É verdade que esta não é uma receita tipicamente portuguesa, tendo as suas origens no México, mas também é verdade que é impossível resistir ao seu sabor e frescura, assim como à sua versatilidade. Falamos do Pico de Gallo, cuja receita lhe deixamos hoje, para que a possa apreciar em sua casa.
Em apenas poucos minutos, terá em suas mãos algo delicioso, que pode ser servido sozinho ou a acompanhar algumas entradas, ou até mesmo peixe e carne (experimente-a com a receita de pargo assado no forno com batatas e ficará surpreendido!). Por toda a sua versatilidade e sabor, temos a certeza que o Pico de Gallo fará muito sucesso em sua casa, especialmente nos dias mais quentes.
Dicas para uma receita ainda melhor
Aqui estão as nossas melhores dicas para garantir que faz o melhor Pico de Gallo possível:
1) Use tomates vermelhos maduros.
Os tomates maduros são absolutamente fundamentais para fazer o melhor Pico de Gallo. Os tomates Roma são uma boa escolha uma vez que são menos aquosos, mas pode usar qualquer variedade de tomate vermelho mais bonita e madura que tenha disponível.
No inverno, pode usar tomates cereja, que tendem a ter um bom sabor durante todo o ano. Esteja preparado para cortá-los em pequenos pedaços, e talvez dê ao produto acabado algum tempo extra para marinar, uma vez que os tomates cereja tendem a ser mais firmes do que a maioria dos tomates.
2) Pique os seus ingredientes muito finamente.
Pique o seu tomate, cebola, e coentro finamente e será recompensado com mais sabor em cada dentada. Isto vale o esforço extra!
3) Deixe a cebola, a lima e o sal marinar enquanto corta os tomates e o coentro.
Pode picar primeiro as cebolas e deixá-las marinar com a lima e o sal, enquanto corta os restantes ingredientes. Dessa forma, terá um Pico de Gallo ainda mias saboroso.
4) Deixe o seu Pico descansar durante 15 minutos antes de o servir.
Este passo dá tempo aos sabores para se misturarem e traz à tona o seu melhor. À medida que os tomates e os restantes ingredientes descansam, o sal retira a humidade dos ingredientes e condensa o seu sabor.
Experimente o seu Pico de Gallo antes e depois de marinar, e verá o que queremos dizer! Se não vai servir a receita imediatamente, pode refrigerá-lo durante várias horas ou mesmo durante a noite.
5) Sirva com uma colher com ranhuras.
Os tomates libertam uma boa quantidade de humidade, pelo que verá uma piscina de sumo de tomate no fundo da sua tigela. A solução mais fácil aqui é servir tudo com uma colher com ranhuras ou um garfo grande para servir.
Usos para o Pico de Gallo
Pode basicamente tratar esta receita como um acompanhamento. É um condimento saudável e refrescante, bem-vindo em qualquer uma das seguintes situações:
- Tacos
- Nachos
- Quesadillas
- Burritos e tigelas de burrito
- Tostadas
- Huevos rancheros
- Enchiladas
- Ou qualquer outra receita de carne ou peixe que precise de um toque refrescante (fica particularmente bem com os grelhados de verão!)
Variações do Pico de Gallo
Lembre-se, os tomates são uma fruta. Pode simplesmente substituir o tomate por outros frutos tenros como manga, pêssego, morangos, ou mesmo milho doce, e ajustar-se ao sabor.
Pode usar também qualquer tipo de cebola, adicionar um pimento vermelho para um toque crocante (malaguetas também ficam muito bem), ou usar um abacate.
Siga as nossas indicações e faça esta incrível receita de Pico de Gallo. Bom apetite!

Pico de Gallo
Ingredientes
- 3 tomates
- 1 cebola roxa
- 1 lima
- Q.b. de sal e coentros
Preparação
- Corte o tomate em pedaços e coloque-o numa taça.
- Descasque a cebola e pique-a, juntando-a ao tomate.
- Lave os coentros e pique-os, adicionando-os aos restantes ingredientes.
- Por fim, tempere com sal a seu gosto e tempere com o sumo da lima.
Dicas
- Pode substituir a lima por um limão, caso prefira.
- Não precisa de usar muitos coentros na preparação desta receita.
- Para um toque diferente, use um pouco de picante.