Por vezes, apetece-nos comer algo doce, mas não temos vontade de fazer algo demasiado elaborado. Outras vezes, aparece uma vista inesperada e não sabemos o que fazer de sobremesa, que demore pouco tempo e que seja delicioso. Mas nós temos a solução, com esta sobremesa fresca, deliciosa e com um sabor imperdível. Experimente o nosso tiramisu de kiwi rápido e fácil, e verá que se vai tornar uma das suas sobremesas preferidas.
Esta é uma daquelas receitas que não é muito difícil de fazer, apesar de usar muitos ingredientes, e que combina muito bem com todo o tipo de refeição, sendo o final perfeito para todo o tipo e pratos, mesmo os mais simples, como os petiscos. Portanto, temos a certeza de que vai gostar tanto do tiramisu de kiwi que o vai querer repetir vezes sem conta.
CONTEÚDOS
Tiramisu de kiwi: história do tiramisu
A palavra Tiramisu significa literalmente “apanha-me”. Vem do dialeto do Treviso, “Tireme su”, italianizado para Tiramisu na segunda metade do século XX. Os registos históricos indicam que o Tiramisu teve origem em Treviso em 1800. Diz-se que esta sobremesa foi inventada por uma inteligente “maitresse” de uma casa no centro de Treviso.
A “Siora” que dirigia as instalações desenvolveu esta sobremesa afrodisíaca para oferecer aos clientes no final da noite, a fim de os revigorar e resolver os problemas que possam ter no regresso às suas esposas. Esta parece ser a origem do tiramisu, um viagra natural do século XIX, servido aos clientes num bordel.
Mais tarde, no centro de Treviso, numa antiga estalagem da época, o moderno restaurante Le Beccherie acrescentou esta sobremesa ao seu menu. Ao longo dos séculos, um véu de prudência popular escondeu as verdadeiras origens do tiramisu. De facto, não é mencionado nos livros até aos anos 80.
A prova da presença desta sobremesa ao longo dos últimos séculos, nas mesas luxuosas de casa, é dada pelas nossas avós e bisavós. Estas senhoras com mais de 80 anos falam-nos da habilidade e paixão que dedicam à preparação desta sobremesa para a família e amigos, tendo sido responsáveis por criar inúmeras versões, como o tiramisu de kiwi. Antes da eletricidade estar amplamente disponível, juntamente com os primeiros frigoríficos, esta sobremesa, que não se conserva por muito tempo, só era consumida e conhecida na província de Treviso e arredores.
O escritor de Treviso Giovanni Comisso (1895-1969) foi um estudioso e também a testemunha mais especializada para a receita do tiramisu. O poeta Giovanni Comisso escreveu nas suas memórias e contou até aos seus amigos mais próximos como a sua avó, Giuseppina, descendente do Conde Odoardo Tiretta, era uma amante do Tiramisu, ou como ela lhe chamava, “Tirame-sospiro-sù”, e comia-o frequentemente ao jantar no inverno. Estas memórias históricas dizem-nos que a receita e a sobremesa eram bem conhecidas em Treviso, já em 1800.
Seja como for, este doce, em todas as suas versões (como nesta de tiramisu de kiwi) é simplesmente irresistível e muito saboroso.
Benefícios de consumir kiwi
Os kiwis são ricos em vitamina C e fibra dietética e proporcionam uma variedade de benefícios para a saúde. Esta fruta azeda pode apoiar a saúde do coração, a saúde digestiva e a imunidade. O kiwi é uma escolha saudável de fruta e é rico em vitaminas e antioxidantes. O seu sabor ácido, textura agradável e baixo teor calórico tornam-no uma opção deliciosa e saudável para petiscos, acompanhamentos, ou uma sobremesa única (um tiramisu de kiwi, por exemplo).
O kiwi contém quantidades abundantes de Vitamina C, que estimula a resposta imunitária do corpo. De facto, o kiwis contém aproximadamente 230% da dose diária recomendada de Vitamina C. Este fruto ousado fornece uma explosão de nutrientes de reforço imunitário em cada dentada, por isso, tem boas razões para experimentar o tiramisu de kiwi.
Os kiwis são também ricos em antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres dentro do corpo e a reduzir o stress oxidativo. Em última análise, isto pode proteger o corpo de inflamações e doenças.
O kiwi possui propriedades que baixam a pressão arterial. Ao ajudar a manter uma pressão sanguínea saudável e fornecer um impulso de Vitamina C, pode reduzir o risco de AVC e doenças cardíacas.
Além disto, o kiwi também contém um elevado nível de fibra alimentar. A fibra pode reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas ao baixar o LDL ou o mau colesterol. Um excesso de colesterol pode levar a uma aterosclerose, que é um endurecimento das artérias dentro do coração.
Faça ainda hoje este tiramisu de kiwi e delicie-se com os resultados obtidos. Bom apetite!

Tiramisu de kiwi
Ingredientes
- 1,5 dl de água
- 40 g de café solúvel
- 10 g de açúcar mascavado
- 12 palitos de champanhe
- 100 g de açúcar branco
- 2 gemas M
- 350 g de queijo mascarpone
- 4 kiwis
Preparação
- Ferva a água e depois dilua o café nela. Junte o açúcar mascavado, mexa bem e deixe arrefecer.
- Cubra o fundo dos recipientes de servir com os palitos de champanhe. Molhe bem com o café até estarem ensopados.
- Parta os kiwis em rodelas e coloque-as espalhadas por cima dos palitos de champanhe. Reserve alguns pedaços para decoração.
- Numa tigela à parte, bata o açúcar e as gemas até obter um creme fofo. Junte o mascarpone e envolva sem mexer demasiado.
- Espalhe este creme por cima dos palitos de champanhe e leve ao frigorífico durante uma hora.
- Antes de servir, coloque alguns dos pedaços de kiwi por cima, para decorar.
Dicas
- Pode usar outra fruta para além do kiwi. Por exemplo, morangos, mirtilos e até bananas ficam muito bem nesta sobremesa.
- Pode optar por servir o tiramisu numa taça grande ou em taças individuais, consoante o seu gosto.
- Se não gosta do sabor a café, pode não usar este ingrediente na confeção da receita. Nesse caso, pode passar diretamente para o passo 2, não ensopando os palitos.
- Em alternativa, pode ensopar os palitos de champanhe com um pouco de sumo de laranja.
- Decore com um pouco de chocolate em pó ou com frutos secos picados à sua escolha.