Tiborna de tomate simples

A não perder

As tibornas são um petisco rápido e cheio de cor e sabor, que tem conquistado adeptos ao longo de várias gerações. Na sua essência, combinam pão torrado com um topo saboroso, que, no caso da receita de hoje, é à base de tomate. Portanto, não pode perder esta nossa receita de tiborna de tomate simples.

Esta é uma daquelas receitas que não podia ser mais fácil de fazer, ajudando a dar mais cor e sabor a uma mesa sem que, para isso, seja preciso despender muito tempo na cozinha. São também uma forma perfeita de aproveitar ingredientes, desde o pão que já não está fresco às grandes quantidades de tomate que poderá ter durante o verão. Assim, a sua tiborna de tomate vai ser uma presença constante na sua mesa, seja em que altura for!

O pão

Na nossa receita, indicamos-lhe o uso de pão regional, mas pode usar qualquer tipo de pão que tenha em casa para fazer a sua tiborna de tomate. Pode mesmo usar pão que não esteja fresco, para o aproveitar da melhor forma. Depois, apenas precisa de torrar o pão da maneira que preferir. Pode fazê-lo usando uma torradeira, uma grelha no fogão ou até mesmo colocando o pão a torrar no forno, caso este esteja quente.

Uma vez que o seu pão esteja torrado, apenas tem que esfregar os dentes de alho contra ele, para o fazer ganhar sabor. Estes dentes de alho podem ser depois aproveitados para dar sabor ao seu tomate. Pode também colocar um fio de azeite no seu pão, para um pouco de sabor extra.

O tomate

Para fazer o topo da sua tiborna de tomate, apenas tem de cortar o tomate em cubinhos ou pedaços pequenos, misturando-o com o azeite, o sal e o manjericão fresco picado. Pode também juntar os dentes de alho que usou para dar sabor ao pão, finamente picados. Depois, apenas tem que cobrir cada fatia de pão com uma camada generosa desta mistura. Outra opção é servir a sua tiborna quente. Para isso, aqueça ligeiramente todos os ingredientes do topo durante uns minutos, antes de os colocar em cima das suas fatias de pão.

É claro que pode sempre personalizar um pouco mais a sua tiborna de tomate. Por exemplo, pode juntar-lhe um pouco de azeitonas pretas picadas, assim como um pouco de cebola. Pode também combinar o manjericão com orégãos frescos, ou substituí-lo completamente por outra erva da sua preferência.

Por fim, pode também colocar uma camada de queijo ralado por cima da sua tiborna, levando-a ao forno durante uns minutos, até o queijo derreter. Pode usar um queijo de sabor suave, como a mozarela, ou um queijo ralado de sabor mais forte – a escolha é sua!

O que acompanha a tiborna de tomate?

Pode servir a sua tiborna como parte de uma farta mesa de entradas, acompanhada de receitas como as bolinhas de queijo fresco ou os cogumelos recheados com presunto. A tiborna de tomate é também o acompanhamento perfeito para uma sopa ou uma salada, criando assim uma refeição leve, completa e muito saborosa. Recomendamos receitas como a de sopa de abóbora com maçã, a sopa fria de pepino, a salada de manga, camarão e abacate ou a salada de alface, pera e queijo de cabra. Como a sua tiborna de tomate tem um sabor bastante refrescante e apelativo, vai combinar muito bem com todo o tipo de receitas.

Reúna os ingredientes de que precisa e fala ainda hoje uma tiborna de tomate simples em sua casa – vai certamente adorar os resultados e querer repeti-los muitas mais vezes. Bom apetite!

Tiborna de tomate simples

Uma entrada deliciosa e muito apelativa
Preparação 2 minutes
Cozedura 5 minutes
Total 7 minutes
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 tomates grandes
  • 0,5 dl de azeite
  • 1 colher de sopa de manjericão picado
  • 2 dentes de alho
  • Qb de sal e fatias de pão regional

Preparação
 

  • Corte os tomates em pedaços pequenos e coloque-o numa taça. Tempere com sal, o manjericão e o azeite. Misture e reserve.
  • Torre o pão e, depois, esfregue os dentes de alho cortado a meio nas fatias.
  • Cubra com o tomate e sirva.

Dicas

  • Pode aproveitar o alho e juntá-lo ao tomate. Para isso, basta cortá-lo em pedaços muito pequenos e misturar bem.
  • Se não tem ou não gosta de manjericão, pode usar orégãos na receita.
  • Se quiser, cubra com um pouco de queijo ralado e leve ao forno até este derreter ligeiramente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas