Como descongelar peixe de forma rápida e segura

Adoramos ter peixe congelado à mão para jantares de peixe rápidos e deliciosos em qualquer noite da semana. Antigamente, nunca se podia saber com certeza se o peixe que se comprava era verdadeiramente fresco. Atualmente, a maior parte do peixe e do marisco é congelado no barco, minutos depois de ser pescado, preservando a sua frescura máxima e garantindo que se mantém fresco até à sua cozinha.

É até embalado em porções seladas a vácuo, para maior comodidade – pode cozinhar peixe suficiente para uma pessoa ou para alimentar uma família inteira. Tudo o que precisa de fazer é descongelar o peixe e cozinhá-lo. Existem dois métodos preferidos para descongelar peixe congelado, e o método a utilizar depende principalmente do tempo de que dispõe.

Se tiver tempo, descongele o peixe no frigorífico durante a noite

Uma das melhores e mais seguras formas de descongelar peixe é no frigorífico durante a noite. Tudo o que tem de fazer é lembrar-se de o mudar do congelador para o frigorífico antes de ir para a cama e ele estará descongelado e pronto a cozinhar no dia seguinte. Se o peixe for suficientemente magro, pode ser possível colocá-lo no frigorífico de manhã se estiver a planear cozinhá-lo para o jantar dessa noite. Eis como o fazer.

Se o seu peixe estiver selado a vácuo, antes de o colocar no frigorífico, faça pelo menos um pequeno buraco na embalagem ou retire-a completamente – é importante introduzir oxigénio no peixe para evitar o possível crescimento de toxinas anaeróbicas.

Coloque o peixe num prato ou tabuleiro e coloque-o na parte mais fria do seu frigorífico (normalmente uma prateleira perto da parte de trás).

Quando estiver pronto para cozinhar, seque o peixe com toalhas de papel e está pronto para o preparar como faria normalmente!

Se tiver pouco tempo, descongele o peixe em água fria

A segunda melhor maneira, e um pouco mais rápida, é descongelar o peixe em água fria corrente. Esta técnica não deve demorar mais de 30 minutos, e pode demorar ainda menos tempo no caso de filetes mais finos.

Como envolve completamente o peixe, a água fria descongela-o mais rapidamente do que o ar frio do frigorífico. E mesmo um pequeno jato de água produzirá um ligeiro efeito de convecção, o que acelerará significativamente o processo. Eis como acelerar o seu jantar de peixe, descongelando os filetes em água.

Se o peixe não estiver já selado numa embalagem à prova de humidade, transfira-o para um saco de plástico para congelador, esprema o máximo de ar possível e feche-o bem. Faça o que fizer, não submerja o peixe em água se não estiver selado em plástico. Isso fará com que fique encharcado.

Coloque o peixe na sua embalagem num prato raso no lava-loiça, encha-o com água fria e deixe a torneira a correr um pouco para que um fluxo estreito de água corra para o prato. Certifique-se de que a água está fria, não morna, e definitivamente não quente.

Comece a verificar a embalagem ao fim de 10 minutos para ver se o peixe está descongelado – deve ser capaz de o dizer apenas sentindo-o e vendo se tem alguma elasticidade.

Quando o peixe estiver descongelado, retire-o da água e da embalagem e seque-o com toalhas de papel.
Cozinhe-o como faria normalmente.

Como NÃO descongelar peixe

Com estes dois métodos fáceis e seguros disponíveis, não há razão para tentar outra coisa. Mas, caso se sinta tentado, aqui estão algumas formas de não descongelar o peixe:

  • Em água quente: pode parecer mais rápido do que a água fria, mas é um risco para a segurança alimentar. Como se isso não fosse razão suficiente, também pode dar ao peixe uma textura mole e desagradável.
  • À temperatura ambiente: descongelar qualquer alimento perecível, incluindo o peixe, no balcão à temperatura ambiente é um grande erro de segurança alimentar.
  • No micro-ondas: o micro-ondas aquece de forma desigual e pode acabar por cozinhar partes do peixe, deixando o resto cru ou congelado. Isto não só prejudica a textura do peixe, mas se não o cozinhar imediatamente, também pode ser perigoso do ponto de vista da segurança alimentar.

Porque é que é tão importante descongelar o peixe corretamente

A principal preocupação ao descongelar peixe congelado é a segurança alimentar. Com isso queremos dizer minimizar o crescimento de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. E acontece que as formas mais eficientes de descongelar o peixe são também as mais seguras.

Tanto o método do frigorífico como o método da água fria, descritos acima, foram concebidos para manter o peixe fora da zona de perigo para a segurança alimentar. Tal como acontece com todos os alimentos perecíveis, nunca deixe o peixe cru ou cozinhado à temperatura ambiente durante mais de 2 horas, ou mais de 1 hora se estiver muito calor.

Não se esqueça também de lavar as mãos antes e depois de manusear o peixe, de limpar cuidadosamente quaisquer ferramentas ou superfícies que tenham tocado no peixe e de deitar fora a embalagem em que o peixe veio ou para a qual o transferiu.

Porque é que o peixe congelado por vezes fica mole?

Depois de descongelado, o peixe pode por vezes ficar com uma textura mole. Isto pode acontecer se submergir o peixe diretamente na água sem o fechar bem em plástico, por isso evite fazê-lo.

Mas há outro fator que pode causar isto, embora seja bastante raro. O peixe, tal como todos os seres vivos, é composto por milhões de células, e estas contêm líquido. Quando o peixe é congelado, esse líquido também congela. Se o processo de congelação for demasiado lento – ou seja, se o peixe não tiver sido congelado corretamente – esse líquido pode formar cristais de gelo que romperão as células do peixe. Quando o peixe é mais tarde descongelado e cozinhado, este líquido escorrerá, produzindo uma textura pastosa.

Os bifes e filetes mais grossos, por demorarem um pouco mais a congelar, são mais suscetíveis de ter este problema, embora, se tiverem sido congelados corretamente, não deva acontecer.

Mas, partindo do princípio que o descongelou corretamente, se isto acontecer, o mais provável é que tenha sido causado por algo que ocorreu antes de comprar o peixe, e não pela forma como o descongelou – por outras palavras, a culpa não é sua!


Receitas com peixe para se deliciar

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.