Torta de Natal

Mais populares

Na época do Natal, queremos uma mesa farta, e isso inclui os doces que fazemos para celebrar a data. Se procura uma receita fácil e deliciosa para juntar ao seu reportório, mostramos-lhe como pode fazer uma saborosa torta de Natal, que pode ser decorada da forma que preferir para dar mais vida à sua mesa. Afinal, os doces nunca são demais!

E se há doce clássico na época do Natal, é precisamente a torta. Cada família ou região vai dar a sua preferência a determinados ingredientes, mas, no geral, vai-se dar prioridade aos frutos da época, como as tangerinas, ou aos legumes que podem ser encontrados todo o ano, como as cenouras, que são o ingrediente-chave desta receita que aqui lhe deixamos.

As cenouras como ingrediente principal

As cenouras são a base de muitos pratos salgados, sendo esse o seu uso culinário mais comum. Mas a verdade é que este ingrediente é também perfeito em doces (como o nosso bolo de iogurte e cenoura), trazendo-lhes um toque doce, mas ao mesmo tempo ligeiramente terroso. Além disso, dão mais humidade ao doce, o que é sempre positivo, e a sua cor fica sempre maravilhosa em qualquer prato, tornando a colherada ainda mais apelativa ao olhar.

Para que a sua Torta de Natal tenha um sabor ainda mais apelativo e aromático, use um pau de canela e alguns cravinhos na água de cozedura das cenouras. Dessa forma, as cenouras ficarão com o sabor das especiarias, algo que se irá traduzir da melhor forma no resultado final.

O toque cítrico

Toda a gente sabe que um toque cítrico nunca fica mal, seja em doces, seja em salgados. Nesta Torta de Natal, o toque cítrico é dado pelas tangerinas, um fruto da época que combina muito bem com a base de cenoura. No entanto, também poderá usar laranjas em sua substituição, ou até mesmo limão, embora deverá ter em conta que, neste último caso, o sabor da sua torta será totalmente diferente do da receita que aqui lhe apresentamos.

O tempo de forno

As tortas costumam ser cozinhadas num forno com uma temperatura relativamente baixa, e não precisam de muito tempo para estarem prontas, até porque a ideia é que estejam relativamente maleáveis ao saírem do forno, para poderem ser enroladas. É claro que o tempo total de forno vai depender do seu eletrodoméstico, pelo que é importante que vá acompanhando a preparação e fazendo o teste do palito para perceber quando a sua torta está pronta a ser retirada.

Enrolar a torta

Existem diferentes métodos para enrolar uma Torta de Natal, mas o mais tradicional envolve o uso de um pano de cozinha lavado, polvilhado com açúcar (e com canela, caso queira). Deverá tirar a torta do forno, deixá-la arrefecer uns minutos e, depois, virá-la para cima do pano de cozinha. Depois, use o pano para enrolar a torta aos poucos, garantindo que as fatias ficam próximas umas das outras, de modo a que não hajam demasiados espaços vazios entre elas.

Caso a sua torta tenha um recheio, deverá espalhá-lo por cima da massa quando virar a torta para o pano, enrolando depois tudo. Poderá espalhar também um pouco de açúcar ou algumas especiarias ao seu gosto antes de enrolar a Torta de Natal.

A decoração

Não há nenhuma forma certa ou errada de decorar a sua Torta de Natal. Pode optar por uma versão simples, que apenas usa açúcar e canela, ou usar fios de ovos, bagas ou frutos secos da sua preferência para dar mais vida a esta sobremesa. Use a sua imaginação (e os ingredientes que tiver por casa) para personalizar o aspeto desta maravilhosa sobremesa!

Fazer uma Torta de Natal não é, de todo, uma tarefa complicada, e o resultado final na sua mesa natalícia vale muito bem o tempo despendido na preparação. Portanto, siga a nossa receita e delicie-se com o resultado. Bom apetite!

Torta de Natal

Uma torta saborosa e fácil de se fazer
Preparação 20 mins
Cozedura 15 mins
Total 35 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 4 ovos
  • 500 g de cenoura
  • 2 tangerinas
  • 180 g de açúcar
  • 60 g de farinha

Preparação
 

  • Lave e descasque as cenouras. Corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água abundante, juntamente com a casca de uma das tangerinas.
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Retire a cenoura para um liquidificador. Junte os ovos, a farinha, o açúcar e as tangerinas descaroçadas e sem sementes.
  • Bata bem a massa até ter uma mistura homogénea.
  • Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o. Verta nele a massa e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
  • Retire o tabuleiro do forno e vire-o sobre um pano de cozinha limpo, polvilhado com um pouco de açúcar. Deixe repousar uns minutos.
  • Enrole cuidadosamente a torta, com a ajuda do pano, e coloque-a num prato de servir. A sua torta está pronta!

Dicas

  • Se quiser, pode colocar um pau de canela na água, quando for cozer as cenouras.
  • Pode usar outro fruto cítrico em substituição das tangerinas, como as laranjas.
  • Decore a sua torta da forma que preferir. Pode usar frutos secos, bagas, fios de ovos ou optar por uma versão mais simples, usando apenas açúcar.
Artigo anteriorRabanadas tradicionais
Próximo artigoMexidos de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes