As tartes são uma sobremesa popular, não só no nosso país, mas também um pouco por todo o mundo. Se está com vontade de comer uma, mas não sabe bem como a pode fazer em sua casa, deixamos-lhe uma receita de tarte de pêssego rústica, muito fácil de recriar e cheia de sabor e cor.
Afinal, comer um docinho de vez em quando sabe muito bem, especialmente quando esse doce leva fruta, como é o caso. Além disso, os doces caseiros não costumam ter tanto açúcar como os de compra, até porque cada um poderá ajustar as quantidades desse ingrediente ao seu gosto. Portanto, dá para fazer uma pausa na dieta sem grandes culpas!
A base
É claro que poderá usar uma base de tarte já feita, das que encontra no supermercado, e ter resultados saborosos na mesma. E, se não tem tempo ou vontade de fazer a massa da tarte, recomendamos-lhe isso mesmo. No entanto, a verdade é que a massa que lhe deixamos na receita é muito fácil de fazer, usa poucos ingredientes e tem um sabor caseiro que nenhuma massa de compra pode recriar. Assim, se tem um pouco mais de tempo, é uma boa opção fazer a massa em casa.
Caso decida fazer a massa de tarte caseira, é importante que respeite o tempo de refrigeração para melhores resultados, uma vez que, dessa forma, a sua tarte manterá melhor a sua forma. Neste caso em específico, não é preciso levar a massa a pré-cozinhar no forno, podendo simplesmente colocar os restantes ingredientes por cima dela, e só depois é que leva tudo ao forno. Portanto, isto vai simplificar em muito o tempo de preparação, o que é sempre uma mais-valia.
Os pêssegos
São uma das frutas que mais apreciamos, e por um bom motivo. Para além de serem ricas em nutrientes (especialmente vitamina C e betacaroteno), têm um sabor e uma cor muito apelativas, fazendo parte das mais diversas receitas da gastronomia portuguesa, com destaque para os doces (como a salada de fruta com leite condensado) e as bebidas (como o batido de pêssego e champanhe).
Neste caso, o recheio da tarte de pêssego rústica não é, de todo, complicado, usando apenas pêssegos e um pouco de açúcar para lhes realçar a doçura natural. Portanto, apenas terá que distribuir os pêssegos por cima da base da tarte e cobri-los com açúcar antes de os levar ao forno, o que não poderia ser mais simples. Apesar de a receita supor o uso do açúcar branco, também pode usar açúcar moreno ou até mesmo açúcar baunilhado para espalhar por cima dos pêssegos, consoante as suas preferências.
O creme
Algumas pessoas preferem cremes mais ricos nas suas tartes, enquanto outras preferem provar uma destas sobremesas sem creme. Nesta receita, encontrámos um meio-termo saboroso, em que a tarte leva efetivamente um creme, mas este é muito leve e está presente em poucas quantidades, apenas o suficiente para dar um pouco mais de sabor e textura à sua tarte de pêssego rústica.
Após preparar o creme, recomendamos-lhe que o espalhe por cima da base da tarte, ainda antes de colocar os pêssegos. No entanto, se preferir, pode colocar primeiro o pêssego, embora deva ter em conta que, assim, o creme não ficará espalhado de forma tão uniforme e que será mais difícil manter a forma decorativa como os pêssegos foram dispostos em cima da tarte.
Fazer uma tarte de pêssego rústica não tem muito que se lhe diga, e os resultados, esses, não desiludem ninguém. Se ficou com vontade de experimentar a receita, siga as instruções que lhe deixamos abaixo e prepare-se para saborear os resultados, que são de comer e chorar por mais. Bom apetite!

Tarte de pêssego rústica
Ingredientes
Para a massa
- 250 g de farinha
- 35 g de açúcar
- 1 pitada de sal
- 100 g de manteiga fria
- 60 ml de água
Para o recheio
- 3 pêssegos
- 1 colher de sopa de açúcar
Para o creme
- 50 g de manteiga amolecida
- 50 g de açúcar
- 50 g de amêndoa em pó
- 1 ovo
Preparação
Prepare a massa
- Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar e a manteiga. Misture tudo muito bem.
- Quando a manteiga estiver incorporada, junte a água e continue a misturar.
- Faça uma bola com a massa. Depois, estenda a massa entre dois pedaços de papel vegetal. Leve ao frio por 20 minutos.
Prepare o creme
- Numa tigela, misture a manteiga, o açúcar e o ovo. Depois, acrescente as amêndoas e misture bem. Cubra a tigela e leve o creme ao frigorífico por 30 minutos.
Prepare a tarte
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Retire a massa do frigorífico e cubra uma tarteira com ela. Pique o fundo.
- De seguida, espalhe o creme de amêndoa na base da massa, cobrindo tudo muito bem.
- Por fim, corte os pêssegos em pedaços e coloque-os na tarte. Espalhe o açúcar por cima.
- Leve a tarte ao forno durante 35 a 40 minutos. Retire e deixe arrefecer antes de comer.
Dicas
- Pode misturar a massa da tarte à mão ou usando uma batedeira, embora este último método produza resultados mais homogéneos.
- Se preferir, pode espalhar o creme por cima dos pêssegos, apesar de ser um pouco mais trabalhoso.
- Pode usar açúcar moreno em vez de açúcar branco para polvilhar a tarte antes de ir ao forno.