As caldeiradas são bastante típicas do nosso país, usando ingredientes simples e um método de preparação rápido que lhe permitirão ter uma refeição completa em pouco tempo. E é isso mesmo que acontece com esta caldeirada de bacalhau, com um sabor tão português que nos está na alma.
Servidas com um pouco de pão, este é um daqueles pratos que sabe sempre bem, seja num jantar a meio da semana, seja à mesa com amigos e familiares. Afinal, não há como não adorar uma boa caldeirada de bacalhau, e, por isso, temos a certeza de que vai repetir esta receita muitas mais vezes.
Caldeirada de bacalhau: como escolher o melhor bacalhau?
Bacalhau é praticamente sinónimo de Portugal, e o dizer popular de que existem mil e uma formas de o cozinhar não deve estar muito longe da verdade. Mesmo assim, podemos ter alguma dificuldade em escolher o melhor bacalhau para as nossas receitas, como a de caldeirada de bacalhau. Mas não se preocupe, porque existem algumas coisas que pode ter em conta quando for comprar este ingrediente.
O bacalhau deve ser sempre adquirido inteiro (peça depois para o cortar) e deve estar bem seco. A melhor forma de ver se o bacalhau está seco é agarrá-lo pelo lombo e testar se se mantém horizontal. Admite-se que o bacalhau vergue ligeiramente, ficando, no entanto, o mais direito possível.
Procure o bacalhau que tem menos fendas, rachas e manchas. Uma cor amarelada uniforme é o ideal. Significa que o sal se encontra bem entranhado e que, por consequência, o bacalhau está bem seco. Só desse modo se garante que irá conseguir um prato saboroso e saciante, como uma caldeira de bacalhau de comer e chorar por mais.
Além disso, o bacalhau deve ter uma forma alar, assim como o corte em três bicos, sinal de que a cabeça foi retirada mal o animal foi pescado. Quando o peixe é capturado por navios-fábrica, é congelado de imediato, e, depois, o corte apenas é feito com uma serra, o que anula o tradicional corte com três bicos.
Também é fundamental que o cheiro do bacalhau seja limpo e não desagradável, sendo este último um sinal de que o bacalhau ficou mal curado e que, portanto, não deve ser usado na caldeirada de bacalhau.
No caso de comprar o bacalhau congelado, como já é cada vez mais costume, não terá de ter tantas coisas em conta, escolhendo a opção que mais se adequa à receita que pretende fazer. Neste caso, também não terá de passar pelo processo de dessalgar o bacalhau, o que lhe permitirá poupar algum tempo na preparação deste ingrediente.
Faça ainda hoje a sua caldeirada de bacalhau e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Caldeirada de bacalhau
Ingredientes
- 4 postas de bacalhau às lascas
- 1 kg de batatas em rodelas
- 1 pimento vermelho em tiras
- 1 pimento verde em tiras
- 2 cebolas em rodelas
- 2 tomates maduros
- 3 dentes de alho laminados
- 1 copo de vinho branco
- Q.b. de sal, pimenta e azeite
Preparação
- Coloque o azeite numa panela grande. Junte-lhe 1/4 da cebola, 1/4 dos pimentos e 1/4 do alho e deixe dourar bem, mexendo para não queimar.
- Depois, comece a montar as camadas. Coloque por cima algumas batatas, seguidas de algum bacalhau, cebola, alho, pimento verde, pimento vermelho, sal e pimenta. Repita as camadas até terminar os ingredientes.
- Cubra o topo da caldeirada com um pouco de cebola, alho, tomate partido em pedaços e alguns pimentos. Cubra com um pouco mais de azeite e regue com o vinho branco.
- Leve a cozinhar em fogo brando durante cerca de 30 minutos. Sirva quente.
Dicas
- Pode utilizar também cenoura, abóbora, brócolos ou outros legumes à sua caldeira para a deixar ainda mais saborosa.
- As batatas não deverão ser cortadas nem muito finas nem muito grossas, para ter a certeza de que cozem bem, mas não se desfazem.
- Junte uma ou duas folhas de louro à panela para infundir o seu paladar na caldeirada.
- Se necessário, vá colocando água na panela até a caldeirada estar pronta. Não se esqueça de ir ajustando os temperos.
- Pode suprir o tomate em pedaços e trocá-lo por molho de tomate.
- Antes de servir, polvilhe a caldeirada com um pouco de salsa fresca picada.