Pargo assado no forno com batatas

Mais populares

As receitas feitas no forno são muito práticas, já que nos permitem fazer uma refeição completa sem termos muito trabalho: basta colocar tudo no forno e esperar durante o tempo indicado. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um delicioso pargo assado no forno com batatas, para quando lhe apetece algo simples, mas rico em sabor.

Este tipo de receitas são perfeitas para aqueles dias em que lhe apetece ter uma refeição rica e nutritiva, mas em que a vontade de cozinhar é pouca. E, muitas vezes, ao fim de um longo dia de trabalho, é precisamente isso que acontece. Mas não se preocupe, porque, tendo esta receita na manga, saberá sempre o que fazer nessas ocasiões.

O peixe

Nesta receita em específico, vamos usar o pargo, um peixe barato e que tem uma carne branca e um sabor pouco marcante, perfeito para ser complementado com outros ingredientes e temperos. Neste caso, o pargo deve ser fresco ou estar previamente descongelado, embora, em último caso, o possa levar ainda congelado ao forno (embora isso vá alterar o tempo de preparação e até o resultado final).

É claro que esta receita não precisa de ser feita exclusivamente com pargo. Caso lhe apeteça algo rápido, mas apenas tem outros tipos de peixe disponíveis, pode muito bem substituir o pargo pelo que tem. Idealmente, no entanto, o peixe deverá ser de carne branca e sabor pouco marcado, porque a ideia é deixar que todos os ingredientes se harmonizem sem que um se destaque demasiado na garfada.

Os acompanhamentos

Nesta receita de pargo assado no forno, não terá que se preocupar em fazer os acompanhamentos à parte do prato principal. Irá preparar tudo para ir ao forno, deixando que o calor faça todo o trabalho por si. Escolha algumas batatas pequenas, perfeitas para assar, para acompanhar o seu peixe. O tamanho não deverá ser muito grande, porque o peixe cozinha de uma forma relativamente rápida, pelo que, se coloca batatas muito grandes no tabuleiro, correrá o risco de elas não estarem prontas no final do tempo.

Para garantir que isso não acontece, pode cozê-las previamente em água e sal abundante, durante vinte minutos. Dessa forma, as batatas começam a cozer antes de as levar ao forno, o que ajuda a que fiquem prontas a tempo. Em alternativa, pode sempre cortar as batatas em pedaços pequenos e levá-las assim ao forno. As batatas cortadas cozem mais depressa, o que lhe garante que estarão prontas ao mesmo tempo que o peixe.

O molho

Nesta receita de pargo assado no forno com batatas, irá preparar um molho de tomate que servirá de complemento a todo o prato e unirá os sabores. Este molho é de fácil preparação, pelo que não terá de despender muito tempo a fazê-lo. No entanto, se preferir, pode fazer outro molho à sua escolha. Recomendamos-lhe um saboroso molho de limão, azeite e mostarda como alternativa, ou um tradicional molho verde.

Não se esqueça de dar um toque final ao seu prato usando algumas ervas aromáticas a seu gosto. A tradicional salsa fica sempre bem com peixe, mas pode usar coentros, manjericão, orégãos, alecrim ou até hortelã, para um toque refrescante no seu prato.

O tempo de preparação

O pargo é um peixe que cozinha relativamente rápido (damos-lhe o tempo indicativo de 40 minutos, nesta receita). No entanto, recomendamos que acompanhe o processo de cozedura, porque este tempo pode variar segundo o seu forno ou segundo o próprio peixe. Preste também atenção à cozedura dos acompanhamentos.

Fazer um saboroso pargo assado no forno com batatas é muito fácil e traz resultados excelentes. Portanto, siga a nossa receita e junte este prato ao seu repertório de truques culinários. Bom apetite!

Pargo assado no forno com batatas

Uma refeição deliciosa e que agrada a todos
Preparação 20 mins
Cozedura 40 mins
Total 1 hr
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 pargo arranjado
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 dl de vinho branco
  • 2 tomates maduros, de tamanho médio
  • 6 pés de salsa
  • 9 batatinhas pequenas para assar
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Faça alguns golpes no peixe e tempere-o com sal e pimenta. Deixe ganhar gosto durante 1 hora.
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Lave as batatas, descasque-as e corte-as em cubos. Reserve.
  • Leve a lume o azeite e refogue nele a cebola, o louro e os alhos picados.
  • Quando a cebola ficar translúcida, junte os tomates pelados, sem sementes e cortados em pedaços.
  • Tempere com sal, mexa e deixe amolecer dois minutos. Depois, junte o vinho e mexa. Deixe cozinhar mais dois minutos antes de retirar o molho do lume.
  • Num tabuleiro de ir ao forno, coloque o peixe e, ao lado, as batatas. Cubra o peixe com o molho de tomate e com a salsa picada.
  • Leve tudo ao forno durante cerca de 40 minutos, regando o peixe de vez em quando com o molho.
  • Quando o peixe estiver pronto, retire do forno e sirva de imediato.

Dicas

  • Se quiser, pode fritar um pouco as batatas antes de as levar ao forno, para garantir que ficam prontas.
  •  O tempo da cozedura do peixe vai variar consoante o seu tamanho e o forno, pelo que convém ir acompanhando a preparação.
Artigo anteriorAtum à Brás simples
Próximo artigoBacalhau de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes