Os pratos de carne estufada são muito populares no nosso país, tanto por serem muito práticos, como por serem uma boa forma de manter todos os nutrientes da refeição. Não é por acaso que os estufados são uma presença constante na mesa de muitas famílias portuguesas. Assim, deixamos-lhe a nossa versão da clássica vitela estufada com cenoura e ervilhas, para uma refeição saborosa e rica.
Afinal, este prato é rico em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, permitindo-lhe ter assim uma refeição bastante completa com muito pouco trabalho. Além disso, fica muito bem com praticamente todo o tipo de acompanhamentos, pelo que não terá dificuldades a encontrar combinações de sabores que sejam do seu agrado quando preparar esta receita que hoje lhe deixamos.
A vitela
Para a sua vitela estufada com cenoura e ervilhas, deverá cortar a vitela em cubos de tamanho médio, mais ou menos iguais. Isto é importante para que a sua carne cozinhe de forma uniforme, o que lhe vai permitir que tudo esteja igualmente cozinhado quando for servir. Não precisa de marinar a sua carne antes de a usar, mas isso vai-lhe permitir dar um sabor extra ao prato. Por isso, se quiser, pode deixar a carne de um dia para o outro num pouco de vinho branco e sumo de limão, temperando tudo com sal, pimenta e alho em pó.
Os legumes
A sua vitela estufada com cenoura e ervilhas vai levar estes dois últimos legumes, de modo a trazer ainda mais cor e nutrição aos resultados. A ervilha cozinha rapidamente, pelo que não terá problemas com ela, mas a cenoura deve ser cortada em rodelas finas ou em cubinhos, de modo a que consiga cozinhá-la ao mesmo tempo que a vitela.
É claro que pode sempre utilizar outros legumes e vegetais na sua preparação, como batata cortada em cubos, grão de bico, espinafres ou alho-francês. Lembre-se sempre de que deve cortar os legumes mais difíceis de cozinhar em pedaços pequenos, para que estejam prontos a consumir ao mesmo tempo que a carne e restantes ingredientes.
O molho
É o molho que vai dar um sabor ainda mais especial à sua vitela estufada com cenoura e ervilhas, sendo este um elemento bastante importante do prato. Mas não se preocupe, porque a sua preparação não tem nada de complicado: apenas tem de adicionar os ingredientes à panela quando isso é indicado na receita, e deixar que o calor faça o seu trabalho. Este é um tradicional molho à base de tomate, muito presente na nossa culinária tradicional, e que agrada a todos os paladares. Para além de dar mais sabor à vitela estufada com cenoura e ervilhas, vai também trazer-lhe a sua cor tão agradável, que salta à vista e que torna o prato ainda mais apelativo.
Combinações de sabores
Pode sempre juntar um pouco de batata em cubos à panela para criar assim uma refeição completa sem precisar de ter mais trabalho. Também pode fazer o mesmo com um pouco de massa da sua preferência (recomendamos as massas de tamanho médio e com saliências, como o macarrão, para absorver melhor o molho). Mas pode também optar por combinar a sua vitela estufada com cenoura e ervilhas com outras das nossas receitas, como é o caso das batatas salteadas com chouriço, o arroz de legumes rápido ou o arroz de espinafres delicioso.
Fazer uma vitela estufada com cenoura e ervilhas não tem nada de complicado, e permite-lhe ter, em poucos minutos e sem grandes trabalhos, uma refeição bastante completa, com um toque tradicional e que agrada a todo o tipo de pessoas. Bom apetite!

Vitela estufada com cenoura e ervilhas
Ingredientes
- 1 kg de vitela cortada em cubos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 cenouras em rodelas
- Ervilhas
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 cálice de vinho branco
- Qb de sal, pimenta, azeite e água
Preparação
- Numa panela, coloque um fio de azeite e refogue nele o alho e a cebola durante uns minutos.
- Junte a carne e deixe alourar, mexendo de vez em quando.
- Acrescente a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, e mexa.
- Cubra com água, junte as cenouras e deixe cozinhar até a carne começar a amaciar.
- Acrescente as ervilhas e deixe cozinhar até a carne estar pronta. Se necessário, retifique os temperos antes de servir.
Dicas
- Pode substituir o vinho branco por cerveja, se preferir.
- Se quiser, pode usar caldo de carne em substituição da água para cobrir a carne e os legumes.
- Junte um pouco de salsa fresca picada ao prato antes de o servir para um toque extra de sabor.