca de 20 segundos, até derreter.
- Junte o leite condensado às natas e misture bem. Depois, acrescente a gelatina e mexa bem.
- Coloque esta mistura por cima da base de bolacha, e leve tudo ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.
Dicas
- Idealmente, deverá a sua sobremesa solidificar de um dia para o outro.
- Pode decorar a tarte com uma camada de bolacha Maria triturada, ou optar por usar outros ingredientes, como fruta.
- Junte alguns frutos secos à sua base de tarte para ainda mais sabor. Para isso, triture-os com a bolacha.