Tosta de abacate e tomate

Mais populares

No verão, sabe sempre bem algo mais leve e que use ingredientes da época, que nos saciem e que ao mesmo tempo não são muito pesados. Hoje, deixamos-lhe uma receita que cumpre esses requisitos e que é muito fácil de fazer: a tosta de abacate e tomate. Temos a certeza que que vai adorar os resultados e que vai querer repetir muitas mais vezes estas receitas – talvez até se torne uma das suas preferidas!

Com poucos ingredientes, conseguirá fazer esta refeição delicioso e cheia de sabor. Além disso, tem sempre a possibilidade de alterar ingredientes consoante as suas preferências, ajudando a tornar o prato ainda mais seu e de acordo com os seus gostos. Não tenha medo de experimentar no que toca a receitas, porque se pode surpreender com os resultados tão positivos – aliás, essa é uma das maravilhas da culinária!

O pão

Pode utilizar qualquer tipo de pão da sua preferência, incluindo pão de forma. No entanto, recomendamos-lhe que use um pão com mais substância, tipo o centeio, que ajudará a dar uma base bem firme à sua tosta de abacate e tomate. O pão deverá estar torrado, sendo que não vamos adicionar manteiga para o fazer. Torre-o sem nada ou, se preferir dar um toque de sabor extra à sua tosta, unte-a com um fio de azeite e algumas ervas aromáticas secas, como orégãos. Também pode utilizar um pouco de alho em pó para dar mais sabor ao seu pão.

O abacate

Iremos fazer uma pasta de abacate para barrar no seu pão, que servirá de “cama” para o tomate. Para isso, apenas precisará de um abacate e do sumo de meio limão. O seu abacate deve estar bem maduro, para se desfazer facilmente com o auxílio de um garfo. Uma vez misturados estes ingredientes, pode temperar a pasta com ervas aromáticas da sua preferência e com um pouco de pimenta preta moída, voltando a misturar todos os ingredientes muito bem para incorporar os sabores e garantir dentadas uniformes em termos de paladar.

O tomate

Iremos usar o tomate para cobrir as tostas, dando-lhe um toque extra de sabor, textura e cor. A receita que lhe deixamos abaixo pede o uso de tomate cereja, mas pode utilizar outro tipo de tomate, partindo-o em fatias relativamente finas, para que os sabores da sua tosta de abacate e tomate não fiquem desequilibrados. Tempere o tomate com um bocadinho de sal, mas não em demasia. Também pode usar algumas ervas aromáticas a seu gosto, como os orégãos secos ou o cebolinho. Se quiser, também pode decorar a sua tosta recorrendo a alguns microvegetais, que darão ainda mais nutrientes ai seu prato e o decorarão ao mesmo tempo.

O que acompanha esta tosta de abacate e tomate?

Esta tosta é o complemento perfeito para uma sopa, nos dias em que não lhe apetece uma refeição tão pesada. Recomendamos particularmente a nossa sopa de couve roxa e a nossa sopa de courgette rápida. Por sua vez, se prefere acompanhar apenas com uma bebida, pode experimentar combinar a tosta de abacate e tomate com um batido de ananás refrescante ou com um batido de banana e manteiga de amendoim.

Caso esteja com água na boca depois de ler estas nossas dicas e esteja com vontade de experimentar esta tosta de abacate e tomate, comece já a reunir os seus ingredientes e a seguir os passos que abaixo lhe deixamos. Em poucos minutos, irá obter resultados excelentes, que pode combinar com outras receitas igualmente rápidas para ainda mais sabor e para uma refeição ainda mais completa em termos nutricionais. E, se experimentou alguma das receitas, não se esqueça de nos dizer o que achou nos comentários. Bom apetite!

Tosta de abacate e tomate

Uma tosta com um sabor a verão
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 4 fatias de pão
  • 1 abacate
  • 1/2 limão
  • 150 g de tomate cereja
  • Q.b. de sal e azeite

Preparação
 

  • Comece por torrar as fatias de pão e reservar.
  • Corte o abacate, coloque-o numa taça e regue com o sumo do limão. Depois, esmague o abacate com a ajuda de um garfo.
  • Barre cada fatia de pão com a pasta de abacate.
  • Por cima, coloque o tomate cereja partido ao meio. Tempere tudo com um pouco de sal e um fio de azeite, e sirva.

Dicas

  • Pode usar cebolinho ou outra erva aromática à sua escolha para temperar cada tosta.
  • Use alguns microvegetais para decorar as suas tostas antes de as servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes